Aprovado em 2° lugar no concurso ALE-TO para o cargo de Analista Legislativo - Análise de Suporte em Informática
Concursos Públicos
“Para começar, é preciso definir o objetivo que quer chegar, em qual nível de concurso quer passar, e qual dedicação vai ter para alcançá-lo. Converse com a família e os amigos sobre o seu objetivo, pois será importante o apoio deles […]”
Confira nossa entrevista com Scharles Pereira de Souza, aprovado em 2° lugar no concurso ALE TO para o cargo de Analista Legislativo – Análise de Suporte em Informática:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Scharles Pereira de Souza: Meu nome é Scharles Souza, atualmente tenho 38 anos, moro em Palmas-TO. Tenho formação na área de TI, sendo elas técnico em informática, Análise de Sistemas e Sistemas para Internet.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?!
Scharles: Sou servidor efetivo do quadro geral do Estado do Tocantins desde 2013 e, após alcançar o nível superior, voltei a me preparar para concursos para melhorar o salário e a carreira no serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Scharles: Sim, trabalho durante o dia em horário comercial e tenho a rotina de estudar à noite das 19h às 22h em 4 dias da semana (Segunda, Terça, Sexta e Sábado). Consigo manter essa rotina com ajuda da minha esposa, que cuida das demais tarefas e organização.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Scharles: Já fui aprovado no concurso do Quadro Geral do Estado do Tocantins em 2012, para o cargo de Técnico em Informática, tomando posse em 2013. Após essa aprovação, me dediquei em conseguir o diploma de nível superior para tentar passar em concurso para o cargo de Analista. Em 2019, voltei ao mundo dos concursos e, após várias tentativas sem conseguir a aprovação (PC-PA, DEPEN, PC-DF, PGDF, SENADO, BB, BBTS, SERPRO, CÂMARA, TCE-TO, MP-TO), consegui em 2022 figurar numa lista de cadastro de reservas (CR) do concurso do TJ-TO, para o cargo de Técnico Judiciário – Técnico em Informática. Em 2023 consegui aprovação em 2º lugar no concurso da ALE TO, para o cargo de Analista Legislativo – Analise de Suporte em Informática. E pretendo sim continuar estudando. Tenho o concurso CNU para realizar a prova em agosto/2024 e ainda tenho como projeto futuro o desejo de passar para o cargo de Analista Judiciário do TJ-TO.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Scharles: Minha vida social durante a preparação era bem equilibrada, tinha a disciplina de seguir a rotina de estudos em 4 noites por semana e o tempo que sobrava aproveitava para a socialização com familiares e amigos. Tentava não me cobrar muito para não gerar grandes frustrações. Eu sabia que o estudo trás acúmulo de conhecimento e em algum momento iria conseguir alcançar o objetivo de passar em um concurso público melhor.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Scharles: Sim, minha família e os amigos sempre me apoiaram com orações e palavras positivas. Eu sou cercado de pessoas positivas e confiantes. Inicialmente, me posicionei em cumprir a minha rotina sem interferência externa e os amigos e familiares entenderam que era um objetivo importante pra mim e aceitaram a minha indisponibilidade em alguns momentos. A minha esposa me apoiou bastante, sempre sonhando comigo, confiante que iriamos conseguir. Os amigos concurseiros sempre tem uma palavra de incentivo, um conselho, enfim. Muitas pessoas participaram desse processo até aqui.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Scharles: Já vinha estudando para outros concursos anteriores e para o concurso da ALE TO comecei a estudar em janeiro/2024, assim que o edital de abertura foi publicado. Foram 4 meses de estudos, a partir do edital. Deixei para começar a estudar após o edital, seguindo todo o conteúdo programático e observando a quantidade de questões de cada disciplina e a nota mínima para ser aprovado.
Como eu já vinha em rotina de estudos dos concursos anteriores, não foi difícil manter a disciplina, apenas continuei na rotina que eu já tinha, estudar 4 noites por semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Scharles: Na preparação para a prova da ALE TO, decidi corrigir um problema que tive nos concursos anteriores, que era a necessidade de conteúdos relevantes e direcionados especificamente para essa prova. O meu material de estudo era apenas através de pesquisa no Google e no Youtube, mas não estava dando certo. Busquei plataformas de estudos para contratação de acesso aos materiais e como conhecia o Estratégia pelos estudos via Youtube, decidi contratar um pacote de estudos. Tenho preferência por material escrito do que por material gravado, pois prefiro estudar anotando os pontos importantes e o PDF é mais prático, porque sigo no meu ritmo, sem ter que ficar controlando vídeo com pause, retornos e avanços.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Scharles: Conheci o Estratégia Concursos através do Youtube, consumi muito conteúdo do canal no Youtube. Às vezes eu colocava o vídeo para rodar na TV ou no celular, ainda que eu não estivesse totalmente focado na videoaula, achava importante estar vendo e ouvindo algo relevante na TV, ao invés de deixar a programação normal da TV aberta.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Scharles: Sim, usei a plataforma do concorrente e o que me incomodava, era a dificuldade de baixar o conteúdo de estudo em PDF. Na plataforma não tinha uma área unificada com todos os documentos PDFs daquele curso. Os arquivos ficavam dentro de cada aula, tinha que entrar de aula em aula para baixar. Como prefiro estudar por materiais escritos, preciso da facilidade de acesso a eles.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Scharles: Não usei muito o outro material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Scharles: Não me tornei aluno do Estratégia de forma oficialmente no início, mas o acesso que tive aos materiais PDFs e videoaulas do Youtube cooperou bastante pela assertividade do conteúdo em relação ao conteúdo programático do edital de abertura para que eu pudesse assinar o pacote depois.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Scharles: Meu plano de estudos foi montado dando prioridade às disciplinas que eu ainda não tinha estudado em nenhum momento. Estudava lendo o material e anotando os pontos importantes, uma matéria por vez até finalizar o conteúdo. A rotina de estudos acontecia nas noites de segunda, terça, sexta e sábado, todas as noites de 19h até às 22h e quando dava para estender continuava até mais tarde. No meu plano, eu programei 12h de estudos por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Scharles: As revisões foram feitas na véspera (sábado) através das anotações do caderno e videoaulas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Scharles: Não respondi muitos simulados na preparação, a trajetória de várias provas de concursos anteriores a prova da ALE TO pode ter cooperado. Fiz poucos simulados. Os que fiz, foram as provas recentes aplicadas pela banca examinadora para o cargo que eu concorre.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Scharles: As disciplinas que eu mais tenho dificuldade são a legislação e contabilidade. No concurso que passei não teve questões de contabilidade e as questões legislativas foram poucas, conforme o pequeno volume de leis previsto no edital do concurso. Como o conteúdo programático não tinha tantas questões que eu tenho dificuldade, não foi difícil de superar, criei mapas mentais das leis que eu já havia estudado antes e tentei entender as leis específicas do órgão. Graças à Deus, deu certo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Scharles: Na semana que antecede as provas, tenho costume de intensificar os estudos, rever o conteúdo já estudado e anotado, colocar a TV de casa sempre rodando videoaulas, mesmo sem estar totalmente focado nelas. Na semana de véspera e no dia pré-prova, consumo muito conteúdo do Estratégia Concursos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Scharles: Principais erros:
1. Não ter acesso desde o início a conteúdo de estudo relevante e direcionado;
2. Não considerar a especificidade de cada banca avaliadora;
3. Não buscar clareza dos pesos das disciplinas e não considerar as notas de corte. A aprovação é alcançada em degraus, a primeira coisa é estar bem preparado, com sorte, buscar as notas necessárias para não ser desclassificado, a partir daí, tudo é lucro.
Principais acertos:
1. Disciplina de estudo, foco e confiança;
2. Acesso a conteúdo de estudo relevante;
3. Estudo contínuo e acúmulo de conhecimento;
4. Conhecer o edital e a banca avaliadora.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Scharles: Não, nunca pensei em desistir. Eu acreditava que, de tanto estudar em algum momento, eu conseguiria alcançar o objetivo.
Orei bastante para alcançar esse objetivo, não tinha como desistir.
As pessoas ao meu redor também são muito apoiadoras e me ajudaram bastante na confiança.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Scharles: Para começar, é preciso definir o objetivo de onde quer chegar, em qual nível de concurso quer passar e qual dedicação vai ter para alcançá-lo. Converse com a família e os amigos sobre o seu objetivo, pois será importante o apoio deles. No início, será necessário você ser posicionado na sua decisão até que as pessoas entendam que você está focado nesse objetivo.
Procure por materiais relevantes e monte seu planejamento de estudo, sendo sincero consigo mesmo, sendo sempre fiel ao planejamento, sabendo que, com o passar do tempo, a programação do planejamento irá se tornar rotina e tudo ocorrerá de forma natural. Dedique-se aos estudos e realize provas de concursos, porque no momento certo, vai alcançar a aprovação. Vale lembrar que antes de passar pode ser que reprove em alguns concursos, mas tudo é para o seu aprendizado. Aprendizado de utilização do tempo, aprendizado para mais dedicação aos estudos, aprendizado sobre os macetes de cada banca, entre outros. Não desista! Todo conteúdo estudado gerou conhecimento e, a partir disso, a tendência é melhorar cada vez mais.
Concurso público é conhecimento acumulado, quanto mais você estuda, mais perto estará da sua aprovação!
Conheça o edital de abertura do concurso, isso é importante. Busque alcançar valores acima da nota de corte, depois que conseguir “não ser reprovado”, a probabilidade de conseguir aprovação, aumenta. Tenho visto muitos concurseiros serem desclassificados, por não saber a nota mínima necessária para cada disciplina da prova.