Aprovado em em 1º lugar no concurso Ministério Público do Estado do Acre para o cargo de Analista Ministerial - Ciências Contábeis
Concursos Públicos“[…] Ser concurseiro não é fácil, não tem prazo e nem fórmula secreta, mas eu definiria um método bastante eficaz, o tripé da aprovação: Estratégia Concursos, disciplina e constância, com esses requisitos você também irá conseguir conquistar aquilo que sonha.”
Confira nossa entrevista com Renan Victor da Costa Silva, aprovado em em 1º lugar no concurso Ministério Público do Estado do Acre para o cargo de Analista Ministerial – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renan Victor da Costa Silva: Sou graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal e Direito e Processo Constitucional, tenho 24 anos, sou natural de Rio Branco-AC, mas atualmente estou morando em Porto Velho- RO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renan: Tomei a decisão de iniciar meus estudos no último ano da graduação (2020), com grande influência de trabalhar em órgão público por conhecer as vantagens e estabilidade, e com foco nos concursos da PF e PRF.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Renan: Eu sempre trabalhei e estudei, abençoado por trabalhar em órgão público com horário corrido até as 14:00 horas, com uma rotina bem definida e muita disciplina eu fracionar o tempo durante todo o dia e descansava a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Renan: Em relação a aprovações eu só levo em consideração os dois concursos que fiquei dentro das vagas imediatas, o primeiro para o cargo de Agente de Polícia Civil do Estado de Rondônia, colocação nº93 e o segundo agora para Analista Ministerial – Ciências Contábeis do MP-AC, em primeiro lugar. Pretendo continuar estudando, minha meta é ser aprovado em um concurso “da prateleira de cima”.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Renan: Após alguns anos você aprende a manter o equilíbrio e entende que o estudo para concursos é um planejamento de médio para longo prazo, então passei a conseguir conciliar com outras áreas essenciais da minha vida, como família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Renan: Hoje todos entendem, mas no começo era um pouco complicado, principalmente aos finais de semana.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Renan: O edital do concurso do Ministério Público “casou” com as matérias que eu já tinha estudado e que vinha finalizando algumas, então foi bem tranquilo fazer as adaptações. Em relação a disciplina, já é algo que eu venho fazendo, então não sinto dificuldade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Renan: Eu priorizo o uso de PDFs, otimiza o tempo e é tudo muito completo, bem didático, com diversas questões para exercitar e revisar os conteúdos através da resolução.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renan: Conheci através do Instagram, com as entrevistas dos aprovados nos melhores concursos do Brasil.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Renan: Eu comecei estudando de maneira avulsa, Google, Youtube, plataformas gratuitas e materiais compartilhados por colegas, tive um grande atraso na minha trajetória, mas depois que conheci o Estratégia nunca assinei outro cursinho, sou fiel a Coruja.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Renan: Fiz os concursos da PF e PRF estudando por materiais avulsos, e utilizava os simulados gratuitos do Estratégia, que já faziam grande diferença para mim. Acabei sendo reprovado e senti que se tivesse me preparado com o Estratégia eu teria conseguido a aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Renan: O Estratégia mudou minha vida, em todos os aspectos, hoje tenho uma base muito sólida e me sinto cada vez mais preparado para disputar qualquer concurso no Brasil. No início utilizei bastante vídeoaulas, hoje eu utilizo como ferramenta principal os PDFs e o sistema de questões. O diferencial do Estratégia é a metodologia utilizada pelos professores, bem dinâmicos e fáceis de compreender.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Renan: Aprendi a montar meu planejamento, com o cronograma de estudo, revisões, resolução de questões e simulados. Para esse concurso em específico eu não mudei no pós edital, estudava 3 (três) horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Renan: Faço revisões nos materiais que eu produzo a partir do estudo por PDF, minhas anotações, o que facilita a memorização, pois são duas formas de aprendizagem, escrevendo e revisando aquilo que eu produzi.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Renan: Resolução de questões e simulados é como acontece no futebol, quem não treina não joga, quanto mais você treina, mais chance tem de chegar à perfeição. No somatório de todos os editais que eu me dediquei, são mais de 12 mil questões, sem contar as resoluções de simulado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renan: Português sempre foi a minha maior dificuldade, é a disciplina que eu mais dedico tempo, estou tentando aperfeiçoar e ganhar mais pontos com essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renan: A semana que antecedeu a prova eu fiz revisões nos meus cadernos de anotações e resolução de questões dos PDFs, no dia pré-prova eu não estudo, passei o dia descansando para chegar 100%.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renan: A prova discursiva eu tenho como um diferencial, tanto na Policia Civil de Rondônia, quanto agora no Ministério Público, foi o que me fez entrar nas vagas nos dois concursos, no MP-AC eu estava na quina colocação e a pontuação da discursiva me jogou para primeiro colocado. Eu utilizo os padrões de resposta disponibilizados pelo Estratégia nos simulados para me basear e montar minha redação e foi assim que eu fiz, obtive a maior nota da prova discursiva entre os candidatos para o meu cargo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renan: Meu principal erro foi passar mais de um ano estudando sem nenhum material, sem direcionamento, prestar concurso sem nenhuma noção. Meu principal acerto foi me tornar aluno do Estratégia e a partir daí conseguir aprender a planejar, adaptar os estudos e avançar no meu desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renan: Por diversas vezes eu pensei em desistir, até que parei por alguns dias. Minha principal motivação, além do sonho de me tornar um servidor público, foi todo o tempo que eu já havia investido na vida de concurseiro, não poderia desperdiçar isso, pois é o que tenho de mais precioso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renan: Todas as pessoas têm realidades diferentes, mas todos podem alcançar grandes coisas na vida. Ser concurseiro não é fácil, não tem prazo e nem fórmula secreta, mas eu definiria um método bastante eficaz, o tripé da aprovação: Estratégia Concursos, disciplina e constância, com esses requisitos você também irá conseguir conquistar aquilo que sonha.