Aprovado em 22° lugar no concurso do CBM-PB para o cargo de Soldado BM - Combatente (Patos)
Concursos Públicos
“Tenha disciplina, foco, determinação, fé em Deus e não desista! Boa parte dos servidores públicos é formada por pessoas que lutaram por seus sonhos e foram até o fim […]”
Confira nossa entrevista com Samuel Alves de Moura, aprovado em 22° lugar no concurso do CBM-PB para o cargo de Soldado BM – Combatente (Patos):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Samuel Alves de Moura: Sou bacharel em Engenharia de Alimentos e tenho pós-graduação em Banco de Dados e Inteligência Artificial. Tenho 30 anos e a minha cidade natal é Pombal que fica na Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Samuel: Sonho de mudar de vida e alcançar a tão sonhada estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Samuel: Sim, trabalho. Sempre foi o mais difícil para mim, pois conciliar os estudos com o trabalho é uma tarefa difícil. O método que funcionou comigo foi o de deixar o horário de estudos em aberto, ou seja, estudar o máximo que eu pudesse durante o dia e nunca ficar um dia sem estudar. O mínimo de horas diárias de estudo que já tive foi de 3 horas por dia, mas posso dizer que a minha média foi de 5 a 6 horas por dia, só que quando eu tinha folga já cheguei a estudar quase 12 horas em um único dia. Tive muito foco e disciplina para alcançar o meu sonho. Quando o cansaço vinha e dava vontade de dormir, eu estudava em pé para o sono passar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Samuel: Já fui aprovado em 4º lugar para Guarda civil. Em 10º lugar para Merendeiro. 3º lugar para Agente de Mobilidade Urbana. Estou na lista de espera atualmente na PC-PB 2021. 1º lugar no cargo de Monitor Escolar. E fui aprovado atualmente na 23º posição no concurso de CBM-PB. Pretendo voltar a estudar futuramente e alcançar o meu maior sonho que é ser Agente da Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Samuel: Eu não deixei de sair com a minha família e nem com os meus amigos, porém isso se tornou bem limitado se comparado com a minha antiga rotina. Tive que estar ausente em muitas ocasiões. É bem difícil isolar-se, todavia sempre pedi forças a Deus para que eu não desanimasse.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Samuel: A minha família sempre me apoiou bastante e meus amigos também, porém sempre tem aqueles que acham que as renúncias que fazemos é exagero e que vamos enlouquecer. Falando do apoio, a minha família já chegou até a ajudar-me financeiramente com despesas provenientes de concursos. Além disse, com muitas palavras de ânimo e de fé.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Samuel: Estudei uns 4 meses, mas o que fez a maior diferença foram os 2 anos que tenho de experiência estudando para outros concursos, pois tornou-se uma bagagem e a trouxe comigo para o último concurso que fiz. A minha disciplina foi estudar o máximo que pudesse durante o dia. O sonho de mudar de vida foi crucial em manter o foco. Sempre orando e pedindo forças a Deus. Também tenho o sonho de ser pai, pois sou casado, mas não tive coragem ainda de ser pai, devido ainda não ter estabilidade. O dia em que eu não estudasse a minha média diária, dava-me peso na consciência, dado que a minha mente me dizia que eu não estava dando o meu melhor, por isso me mantive focado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Samuel: Fiz a junção de muitas videoaulas, muita leitura dos meus resumos que eu extrai das aulas e muitas resoluções de questões. Já cheguei a fazer 600 questões em um único dia. Posso citar uma desvantagem que tive no início, dado que busquei muita leitura quando iniciei, e vi que somente isso não bastava para mim, tinha que ser a forma completa de estudos (videoaula, resumos e questões). Existem várias formas de estudo, mas creio que a melhor forma é aquela que a gente faz, pois quando nos conhecemos melhor, vamos atrás das nossas fraquezas e tentamos corrigi-las, só que é claro que devemos ter um material de qualidade como fonte de pesquisa e aprendizado, como é o caso do Estratégia Concursos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Samuel: Através do meu irmão Ciélio, ele foi o precursor de concursos públicos na família.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Samuel: Eu estudava somente por videoaulas disponíveis no YouTube, eu não tinha um professor ou curso específico, nem conhecia o Estratégia ainda. Por isso que eram muito limitados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Samuel: Com o material que adquiri estudando somente com vídeos disponíveis no YouTube consegui passar em 3 concursos, porém eram vagas de fácil aprovação. Claro que também há exigências, mas não se compara a concursos estaduais ou federais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Samuel: Ajudou-me muito! A minha base de estudos é o Estratégia Concursos, e não tenho dúvidas que essa base foi imprescindível para a minha aprovação. As ferramentas que mais me ajudaram foram as videoaulas e as questões comentadas, as usei bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Samuel: Procurei estudar apenas uma disciplina por semana, com isso eu ficava mais focado e não misturava os assuntos, só que é claro que sempre fazendo os meus resumos para depois revisar, e ao terminar o conteúdo, fazia muitas questões no final de semana. A minha média de estudos foi entre 5 a 6 horas por dia, só que isso variava bastante, podendo chegar facilmente a 7 ou 8 horas, mas já cheguei a estudar 12 horas em um único dia (quando era um dia de folga, por exemplo). Eu nunca deixei uma meta com tempo limite de estudos, sempre deixei em aberto para estudar o máximo que conseguisse em um dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Samuel: As minhas revisões foram através de resumos tanto do Estratégia como também os meus e muitas resoluções de questões comentadas do Estratégia Concursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Samuel: Não há uma forma melhor de conhecer a banca a não ser através de resoluções de questões da própria banca. Fiz muitas questões durante a minha trajetória, já cheguei a fazer 600 questões em um único dia. Se somar todas as questões que eu já fiz nos 2 anos de estudo para concursos, chega fácil em 10 mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Samuel: Direito Penal e Direito Processual Penal. Acho que a minha superação foi encontrar o professor correto, que se adaptasse ao meu modo de aprender, que nesse caso foi o professor Renan Araujo do Estratégia Concursos. A partir daí passei a amar DP e DPP, exceto a parte de decorar a pena kkkk…
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Samuel: Leitura apenas dos meus resumos e dos resumos do estratégia Concursos, aqueles que têm no final dos PDFs, e também de mapas mentais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Samuel: Sempre tive a meta de fazer 6 redações por semana. Janaína me ajudou muito através dos esqueletos de redação que ela dá. Eu pratiquei muitas redações porque tive como objetivo reduzir o meu tempo de produzir uma boa redação, quando iniciei, eu levava umas 3 horas para produzir um texto, tempo depois reduzi para uns 20 minutos. Em um concurso não se pode negligenciar nada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Samuel: Cometi erros até achar o meu melhor método de estudos, aquele que se adequasse a mim. Um erro foi o de somente ler. Também já errei questões bobas durante a prova, o que me fez ter “malícia” ao resolver questões. O de demorar a fazer os meus próprios resumos. Também me arrependo de não ter comprado o curso do Estratégia antes. O acerto maior foi o de não ter desistido e ter procurado a melhor forma de aprendizado, também considero como acerto o fato de ter investido na compra de um curso de qualidade que realmente me ajudasse na minha aprovação, como o do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Samuel: Já pensei em desistir, mas Deus sempre me sustentou. O sonho de mudar de vida e poder ser pai também me motivaram.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Samuel: Tenha disciplina, foco, determinação, fé em Deus e não desista! Boa parte dos servidores públicos é formada por pessoas que lutaram por seus sonhos e foram até o fim, não medindo esforços para alcançá-los. Invista em um curso de qualidade que realmente te ajude nessa caminhada, isso vai fazer muita diferença. A batalha é sua, mas você não precisa estar sozinho nessa jornada. Capacite-se bem, vista-se com as ferramentas necessárias e vá ao combate guerreiro(a).