Aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR)
“Aos que estão começando, recomendo estudarem muito as matérias básicas. O máximo possível! Dessa forma, sempre estarão por dentro de 40% a 50% do edital, o restante vamos estudando com um menor peso”
Confira nossa entrevista com Pedro Henrique dos Santos, aprovado no concurso PMPR:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor.
Pedro Henrique dos Santos: Meu nome é Pedro e fui aprovado para o cargo de Soldado PMPR e (3x) PMSP estudando pelo Estratégia Concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Bom, eu comecei a estudar para concurso com meus 17 anos de idade. Mas sempre foi algo genérico, estudava muito as básicas (português, RLM, matemática e etc). Devido essa “bagagem” que auferi, prestei o exame nacional do ensino médio (ENEM) e consegui bolsa integral de Direito. Hoje, estou no 8º semestre do curso.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Pedro: Tempo sempre foi algo essencial em minha vida, pois chegaram épocas em que eu precisava cursava minha faculdade, estudar para concurso, trabalhar, treinar o físico para o TAF, cuidar da minha vida espiritual e dar atenção a minha namorada. Creio que para ser aprovado em concursos, precisamos aproveitar oportunidades, eu estudava no ônibus, aos finais de semana e algo que consegui reservar um bom tempo para os estudos, foi durante a quarentena, creio que esse foi o alicerce para minha aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: O Estratégia Concursos esteve comigo desde meus 17 anos, mas no ano de 2020, quando foi ofertada uma promoção para pessoas de baixa renda adquirirem o plano corujinha social, foi quando consegui me desenvolver ao máximo, pois tinha os melhores materiais do mercado para diversos concurso e, como dito anteriormente, consegui ganhar tempo durante a quarentena.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Pedro: Meu método de estudos sempre foi o comum, fazer um cronograma com todas as matérias, dando maior peso de tempo para as principais, conciliava o tempo entre teoria e questões. Sempre resolvendo questões, pois é imprescindível para a preparação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Pedro: Nunca fiquei entre os primeiros colocados, mas sempre consegui posições dentro das vagas. PMSP (2018) posição 990; PMSP (2019) posição 2250; PMSP (2021) posição 807; PMPR (2021) posição 801 (ampla) e 67 (cotas).
Estratégia: O que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Aos que estão começando, recomendo estudarem muito as matérias básicas. O máximo possível! Dessa forma, sempre estarão por dentro de 40% a 50% do edital, o restante vamos estudando com um menor peso.
Agradeço muito a Deus, minha família e ao Estratégia Concursos, em especial ao professor Sérgio Henrique (geografia e história), que sempre me deram o maior apoio e liberdade para procurá-los em suas redes sociais. Creio que sem esses integrantes, não conseguiria minha aprovação.