Aprovado em 1° lugar para Engenheiro Agrônomo na Prefeitura de Santos
Concursos Públicos“[…] E se passar no concurso, seja qual for o cargo ou remuneração, for teu sonho, lute com humildade e dedicação que na hora certa o resultado baterá à sua porta.”
Confira nossa entrevista com Robson Vieira Marchiori, aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Santos para o cargo de Engenheiro Agrônomo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Robson Vieira Marchiori: Sou formado em Engenharia Agronômica pela UNESP de Jaboticabal – SP (Turma de 2004). Tenho 41 anos, sou natural de Batatais – SP, mas resido em São José do Rio Preto – SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Robson: A busca pela estabilidade no cargo, afim de poder exercer, naturalmente, as atribuições exigidas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Robson: Sou servidor na Procuradoria da Fazenda Nacional (vitória que o Estratégia Concursos também me ajudou a alcançar). Porém como estou no sistema de Teletrabalho, pude conciliar meu trabalho atual com os estudos (maior flexibilidade).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Robson: Dos que cheguei a tomar posse, passei em 1º lugar (regional) para Atendente dos Correios; 191º para Assistente Técnico-administrativo do Ministério da Fazenda.
Específicos para o cargo de Engenheiro Agrônomo, passei em 2º na Prefeitura de Macedônia/SP, 1º na Prefeitura de Barbosa/SP, 1º na Prefeitura de Itapetininga/SP (podendo ficar em 2º, devido à prova de títulos) e 1º na Prefeitura de Santos/SP.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Robson: Sempre procurei ficar um pouco recluso; saindo apenas em aniversários e festas de fim de ano. Como sempre fui mais caseiro, isso acabou, por um lado, contribuindo na concentração dos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Robson: Sim. Sempre me incentivaram na luta por meus sonhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Robson: Anteriormente ao concurso de Santos/SP, prestei quatro concursos de Prefeitura para cargo de Eng. Agrônomo, com a finalidade de conhecer as questões, estilo de prova e a banca, até porque já fazia em torno de 18 anos que não tinha mais contato com a área agronômica.
Como o conteúdo programático se alterou pouco dentro desses quatros concursos, isso possibilitou que eu focasse melhor no concurso de Santos/SP.
Para manter a disciplina acredito que o essencial seja criar e manter uma rotina de estudo (conforme a disponibilidade de cada pessoa).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Robson: Não há muitos materiais para a área agronômica disponíveis aos candidatos. Pesquisei no site do Estratégias Concursos e encontrei um material que contemplava vários tópicos da área agronômica. Percebi que esse material seria útil para que eu conseguisse me integrar na área novamente. E utilizei-o como norte para minha caminhada inicial.
Basicamente foquei nos PDFs e resolução de exercícios do site Estratégia Concursos e alguns informes técnicos específicos da área.
As vantagens consistem na celeridade de ganho de conhecimento, já que o material da equipe do Prof. Tessari é abrangente e ao mesmo tempo certeiro em muitos tópicos importantes para as provas de concurso e que pelo próprio material pode-se resolver vários exercícios para consolidar os conhecimentos adquiridos na teoria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Robson: Pela indicação de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Robson: A diferença percebi quanto ao conteúdo do material, ou seja, mesmo sendo no formato de PDF, consistia em um produto completo: matéria bem explicada (de forma didática), concisa (tópicos mais importantes) e juntamente com exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Robson: Procurava estudar a mesma matéria durante um dia. Retornou após alguns dias. Como trabalho (home office) e com filha pequena em casa, estudava em torno de 4 horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Robson: Procurava, ao estudar pela primeira vez, grifar palavras, frases ou trechos. Quando sentia segurança no armazenamento do conteúdo, apenas passava revisando esses grifos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Robson: Exercícios com bons comentários na área agronômica é quase impossível de encontrar. Mas resolvi todos os exercícios do material que adquiri do Estratégia Concursos e procurava por provas anteriores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Robson: Como é uma área bem específica, e como eu estava afastado há vários anos dessa área, meu foco foi ter uma visão macro, lembrando de conceitos, definições, para depois procurar entender e armazenar o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Robson: Procurei realizar revisões rápidas e eficientes (nos tópicos mais importantes para o concurso e nas partes que eu apresentava mais dificuldade). Na pré-prova – já no hotel – revisei pontos específicos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Robson: Erros: perda de tempo em procurar os tópicos e exercícios do conteúdo do edital que não constava no material do Estratégia Concursos.
Acertos: planejamento na divisão de tempo quanto à parte de conhecimentos básicos e específicos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Robson: Desistir desse concurso específico, não. Minha principal motivação consistia na possibilidade de retornar a trabalhar na área para a qual me formei e proporcionar um conforto maior para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Robson: Primeiramente confiar em Deus, e que Ele lhe dará forças, paciência e perseverança. E se passar no concurso, seja qual for o cargo ou remuneração, for teu sonho, lute com humildade e dedicação que na hora certa o resultado baterá à sua porta.
“Senhor, onde os meus planos não são os seus, destrua-os”
Santo Agostinho