Aprovada no concurso da Prefeitura de Campina Grande PB - Médico generalista - Estratégia da Saúde da Famíli

“A mensagem que quero deixar é de resiliência, perseverança e fé. Não deixem de ter uma rotina de estudos com horários programados e disciplina, porém também priorizem a saúde física e mental: ter um tempo dedicado ao lazer e a prática de exercícios físicos é fundamental. Boa sorte e bons estudos!”
Confira nossa entrevista com Rebecca Brito, aprovada no concurso da Prefeitura de Campina Grande PB – Médico generalista – Estratégia da Saúde da Família:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rebecca Brito: Sou médica no estado da Paraíba e tenho 28 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rebecca: Após ver o edital específico para este concurso decidi prestar a prova.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rebecca: Não posso falar em caminhada como concurseira. Minha prioridade após me graduar em Medicina em uma faculdade federal, foi prestar uma residência médica, a especialização mais exigente e completa existente no país, em dermatologia, uma área de grande concorrência. Estudei muito para passar nessa residência e segui trabalhando nos poucos horários vagos que conseguia para complementar a bolsa: a residência médica compreende 60h de trabalho semanais. Após o término, voltei ao trabalho. Vi o edital específico desse concurso para o local onde atualmente moro e decidi fazer, já que temos poucos concursos na área médica atualmente.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rebecca: Vestibular de medicina na Universidade Federal de Campina Grande. Vestibular de direito na Universidade Estadual da Paraíba, quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio e, após 1 ano, tive uma nova aprovação na mesma universidade também em Direito, tendo ficado em 3º lugar. Residência médica de Dermatologia no Hospital das Clínicas da UFPE. Residência médica em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Residência médica de Dermatologia no Serviço Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – seleção unificada, onde não cheguei a fazer opção pelo serviço pois decidi não me matricular.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Rebecca: Bastante positiva.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rebecca: Durante a fase de vestibular adorei uma postura radical. Mas da época dos estudos para residência até hoje tenho mantido convívio social de forma regular e satisfatória. É importante ter saúde mental para passar pelos desafios da vida.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Rebecca: Sou casada e estou grávida. A vida toda meus familiares e marido apoiaram meus trabalhos e estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rebecca: Creio que sim. Não estou direcionada no estudo para concursos e não tenho nenhum concurso em vista no momento.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Rebecca: Demorei um pouco a ver o edital. Cerca de 2 semanas após até a semana do concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rebecca: Não.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Rebecca: Cursos em PDF, videoaula e os meus livros de medicina. A videoaula é mais dinâmica. É interessante intercalar os métodos e ter um cronograma realista para se preparar com o tempo de que você dispõe.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rebecca: Através da internet.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rebecca: Estudei as menores primeiro. Vi as provas anteriores da mesma banca para entender os assuntos mais cobrados das seleções anteriores e me concentrei nestes, nos casos de matérias maiores que, pela própria natureza do meu estudo (após edital, enquanto trabalha em múltiplos locais) não seria possível ver completamente até a data da prova.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rebecca: Em relação a esse concurso em particular, as disciplinas cobradas já faziam parte do meu universo. Sempre adorei e estudei muito português. Em relação aos assuntos médicos, tive que estudar muito para passar na residência e de forma muito consistente, então esses conhecimentos não se perdem.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rebecca: Acabei estudando menos por demandas do trabalho. Na véspera da prova optei por não estudar para não gerar um nível de ansiedade que pudesse ser prejudicial de alguma forma durante a seleção. Sempre adorei essa postura de não estudar de véspera.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Rebecca: O acerto acredito que foi já ter uma vivência técnica na área, experiência profissional e experiência em outras provas com conteúdo similar. Quanto aos erros, creio que o estudo de última hora e o pouco tempo que pude dedicar seriam os principais.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rebecca: Fiz o concurso pela oportunidade, de forma que não posso falar em caminhada até a aprovação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rebecca: Estabilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rebecca: Meu depoimento talvez não seja dos melhores para aqueles que são concurseiros de verdade e estão em uma caminhada longa pela aprovação. Mas a mensagem que quero deixar é de resiliência, perseverança e fé. Não deixem de ter uma rotina de estudos com horários programados e disciplina, porém também priorizem a saúde física e mental: ter um tempo dedicado ao lazer e a prática de exercícios físicos é fundamental. Boa sorte e bons estudos!