Aprovada no concurso SEDUC CE para o cargo de Professora de Química
ENTREVISTA: Rafaela Pinheiro – Aprovada no concurso SEDUC CE para o cargo de Professora de Química
“Quando é algo que você realmente deseja, você procura um jeito de se ajustar e com certeza arranja tempo para estudar”.
Confira nossa entrevista com Rafaela Pinheiro, aprovada em 11º lugar no concurso SEDUC CE para o cargo de Professora de Química:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rafaela Pinheiro: Sou formada em Química e Matemática – Licenciatura, tenho 31 anos e sou de Guaraciaba do Norte-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafaela: O desejo de estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rafaela: Trabalhava e estudava. Sempre trabalhei 3 turnos, portanto estudava à noite quando chegava do trabalho (de 22h30 até 4h da manhã). Sábado e domingo estudava o dia todo. Era bem cansativo, pois precisava acordar 6h da manhã para me preparar para o trabalho. Mas graças a Deus consegui alcançar meu objetivo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rafaela: Fui aprovada em 2 concursos: na Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte para Professora de Matemática (5° lugar) e SEDUC-CE para Professora de Química (11° lugar).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Rafaela: Sensação de dever cumprido e gratidão a Deus e ao meu esposo, Alan Kardec, que tanto me apoiou.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rafaela: Adotei uma postura radical. Não tinha convívio social. Saía apenas para o trabalho.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Rafaela: Sou casada. Tenho 1 filho, mas no período que estava estudando ainda não tinha filhos. Moro com meu esposo e filho. Durante minha jornada de estudo meu esposo foi peça fundamental para minha aprovação, eu me dedicava apenas ao meu trabalho como professora e estudava para o concurso. As tarefas da casa (fazer comida, limpar, etc.), meu esposo que fazia.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rafaela: Acredito que vale sim, pois pelo menos você terá estabilidade e, provavelmente, mais tempo para dedicar-se ao concurso que seja realmente seu objetivo. Atualmente me sinto realizada com os concursos que obtive aprovação.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rafaela: Comecei estudar antes do edital sair.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafaela: Conheci através da internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rafaela: Usei aulas presenciais, livros, cursos em PDF e videoaulas. Todos de certa forma foram fundamentais para minha aprovação.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Rafaela: Estudava no mínimo duas matérias por dia. Fazia resumos e exercícios. Durante a semana, estudava de 5h a 6h horas e no final de semana, o dia todo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafaela: Nas disciplinas que sentia dificuldade, lia várias vezes na semana os resumos que eu fazia durante o momento de estudo e realizava muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rafaela: Foi dia de estudo. Fui estudando até dentro do carro no momento que ia para o local da prova (risos).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rafaela: Não houve erros. O maior acerto, com certeza, foi investir em cursos preparatórios para o concurso.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rafaela: Às vezes desanimava, devido a rotina pesada de conciliar trabalho e estudo, mas com o apoio do meu esposo, Alan Kardec, eu voltava com entusiasmo aos estudos. Daí a importância de ter alguém que acredite no seu objetivo tanto quanto você.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rafaela: Ser financeiramente estável e sair da vida de professora temporária (risos).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafaela: Ter determinação e não ficar com desculpas. Quando é algo que você realmente deseja, você procura um jeito de se ajustar e com certeza arranja tempo para estudar. Estudem, sejam determinados.