Aprovado no concurso PM-SP

“Meu sonho é ser perito da PF, mas até lá a PM serve de trampolim”
Confira nossa entrevista com Renan Braga, aprovado no concurso PM-SP para Soldado PM de 2ª classe:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Renan Braga: Não tenho ensino superior, tenho 23 anos, sou de Mirandópolis interior de SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Renan: O principal motivo foi a independência financeira, coisa que uma faculdade não traria de início. Fui para a PM por conta do turno de trabalho e por proporcionar um currículo que pode ser aproveitado para prestar outros concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concursando, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Renan: Eu trabalhava como vendedor 8h por dia de segunda a sábado, separava 2h pra estudar e 1h pra fazer musculação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Renan: Fui aprovado para Guarda Municipal de Araçatuba em 2019 e auxiliar de promotoria em que fiquei em 578 na lista geral.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Renan: As vezes saia com a família, mas sempre em um cronograma para não perder o planejamento.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Renan: Namoro, não tenho filhos, e na época morava com meus pais. Meus pais me apoiaram muito, tanto na questão financeira como na psicológica.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Renan: Com certeza, aliás, é o meu caso, meu sonho é ser perito da PF, mas até lá a PM serve de trampolim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Renan: Por um ano.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Renan: Sim, pois é um concurso que não varia muito, então os editais anteriores me deram uma boa base.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas?
Renan: Assinei o Estratégia, pois já tinha ouvido falar sobre a qualidade das aulas. Comprei o pacote para o CFO PMESP.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Renan: Montei um cronograma com minha maiores dificuldades, limitei a duas matérias por dia, mas acredito que o mais importante foi estudar pouco, porém, todo dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Renan: Eu tinha mais dificuldade com a redação, para resolver, apenas diminuí a quantidade de assuntos por estudo, assim focava mais.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Renan: Na semana da prova foquei em resolver questões. Até a data da prova ainda estava resolvendo questões das matérias que eu tinha dificuldade.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Renan: Eu já fazia atletismo e musculação, então, para o TAF, apenas pedi para o instrutor da academia me auxiliar com observação e correta execução.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Renan: O erro foi fazer poucos resumos. O acerto foi fazer muitas questões.
Estratégia: foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Renan: Nem acreditei. Mas foi uma sensação de alívio.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renan: Com foco e paciência o mundo pode ser seu!