Aprovado em 15° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental
Concursos Públicos
“(…) me sinto cada vez mais preparado, não só para concursos, mas para o mundo dos estudos e a vida em si. O material é bem completo para a pessoa que sonha em se tornar servidor público de excelência, com professores ótimos e muito bem elaborado, revisado e atualizado. O grande diferencial é que o assunto abordado é “o que cai” nas provas.”
Confira nossa entrevista com Pedro Lucas, aprovado em 15° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Pedro Lucas: Me chamo Pedro Lucas, sou Engenheiro Florestal, tenho 24 anos e sou de Rio Branco – Acre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Primeiramente por inspiração dos servidores públicos da minha família e por vivências no setor privado como aprendiz, estagiário e recém-formado.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Pedro: Não, desde que me formei, me decido exclusivamente aos estudos. Apareceu alguns trabalhos esporádicos, no entanto, sempre a prioridade foram os concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Pedro: É o primeiro concurso em que fico no quadro de vagas dos aprovados. Já reprovei em alguns. Eu pretendo seguir estudando, não pretendo parar agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Pedro: Estudo de segunda a sexta, e nos finais de semana assisto no máximo a vídeos aulas ou algumas estratégias de provas, técnicas de estudo, etc. Guardo os finais de semana para minha namorada, minha família, lazer, descanso, etc. No entanto, desde o começo do ano, tenho usado a parte da manhã do sábado para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Pedro: Não sou casado, tenho namorada. Não tenho filhos. Minha mãe é minha principal apoiadora e inspiração, servidora pública federal. As outras pessoas sempre entenderam e me apoiaram. No entanto, alguns amigos sentem minha “falta” principalmente por ter abdicado das redes sociais e estar com foco principalmente no estudo para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Pedro: Eu estudo para concursos da área fiscal. No entanto, sou Engenheiro Florestal e tenho bom conhecimento na área ambiental. Depois que saiu o edital do IBAMA eu “peguei” as matérias comuns para revisar, e as matérias que eu tinha conhecimento da época da graduação, eu revisei via questões.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Pedro: Principalmente os PDFs, algumas videoaulas e meus próprios resumos. Os PDFs são ótimos pois tratam exatamente do assunto voltado para concursos, com custo benefício bem interessante quando a pessoa não tem tempo. Em assuntos mais difíceis de assimilação, sempre é bom uma videoaula em velocidade x2.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Não há como não conhecer o Estratégia se você estuda para concursos. Desde o meu primeiro contato com o mundo dos concursos, o estudo sempre foi através do material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Pedro: Sim, me sinto cada vez mais preparado, não só para concursos, mas para o mundo dos estudos e a vida em si. O material é bem completo para a pessoa que sonha em se tornar servidor público de excelência, com professores ótimos e muito bem elaborado, revisado e atualizado. O grande diferencial é que o assunto abordado é “o que cai” nas provas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo?
Pedro: Eu estudo através de ciclos de estudo, no entanto, nem sempre são seguidos à rigor. Estudo várias matérias ao mesmo tempo, porém em alguns momentos da preparação, tenho que dar um “upgrade” em alguma matéria mais atrasada e aí essa matéria passa alguns dias sendo a “única”, só alguns dias, rs. Tenho 2 ciclos de matérias, esses ciclos podem ser alternados para revisões, etc. Cada ciclo tem em torno de 8 matérias. Nunca contabilizei as horas líquidas, acho que é mais importante a qualidade do que a quantidade para quem tem o dia todo para estudar, mas posso dizer que estudo em torno de 4 a 5 horas líquidas por dia de segunda a sexta.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Pedro: Tenho alguns resumos feitos por mim e faço revisões via questões e resumos. Fiz algumas provas como “treino”, não costumo fazer simulados ainda.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pedro: É essencial se você quer ser aprovado. No site de questões, já fiz mais de 2000, fora as do PDF e das aulas teóricas. Pretendo fazer muito mais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Pedro: Não, no começo todas parecem difíceis, principalmente se você nunca teve contato, mas aos poucos a gente vai aprendendo. As dificuldades vão sendo superadas com as revisões e as questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: Na semana final, fiquei revisando via questões e revendo as questões erradas das disciplinas do edital. No dia antes foi de descanso e de dormir cedo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pedro: Eu gosto muito de aprender coisas novas, gosto de ler, gosto de escrever e gosto de determinados assuntos relacionados a meio ambiente, produção, exportação, etc. (assuntos que estão em alta para serem cobradas no IBAMA e assuntos da atualidade). Por gostar de ler e escrever, não é dificuldade pra mim expressar minhas ideias através do texto, o único problema é o tempo corrido da prova. O que eu aconselho é ler muito, enriquecer o vocabulário, verificar modelos de redação da banca do seu concurso e treinar a escrita através de redações.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Pedro: Erros: às vezes deixar um pouco as questões de lado, para avançar no conteúdo teórico.
Acertos: questões e revisões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Nunca pensei em desistir, não vou desistir. É só o começo da caminhada pra mim…
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Você também consegue! A disciplina é a chave para realização dos nossos sonhos, não só nos concursos, mas para vida. Deixo uma frase do melhor jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan: “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”. Não desista, meu amigo e minha amiga.