Aprovado em 41° lugar no concurso SEJUS-ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Concursos Públicos“Para quem está iniciando os estudos, sugiro iniciar com bons materiais, bons professores, boas referências e traçar a melhor estratégia possível para otimizar a busca do êxito final […]”
Confira nossa entrevista com Rhamon de Oliveira Valli, aprovado em 41° lugar no concurso SEJUS-ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rhamon de Oliveira Valli: Sou Rhamon Valli, pós-graduado, 34 anos, moro na cidade de Alegre do Estado do Espirito Santo, trabalhei em empresas privadas na área da Educação, professor por Designação Temporária, trabalho como auxiliar administrativo, executando atividades de licitação e Pregão e, recentemente, me tornei servidor público referente a outro concurso público anterior ao da SEJUS-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rhamon: Desde novo ouvia falar sobre concursos públicos e sobre ser um funcionário do estado para poder ter uma estabilidade financeira, remuneração segura, não ficar exposto a uma dispensa inesperada, poder projetar uma melhor aposentadoria. Porém, a partir de 2018 que de fato comecei a criar um amadurecimento quanto aos estudos para concurso público. E, em 2020, com os acontecimentos da pandemia, isso me preocupou e foi quando, de fato, comecei a intensificar os estudos, para poder garantir uma estabilidade e uma segurança.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rhamon: Sim, trabalho desde dos meus 16 anos e sempre fui conciliando o trabalho com os estudos, desde a faculdade, aos concursos públicos. Trabalhava durante o dia e a noite era o único momento para os estudos e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rhamon: Sim, já fui aprovado em outros, porém, não dentro das vagas (cargos de técnico administrativo). Em 2023, fui aprovado no IASES – ES (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo), na 3ª posição da Região Sul – Agente Socioeducativo, o qual fui nomeado recentemente após ter concluído todas as etapas. E ainda em 2023, o Concurso da SEJUS-ES. E pretendo sim continuar estudando para outros.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rhamon: Tive que abrir mão de algumas rotinas. Os sentimentos como: preocupação, ansiedade, nervosismo, sempre afloraram durante a preparação. A maior parte da rotina era trabalhar e estudar, porém, era possível conciliar um momento de lazer, mas bem curtos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rhamon: Sim, eu e minha noiva embarcamos juntos nesse mundo dos concursos públicos e sempre um apoiando o outro. Meus pais também me apoiaram, perguntavam como foi, percebiam e me motivavam quando eu estava triste, devido a um resultado não alcançado, entendiam que eu precisava estar em meu espaço. Os amigos percebiam que minha rotina tinha mudado, pois eu estava “sumido”, mas poucos sabiam dos meus estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rhamon: Bom, direcionado mesmo, eu estudei uma média de 30 a 40 dias, pois anteriormente eu estava realizando etapas de outro concurso (estava em curso de formação) e no mês anterior (setembro) da prova da SEJUS-ES, eu fiz outra prova. Assim, só após a primeira semana de setembro que comecei a direcionar ao concurso SEJUS-ES.
A disciplina foi em conciliar curso de formação, que era durante o dia e estudar para SEJUS-ES a noite e considerando que já estava próximo a data do certame, foquei em resolver questões e observar o perfil da banca quanto à elaboração de suas questões e fazer rápidas revisões com algumas leituras.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rhamon: Nesse concurso específico SEJUS-ES, utilizei banco de questões. Em momentos anteriores, utilizei videoaulas, PDF, caderno de questões, Bizus Estratégicos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rhamon: Do Estratégia Concursos já tinha ouvido falar há tempos, porém, foi entre 2018-2019 que conheci o material por intermédio de um amigo. A parti desse momento, comecei a utilizar aulas do Estratégia pelo Youtube e materiais gratuitos. Em 2022, quando fui prestar um concurso e em busca de um material de boa qualidade, foi quando aderi um dos planos do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rhamon: Sim, já usei outros materiais, como apostilas compradas pela internet, porém, materiais sem qualidade e em alguns casos até desatualizados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rhamon: Sim, pois foi quando eu adquiri o plano em 2022 para um determinado concurso e observei a qualidade do material e pude explorar o máximo de ferramentas que estavam disponíveis para meu estudo (PDF, videoaulas, caderno de questões, banco de questões e simulados) e além de todas essas ferramentas, eu gostava dos “Bizu Estratégico”, pois me levava direto ao ponto. Foi quando, de fato, comecei a modular meus estudos e me preparar para poder ir brigar pelas vagas e criei um amadurecimento nos estudos. Minha maturidade foi sendo criada do momento ao analisar o conteúdo do edital (o que estudar, como estudar, melhores pontos, como iniciar a prova, como otimizar o tempo, etc), até o momento da realização da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rhamon: Bom, considerando que o certame já estava próximo e eu estava em curso de formação de outro concurso, foquei em apenas resolver questões, leituras de lei seca e algumas revisões de forma bem rápidas, com intuito de otimizar o tempo. Entretanto, eu separava no máximo duas disciplinas por dia, com uma média de 2 horas a 2 horas e meia por dia. Neste caso específico, pois em outros momentos ficava bem mais tempo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rhamon: Eu fazia leituras dos resumos como também a leitura de lei seca. Durante a resolução de questões, a depender do assunto, eu revisava junto à resolução da questão e também pequenos vídeos curtos sobre o tema.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rhamon: Acredito que é essencial e indispensável para um concurseiro. É o momento que iremos observar nosso desempenho e se estamos nos preparando de forma correta em relação a banca examinadora daquele concurso. Em um momento anterior a SEJUS-ES, cheguei a fazer uma quantidade expressiva de questões e, especificamente para SEJUS-ES, creio que eu fazia em média de 30 a 40 questões por disciplina, considerando que eram de múltiplas escolhas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rhamon: Português é uma disciplina que sempre fico preocupado, mas para esse concurso em específico, eu mantive os estudos por questões separadas por assuntos e no momento da prova consegui ter um ótimo aproveitamento na disciplina.
Processual Penal e Direito Penal também são disciplinas que não tenho muita vivencia em provas, porém, anteriormente eu tinha feito bons estudos e para SEJUS-ES, observei alguns pontos que poderiam ser mais importantes, revisei eles, pratiquei questões e também tive um ótimo aproveitamento.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rhamon: Na última semana, mantive a resolução de questões com as leituras de revisão e lei seca. Na véspera, assisti alguns pontos na Revisão de Véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rhamon: A prova discursiva não fiz uma preparação específica devido ao pouco tempo que me restava, mas em uma conversa com meu irmão, ele disse: “Pelo histórico da banca, é de costume trazer assuntos relacionados ao cargo”. Assim, li algumas reportagens ligadas ao cargo, sobre o governo em relação ao sistema prisional, temas da atualidade, para poder ter informações e conteúdo para o provável tema da redação. Para a construção de uma redação acredito que o concursei tem que, sim, saber a parte ortográfica, conectivos, saber montar uma estrutura, entretanto o conhecimento do assunto é indispensável.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rhamon: Modéstia à parte, a prova do concurso SEJUS-ES, creio que tive um resultado muito bom em relação a forma que estudei, então creio que fui assertivo na forma da preparação. A escolha pelos assuntos e a forma de como estudar. Porém, posso dizer que um erro foi em não ter dado atenção à redação de forma específica, apostei apenas em conhecimentos e não montei uma estratégia ou uma boa estrutura.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rhamon: Desistir por completo não, mas em alguns momentos já me sentia cansado por não ter ainda conquistado o êxito. Minha motivação era estar inconformado com minha situação no âmbito trabalhista, não estava satisfeito, não me trazia uma segurança, a buscar por uma melhor remuneração e a buscar por uma segurança financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rhamon: Para quem está iniciando os estudos, sugiro iniciar com bons materiais, bons professores, boas referências e traçar a melhor estratégia possível para otimizar a busca do êxito final.
Para aqueles que ainda estão em busca de sua conquista, digo: Mantenha seu foco! Quando a gente fracassa, ficamos inconsolados, mas saiba que para o próximo, você poderá vir mais forte. Mantenha seu foco e objetivo, por algum motivo você está estudando, então busque-o com dedicação total.