Aprovado em 15° lugar no concurso para Auditor da Receita Estadual na Sefaz AC
Concursos Públicos“Foque em seus objetivos. Não se pode estar bem preparado para concursos a custo zero, tem que adquirir material de melhor qualidade para acelerar resultados. Nunca é despesa e sempre será investimento”.
Confira nossa entrevista com Robson Alves Desmoni de Sousa, aprovado em 15° lugar no concurso SEFAZ-AC para o cargo de Auditor da Receita Estadual:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Robson Alves Desmoni de Sousa: Sou formado em Ciências Militares, na Academia Militar (AMAN), em administração e em Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Robson: Quando iniciei, aos 18 anos, queria alcançar estabilidade financeira na vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Robson: Eu sou Major do Exército e trabalho há 21 anos na força. Como trabalhamos em regime de dedicação exclusiva, cumpria um expediente das 07:00 às 17:00, mas normalmente passava do horário. Para conciliar o estudo, ia dormir entre 18:00 e 19:00, dormia 6 horas por noite e acordava por volta da meia-noite ou 1 da manhã para conseguir uma carga de 4 a 5 horas de estudo diário.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Na 1ª vez, fui aprovado para EsPCEx (9º em 2002), EEAR (2º em 2002) e em outras 10 nessa fase.
Retornei aos estudos em 2018, estudei por um ano e consegui ser nomeado como técnico da Sefaz RS e assistente técnico da SEMEF em Manaus, além de ficar no cadastro de reserva (CR) de Técnico na SEMEF.
Por último, parei para estudar para um curso dentro do Exército. Retornei em 2022 e, desde então, fiquei no CR da Sefaz MG, no CR do ISS RJ (176º) e agora estou como 14º na Sefaz AC.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Robson: Eu reduzi ao máximo minha vida social, participando apenas de atividades selecionadas entre familiares e alguns amigos mais próximos, para alcançar a máxima eficácia nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Robson: Sim, quando perceberam que eu estava dormindo no início da noite para estudar de madrugada, minhas filhas e minha esposa me apoiaram e não me incomodavam, para que eu pudesse realmente descansar e conseguir estudar. Sem o apoio da família, ninguém consegue alcançar seus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Robson: Estou há 2 anos e 6 meses nesta terceira fase de concurseiro. Deste período, os últimos 6 meses foram de dedicação exclusiva, desde que saiu o edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Robson: PDFs para aquisição do conhecimento, algumas videoaulas para preencher lacunas e resolução massiva de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Robson: Eu conheci o Estratégia por intermédio de amigos nos idos de 2016. Desde então, o Estratégia vem se tornando a principal academia de estudos do país, reunindo os melhores e mais expressivos professores para os assuntos relacionados a concursos públicos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Robson: Quando iniciei os estudos, utilizei material de outros cursinhos paralelamente. Com o passar do tempo, percebi que os materiais do Estratégia eram mais profundos e assertivos, de tal forma que fui deixando de usar os das outras escolas e passei a utilizar quase 100% o material do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Robson: Não, rapidamente fui percebendo que seria perda de tempo e por isso já parti para o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Robson: Eu percebi que ao utilizar os materiais do Estratégia, fui ganhando cada vez mais conhecimento. Baseei-me nos PDFs dos cursos para o concurso almejado, utilizando também o Passo Estratégico para os assuntos que já tinha mais afinidade, acelerando assim a revisão. Além disso, utilizei PDFs com a marcação dos aprovados. Quando surgiam dúvidas, buscava as vídeo-aulas nos cursos exclusivos, principalmente em contabilidade com o Silvio Sande e em custos com o Fortaleza.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Robson: Contratei uma equipe de assessoria que montou meu plano de estudos. Estudava cerca de 5 a 6 horas por dia, abordando 4 a 6 matérias distintas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Robson: Utilizava mapas mentais adquiridos e neles fazia meus apontamentos com a intenção de ganhar tempo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Robson: A resolução de questões é o que realmente fortifica para os concursos, é como se fosse a musculação para o cérebro. Através da plataforma de exercícios, resolvi mais de 40 mil questões nesses 2 anos e meio, sendo cerca de 16 mil exclusivamente para a SEFAZ-AC.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Robson: Economia, TIC. Leitura dos PDF do Estratégia, resolução massiva de questões, adquiri flashcards e resumos prontos para ganhar tempo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Robson: Tirei a última semana para revisão, não fiz nenhum simulado para não causar ansiedade e na véspera da prova assisti a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Robson: Li o curso de discursiva do Estratégia, assinei um curso específico de discursivas e fazia uma questão discursiva por semana até a data da prova. Somente com essa simulação da realidade que o aluno pega para enfrentar a resolução no dia. Na hora, não sairá se não tiver realizado os treinos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Robson: Realizar concurso sem estar preparado, não dizer “Não” quando necessário, e deixar um pouco o convívio familiar e a rotina da igreja.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Robson: Desistir nunca é a solução, passei por 3 etapas, pois eram fases da vida, mas não por desistência. Quem desiste nunca alcança.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Robson: Foque em seus objetivos. Não se pode estar bem preparado para concursos a custo zero, tem que adquirir material de melhor qualidade para acelerar resultados. Nunca é despesa e sempre será investimento.