Aprovado em 26° lugar no concurso Petrobras para a Ênfase 14: Engenharia de Equipamentos - Mecânica
Concursos Públicos
“O melhor método de estudar para mim é resolver exercícios, simulados, provas antigas, e me aprofundar nos assuntos das questões a cada dificuldade que encontro. Eu registrava as dúvidas na minha planilha de controle e estudava cada conteúdo em livros de faculdade e pesquisa na internet. Nos assuntos em que eu não tinha nenhum conhecimento, fiz resumos inicialmente com as fórmulas mais utilizadas e pontos chaves, e depois resolvi os exercícios.”
Confira nossa entrevista com Pedro Ivo, aprovado em 26° lugar no concurso Petrobras para a Ênfase 14: Engenharia de Equipamentos – Mecânica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor.
Pedro Ivo: Me chamo Pedro Ivo, tenho 32 anos e estou morando em Curvelo, Minas Gerais. Me formei em Engenharia Mecânica pela UFMG em 2016, trabalho com projetos mecânicos desde então e tenho uma empresa que presta serviços de análise estrutural. Recentemente, fiquei classificado dentro das vagas diretas no concurso da Petrobrás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Antes do lançamento do edital para a Petrobras eu não pretendia estudar para concursos. Decidi trabalhar lá devido à possibilidade de atuar com engenharia de ponta na minha área, além da empresa ser reconhecida pela valorização dos funcionários e ter estabilidade no serviço.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Pedro: Comecei a me preparar logo após a divulgação do concurso e trabalhei quase todo o período até a data da prova, tive apenas uma semana de folga para focar nos estudos. Estabeleci uma rotina de acordar cedo, estudar até o horário do meu serviço, trabalhar até as cinco da tarde e depois estudar até as 23h, sendo que precisei trabalhar na minha empresa particular alguns dias à noite. Todos os feriados e fins de semanas foram dedicados ao concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Pedro: Fui aprovado em um outro concurso, fiquei em sexto lugar para a vaga de engenheiro mecânico na Cemig em 2018, mas não fui chamado. Não pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Pedro: Adotei uma postura radical até a data da prova, saía de casa apenas quando realmente necessário e me encontrei com poucas pessoas. Estudei durante o Natal, no ano novo e carnaval, inclusive.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Pedro: Estou solteiro, não tenho filhos e tive o total apoio da minha família, que foi fundamental para mim. Fiquei na casa da minha família durante o período em que estudei e pude dedicar todo o meu tempo livre para me preparar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Pedro: Comecei a me preparar no final de dezembro, sendo que a prova foi em março. Decidi ficar longe de tudo que pudesse me distrair, mantive um planejamento diário do que iria estudar, e mantive contato com outras pessoas com a mesma meta que a minha. Ter informações claras do que deveria estudar e observar a minha evolução também me motivou a me dedicar mais a cada dia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Pedro: Adquiri um curso on-line que forneceu material didático escrito, videoaulas, cronograma, exercícios diários, simulados semanais e acesso a um grupo para discussões.
O cronograma e grupo de estudos foram fundamentais para manter o foco, principalmente por me lembrar que estava concorrendo com várias pessoas capacitadas, e o melhor produto incluso foram os simulados semanais.
A maior desvantagem foi que os tópicos abordados pelos professores eram algumas vezes repetitivos e muito focados em alguns assuntos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Conheci o Estratégia Concursos enquanto buscava mais simulados para fazer, pesquisando por escolas de concurso na internet com material para a Petrobras.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Pedro: O que mais me incomodou foi o material escrito limitado, com pouco volume de informações, algumas aulas pouco didáticas e os conteúdos repetitivos.
Inicialmente, estava assistindo todas as aulas e usando o material escrito fornecido. Depois percebi que usar os livros didáticos da faculdade me forneciam um volume maior de informações, e que deveria assistir aulas apenas de assuntos específicos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Pedro: Nas últimas semanas antes da prova, também adquiri o material do Estratégia Concursos, que complementou os assuntos que estava estudando e mostrou outros tópicos em que deveria investir meu tempo.
Senti diferença por ter conteúdos mais diversos e com focos diferentes dos que estava estudando, os cursos que adquiri foram complementares para mim. Achei o material escrito fornecido pelo Estratégia mais didático e bem elaborado, assim como o site e a disponibilização do material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pedro: Usei um cronograma para controlar quais tópicos já havia estudado e quais faltava estudar ainda. Fiz uma planilha que registrava os meus erros e dúvidas a cada exercício que fazia, depois exibia graficamente as estatísticas dos assuntos mais frequentes nas provas e dos que eu deveria dedicar mais tempo, com base no meu próprio desempenho.
Busquei estudar um ou dois assuntos dos conteúdos específicos por dia, e em metade dos dias eu também estudei português. Dediquei ao menos 9 horas diárias apenas estudando.
Estratégia: Como fazia revisões?
Pedro: O melhor método de estudar para mim é resolver exercícios, simulados, provas antigas, e me aprofundar nos assuntos das questões a cada dificuldade que encontro. Eu registrava as dúvidas na minha planilha de controle e estudava cada conteúdo em livros de faculdade e pesquisa na internet. Nos assuntos em que eu não tinha nenhum conhecimento, fiz resumos inicialmente com as fórmulas mais utilizadas e pontos chaves, e depois resolvi os exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pedro: A resolução de exercícios de concursos anteriores foi a base dos meus estudos. Fiz 19 simulados e provas antigas da mesma banca, além de 957 exercícios avulsos de conteúdo específico e 841 de português, conforme registrei na minha planilha.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)?
Pedro: Inicialmente, tinha muita dificuldade nas questões de português e praticamente todos os conteúdos específicos. Superei através de estudo contínuo, planejado e bem direcionado.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: Na semana da prova tirei folga do meu trabalho e estudei o dia inteiro. Fiz um simulado a cada manhã e passava o resto do dia lendo e pesquisando sobre cada questão que errei ou tive dúvida. Só não estudei no dia da prova
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Pedro: O maior acerto foi registrar todas as minhas dúvidas e visualizar quais os assuntos em que eu deveria me dedicar mais, além de dedicar todo meu tempo livre aos estudos.
O maior erro foi tentar assistir todas as aulas on-line disponíveis no curso que adquiri. Também errei em tentar aprender assuntos extensos de uma vez, ao invés de dividir em várias partes menores e estudar uma por uma.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Não pensei em desistir em nenhum momento. Minha maior motivação era acreditar que tinha capacidade, que poderia dar certo, e observar minha evolução diária.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: A maior ferramenta para estudar é seguir um planejamento todos os dias, observar a evolução pessoal, as metas já alcançadas e as futuras, vai ser a sua maior motivação.
Todos farão a mesma prova, e se houver uma evolução contínua, qualquer um pode alcançar um bom resultado, não importa quem seja ou qual o conhecimento prévio.
Bons estudos!