Aprovado em 17° lugar no concurso do CBM-PB para o cargo de Soldado BM - Combatente (QBMP-0)
Concursos Públicos
“Para aqueles que sonham com a carreira militar, não deem ouvidos a ninguém que diminua seu sonho ou que duvide dos seus objetivos traçados. Faça seu caminho e as aprovações responderão por si só.”
Confira nossa entrevista com Raniere Porto de Moura Júnior, aprovado em 17° lugar no concurso do CBM-PB para o cargo de Soldado BM – Combatente (QBMP-0):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raniere Porto de Moura Júnior: Meu nome é Raniere, sou bacharel em Direito, tenho 23 anos e minha cidade natal é Patos-PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raniere: Foi o término do meu namoro. Eu me via com duas opções: Entregar-me a uma tristeza profunda ou me distrair estudando, optei pela última.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raniere: Eu estagiava no Ministério Público Federal e cursava Direito. Meu estágio era no período da tarde e meu curso de Direito era noturno. Eu estudava no horário da madrugada e às vezes sacrificava algumas aulas da faculdade para estudar para o concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raniere: Fiquei aprovado na Polícia Militar do Rio Grande do Norte (estudei cerca de 2 meses pra prova, foi meu primeiro concurso), lá fiz todas as fases, incluindo o tão temido TAF e estou aguardando a T2. Agora, estou estudando para o concurso de Oficial da Polícia Militar de Pernambuco e só vou descansar desse minha vida de concurseiro quando passar para o Ministério Público ou para Delegado da Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raniere: Eu saía com meus amigos quando eu queria, nunca me privei disso, mas a recorrência era pouca, saía cerca de 2x por mês, no máximo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Raniere: Mais ou menos. Minha mãe fazia café para que eu pudesse estudar de madrugada e me levava para os treinos do TAF para o concurso do Rio Grande do Norte. Enquanto isso, meu pai, infelizmente, não me apoiava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raniere: Eu estudei por cerca de 5 meses, conciliando com o estudo para Oficial da PMPE. A minha disciplina vem desde o ensino fundamental e médio, onde tive que me esforçar para conseguir medalhas em olimpíadas de física e matemática. Ademais, tive que conciliar com o treinamento de tênis de mesa, pois eu também era campeão paraibano dos jogos escolares na época e minha bolsa de estudos no colégio particular em que eu estudava era dependente disso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raniere: Sempre fui adepto às videoaulas, então material em PDF era só resumo. Além disso, sempre resolvi muitas questões, não conto elas, mas já passei facilmente de 10000. A desvantagem é o tempo que levo pra ver todas as aulas, mas coloco no 2x para ir mais rápido. A vantagem principal é meu conforto em estudar da maneira que absorvo mais o conteúdo e é menos “chato” pra mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raniere: Propagandas de resultados e comentários de colegas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Raniere: Sim. Alguns eram muito genéricos, o Estratégia direciona mais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Raniere: Sim. O material é muito aprofundado e gostei muito das trilhas estratégicas, bizus e dos simulados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raniere: Eu sempre estudei o que tinha mais dificuldade, então eu priorizava o que o simulado me dizia que eu estava pior. Além disso, só resolvia questões das matérias que eu dominava, mas estudava mais afundo as que eu tinha maior dificuldade. Não sou muito adepto ao conceito de horas líquidas, mas aproximadamente 4 horas líquidas
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raniere: Só pegava resumos prontos que eu encontrava e fazia todos os simulados possíveis, além de muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raniere: Fundamental. Não conto, mas, com certeza, passou das 10000.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raniere: Nesse concurso, não tive muita dificuldade em nenhuma matéria, mas quando tenho, eu foco nela e dedico a maior parte do meu tempo para aprendê-la, não “perco” tempo com aquilo que já sei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raniere: Intensa. Eu não estudo no dia pré-prova, tento relaxar e ir tranquilo pro próximo dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raniere: Eu fazia algumas redações e corrigia com um profissional da área, então meu conselho é que busquem alguém capacitado que corrija minuciosamente suas redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raniere: Meu principal erro foi não ter buscado algum profissional mais atento às minhas correções de redação. Meu principal acerto foi ter focado nas matérias em que eu ia pior nos simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raniere: Desistir não, mas ninguém consegue se manter 100% motivado todo dia. Minha principal motivação foi conseguir uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raniere: Para aqueles que sonham com a carreira militar, não deem ouvidos a ninguém que diminua seu sonho ou que duvide dos seus objetivos traçados. Faça seu caminho e as aprovações responderão por si só.