Aprovado em 1º lugar no concurso PF 2021 para o cargo de Escrivão
“Aconselho a estudar com calma no pré-edital, fazendo muitas revisões, para chegar ao pós-edital com uma boa bagagem de estudos. O estudo de longo prazo é fundamental para o aprendizado, por isso a paciência e a disciplina nesse período são diferenciais para o sucesso.”
Confira nossa entrevista com Renan Pedrosa Fonseca, aprovado em 1º lugar no concurso PF 2021 para o cargo de Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Renan Pedrosa Fonseca: Sou formado em engenharia de ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, tenho 27 anos e moro em Sete Lagoas, Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Renan: Ao sair da faculdade e após algumas tentativas frustradas de entrar no mercado de trabalho, resolvi começar o estudo pra concursos e optei pela carreira policial por afinidade com a área e por influência do meu pai, que é PRF.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Renan: Me dedicava integralmente ao concurso, estudando e me preparando para o TAF.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Renan: Fui aprovado em dois concursos, o da PRF e o de escrivão para a PF.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Renan: Foi indescritível, uma sensação de realização após tanto esforço. Ver o nome na lista de aprovados fez com que eu lembrasse da trajetória desde o começo, do quão produtivo foi o estudo e de que o sacrifício valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Renan: Foi uma postura restritiva em relação à vida social. Saía poucas vezes, evitava ir às festas e passava apenas um tempo com a minha família e minha namorada aos domingos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Renan: Moro com meus pais e namoro. Tive apoio moral e financeiro da minha família e das pessoas próximas a mim durante a trajetória nos estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Renan: Os dois concursos em que passei eram meus maiores objetivos nos estudos, por isso não devo seguir estudando para outros certames. Durante a minha preparação, eu iria fazer a prova da PCDF, utilizando-a como forma de preparação para os outros concursos. Sendo assim, acho válido a pessoa fazer outras provas semelhantes ao seu objetivo maior, seja como forma de preparação, seja pela aprovação em um concurso escada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Renan: Estudei 2 anos e 2 meses para a PF e para a PRF. Totalizando aproximadamente 3800 horas líquidas de estudo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Renan: Sim, estudei um bom tempo no pré-edital e buscava me manter motivado através de metas diárias, tentando estudar cerca de 7 horas líquidas por dia. Sabia da importância de terminar o edital e fazer boas revisões pra absorver bem a matéria no pré-edital, o que contribuiu para o fator motivacional.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Renan: Em 90 % da minha preparação utilizei os cursos em PDF do Estratégia. Complementei o estudo utilizando videoaulas em tópicos mais difíceis e correções de simulados. Utilizei também a Trilha Estratégica para a organização semanal. O PDF permite o estudo ativo do material, favorecendo a memorização e facilitando as revisões, enquanto as videosaulas permitem uma melhor explicação para conteúdos mais complexos, sendo também importante no aprendizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renan: Conheci o Estratégia Concursos por indicação de amigos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Renan: Geralmente, eu estudava de 3 a 5 matérias por dia. Junto à leitura do PDF, eu utilizava os resumos dos livros ou mapas mentais prontos para preparar o meu material de revisão, fazendo grifos e escrevendo informações adicionais. Ocasionalmente também fazia resumos próprios, já que os considerava um excelente material de revisão. As revisões sempre foram muito importantes para memorização, por isso utilizava o método 24 horas/ 7 dias/ 30 dias para revisar o conteúdo por meio desse material e das questões do PDF. Costumava estudar 7 horas por dia e organizava meus estudos com base na Trilha Estratégica. Já que o conteúdo do edital era tão extenso, para estudar todo o conteúdo programático foi muito importante o estudo no pré-edital.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Renan: Tive dificuldade com a interpretação de texto do Cebraspe, e fui melhorando meu desempenho fazendo provas antigas dessa banca. Além disso, também tinha dificuldade de memorização do conteúdo de informática. Para superar isso tive que reler os PDFs e assistir às aulas de diferentes professores.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Renan: Na semana final, procurei estudar as matérias de maior dificuldade e as mais relevantes do concurso por meio do meu material de revisão, tentando varrer todo o conteúdo dessas matérias. No último dia fiz a revisão de véspera do Estratégia e dei uma olhada nas redações que eu havia feito durante a minha preparação.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renan: A minha preparação para a redação consistiu em fazer redações semanais de diferentes temas, seguindo a rodada de temas do Estratégia. Também assistia às videoaulas específicas sobre temas de redação. Aconselho as pessoas a estudar o conteúdo para a argumentação das redações e pegar auxílio com algum professor para corrigir seus textos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Renan: Os maiores acertos da minha preparação foram: o estudo com bastante antecedência no pré-edital, a realização das revisões 24/ 7/ 30 e a realização de simulados semanais. O principal erro era a falta de organização dos estudos quando eu ainda estudava 1 matéria por dia. Isso foi solucionado com o ciclo de estudos da Trilha Estratégica.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Renan: O mais difícil foi manter a disciplina para cumprir a meta diária de estudos. Porém, nunca pensei em desistir e segui confiante no processo, vencendo um dia de cada vez.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Renan: Minha maior motivação foi o desejo de alcançar o cargo público, sair da casa dos meus pais, ter um bom salário e estabilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renan: Desejo sorte e resiliência a todos aqueles que estão estudando para concurso. Aconselho a estudar com calma no pré-edital, fazendo muitas revisões, para chegar ao pós-edital com uma boa bagagem de estudos. O estudo de longo prazo é fundamental para o aprendizado, por isso a paciência e a disciplina nesse período são diferenciais para o sucesso.