Aprovada em 1º lugar no concurso CREMERS

“O mais difícil foi lidar com a pressão e crítica dos outros – isso só retarda o nosso caminhar… Porque você pode saber que só vai vir de quem nunca passou ou se passou, foi de forma mais fácil (…)”
Confira nossa entrevista escrita com Samara dos Santos Vaz, aprovada em 1º lugar no concurso CREMERS para Assistente Básico
Estratégia Concursos: Olá! Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Samara dos Santos Vaz: Olá, Me chamo Samara, sou Engenheira de Produção, tenho 32 anos, sou natural de Piratini/RS mas resido há quatorze anos em Bagé/RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Samara: Assim que conclui a minha graduação, dei início a preparação para concurso público, pois na região em que residimos, o campo de atuação de trabalho dentro de minha formação é muito estreito. Então o concurso público propiciaria vantagens que no setor privado eu não encontraria.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Samara: No início de minha preparação para concurso público eu só estudava. Esse período foi importante para ingressar no mundo dos concursos, pois é um universo bem diferente do que eu vinha explorando na graduação e obtive algumas aprovações que me geraram confiança nesse ramo, porém nenhuma nomeação.
Assim, comecei a sentir a necessidade de ingressar no mercado de trabalho para aprimorar o meu currículo e me socializar. Foi então que comecei a trabalhar somente à tarde para que eu mantivesse o meu foco no estudo e na preparação para o concurso público, conciliando família, estudo e trabalho por quase três anos. Esse período foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Foi intenso. Não parei de estudar, porém em alguns períodos diminui a frequência. Conforme foi aumentando a minha demanda no emprego eu fui sentindo a sobrecarga no estudo, foi então que saí do emprego em setembro/2020 e realizei a prova do CREMERS em novembro/2020.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Samara: Sim, em vários outros… Porém, classificada em primeiro lugar, somente no CREMERS.
Prefeitura de Pinheiro Machado/RS – Agente Administrativo – Classificada em 9º e sou a próxima a ser nomeada!!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Samara: Naturalmente eu já sou muito caseira, mantenho uma rotina equilibrada entre família, estudos/serviços e laser (atividades físicas). Porém com edital aberto eu intensifico os estudos e priorizo a prova.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Samara: Saí da casa de meus pais, em Piratini, com 18 anos quando fui Aprovada no Vestibular para cursar Engenharia em uma Universidade Federal na Cidade de Bagé, morei sozinha por quase 3 anos. Me casei e não tenho filhos por opção de priorizar neste momento a minha carreira profissional. Meu esposo é o meu maior incentivador nesta jornada, ele não mede esforços para me ajudar, auxiliar e conquistar este tão sonhado objetivo que é ingressar na Carreira Pública, pois ele também é servidor e concurseiro.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Samara: Sim, eu acho super válido você aproveitar todas as oportunidades que forem surgindo até chegar ao seu objetivo maior…
Eu não paro de estudar!!! Meu Objetivo final é ingressar como Engenheira de Produção no Serviço Público. Pois sou imensamente feliz nesta minha área de formação, é o meu perfil e tenho prazer em estudar. Aplico cotidianamente o conhecimento nos meus projetos pessoais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Samara: 6 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Samara: Sim, sempre estou estudando!!! Pego o último edital, traço metas e vou executando.
Para o concurso do CREMERS, eu estudei pós-edital. Como eu já vinha estudando para carreiras administrativas, foquei nos Conhecimentos Específicos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Samara: Indicação de uma amiga, que também foi aprovada e classificada com o Estratégia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Samara: Cursos em PDF, resolução de questões, resumos e video-aulas.
Estratégia: das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Samara: Meu plano de estudo foi cíclico!!! Estudava mais de uma disciplina por dia.
Na época que trabalhava, levantava às 5h, estudava 2 disc/dia pela manhã, trabalhava à tarde e à noite que era quando o meu rendimento caia eu lia letra de lei, resumos, questões e todas as atividades da casa (família).. era intenso.
Depois que parei de trabalhar, foquei toda energia pra mim, estudando 4 disc/dia… Dava em torno de 6 a 8 horas líquidas de estudo.
Para o Concurso do CREMERS eu estudei da seguinte forma:
*Conhecimentos Específicos: Só com o material do Estratégia. Iniciei com o Passo Estratégico, lendo todo o PDF e resolvendo muitas questões. Fiz alguns resumos que achei importante para lembrar na semana da prova. Sobrou tempo, frizei em resolver questões, assistir video-aulas e ler na íntegra o PDF da aula.
*Legislação: Letra de lei e muita questão.
*Conhecimentos Básicos: Peguei os meus resumos e resolvi questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Samara: Sim, no início da minha preparação para Concurso Público senti dificuldade com o Português… daquele “depende” da frase, do contexto… Eu tinha uma enorme resistência para estudar essa disciplina, até entender que ela é uma das mais importantes e comum a praticamente todos concursos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Samara: Eu fiz um cronograma distribuindo todas as disciplinas com os seus respectivos pesos, foquei em revisar e fazer questões. Como já havia batido todo o conteúdo do Edital eu me senti confiante. Quando tendia a ficar ansiosa eu pensava assim: vou fazer e dar o meu melhor e, independente do resultado, o que eu tinha pra fazer eu fiz até a manhã de domingo (dia da prova). Eu não consegui descansar na véspera.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Samara: O principal erro que cometi foi não definir qual área ia focar (administrativa, segurança pública, tribunal) cometi esse erro e paguei caro por isso!!!
Outro erro: Teve uma fase que eu tinha preguiça de ler PDF’s e fazer questões… só queria assistir videoaulas.
Quando defini a área administrativa como foco, meus resultados foram expressivos positivamente, pois aumentou a minha motivação. Consegui adaptar como principal método de estudo a resolução de questões e leitura de PDF, com o apoio da música clássica nos fones de ouvido (aumentou a minha concentração e me deixava tranquila).
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
Samara: O mais difícil foi lidar com a pressão e crítica dos outros – isso só retarda o nosso caminhar… Porque você pode saber que só vai vir de quem nunca passou ou se passou, foi de forma mais fácil, como há alguns anos atrás, onde o cenário dos concursos eram diferentes.
Nunca pensei em desistir!!! A minha maior motivação é a realização dos meus sonhos!!!
Estratégia: Qual foi a sensação ao ver seu nome na lista de aprovados?
Samara: Foi incrível!!! Maravilhosa!!! Uma sensação de recompensa por todo esforço feito!!!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Samara:
1º) Defina o seu Objetivo Final (onde você quer chegar);
2º) Observe o seu cenário atual e identifique quais são as suas oportunidades.
3º) Defina uma área (administrativa, tribunal, segurança pública,…)
4º) Adquira um bom material!!!
5º) Faça um planejamento, defina metas, seja responsável, tenha foco, seja fiel ao seu propósito e, ao cumpri-las, comemore!!!
6º) E por fim, entenda, que tudo tem o seu tempo… Tempo de plantar, saber esperar e tempo de colher!!! Dê o seu melhor sempre, que a Vida retribui!!!