Aprovado em 8º lugar no concurso TRT-MA (CR) para ANALISTA JUDICIÁRIO - ENGENHARIA
Concursos Públicos
“Saiba que todo esforço e abdicação dedicados nesse período de preparação será recompensado com sua aprovação.”
Confira nossa entrevista com Plácido Moraes De Almeida, aprovado em 8º lugar no concurso TRT-MA (CR) para ANALISTA JUDICIÁRIO – ENGENHARIA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Plácido Moraes de Almeida: Me chamo Plácido Moraes de Almeida, sou natural da cidade de Marabá no Estado do Pará – Norte do Brasil e tenho 26 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Plácido: Sou concursado desde o ano de 2017, em cargo de nível médio, e por isso tenho o objetivo de continuar no serviço público, porém em um cargo de nível superior na área de Engenharia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Plácido: Durante a preparação para o concurso, me esforcei em conciliar o trabalho e os estudos, tendo que estudar durante o período da noite e aos finais de semana. Além disso, ter tirado férias no último mês antes da data da realização da prova foi essencial para realizar uma revisão do conteúdo programático.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Plácido: Já fui aprovado e classificado no Concurso Público da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação (TAE) em 2017, ficando na segunda colocação para o cargo de Assistente em Administração. Fui aprovado no concurso público da Câmara Municipal de Marabá em 2020, ficando na quarta colocação para o cargo de Engenheiro Civil. Atualmente, fiquei entre os aprovados para o cadastro reserva do cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Engenharia, ocupando a 8ª colocação.
Pretendo continuar estudando para o cargo de Engenharia, revisando sobretudo os conteúdos específicos recorrentes nos concursos da área.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Plácido: Durante a preparação, procurei me dedicar aos estudos integralmente. Entretanto, me permitia ter momentos de lazer em alguns fins de semana com amigos e família, pois acredito que seja importante para o descanso da mente e do físico em preparação.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Plácido: Sou solteiro. Recebo o apoio total da minha mãe e irmão nos estudos e planos para meu futuro profissional.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Plácido: Estudei desde a publicação do edital com o conteúdo programático. Durante a preparação, tentei não me desconcentrar com as redes sociais e meios de entretenimento (televisão, celular) e aproveitar todo o tempo que tinha em casa para estudar, após o trabalho e aos fins de semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Plácido: Durante a preparação, fiz uso principalmente dos materiais em PDF, e das videoaulas como complemento. A principal vantagem dos materiais em PDF é a disponibilidade de grifar os trechos principais, além de inserir comentários relevantes. As videoaulas me permitam tirar dúvidas de determinados entendimentos sobre o assunto, através das exemplificações realizadas pelos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Plácido: Conheci o Estratégia Concurso pelas redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Plácido: Notei que somente o Estratégia Concursos oferecia um curso específico para os cargos de Engenharia, com material de qualidade abordando os principais conteúdos programáticos, de forma atualizada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Plácido: Estudei cerca de 4 horas diárias durante a semana e aos fins de semana tentava dedicar cerca de 6 a 8 horas. No último mês, estando de férias do trabalho, estudei 6 a 8 horas em todos os dias da semana. Como plano de estudos, iniciei pelos conteúdos básicos e depois parti para o estudo dos conteúdos específicos, realizando uma revisão de todo material estudado nas semanas finais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Plácido: Como revisão, buscar ler as marcações e comentários feitos diretamente nos materiais em PDF, além das anotações e esquemas escritos no caderno. Sempre após a leitura dos conteúdos, procurei responder as questões selecionadas nos pdf’s do Estratégia Concursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Plácido: A resolução dos exercícios propostos foi essencial para a fixação do conteúdo, além de permitir identificar os pontos fracos no entendimento do material.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Plácido: Os conteúdos de legislação foram os mais complicados de assimilar, tendo a necessidade de uma constante revisão e resolução de questões para melhorar a fixação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Plácido: Na semana anterior a realização da prova, busquei realizar uma revisão de todo o conteúdo até o último dia antes da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Plácido: Realizando uma análise crítica de minha preparação para este concurso, observo que poderia ter aproveitado melhor o tempo disponível aos estudos para contemplar todo o conteúdo programático, pois me abdiquei de estudar algumas leis presente nos conteúdos de legislação em virtude do tempo. Como acerto, vejo que as constantes revisões dos conteúdos específicos na área de engenharia no período pré-edital me permitiram ter uma boa base e otimizar meu tempo nas revisões e complementações de estudos pós-edital.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Plácido: Busquei me manter motivado com foco em meu objetivo durante todo tempo de preparação, não tem tido vontade de desistir em nenhum momento. Disciplina e fé foram essenciais nesse processo e serão durante toda essa minha jornada de “concurseiro”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Plácido: Aos “concurseiros” aconselho ter disciplina e foco em seu objetivo. Saiba que todo esforço e abdicação dedicados nesse período de preparação será recompensado com sua aprovação. Ocupar um cargo público com todos os seus benefícios poderá trazer uma vida mais estável financeiramente e permitir a realização de muitos sonhos.