Aprovado em 297° lugar para Auditoria e Fiscalização no concurso SEFA MG
Concursos Públicos
“[…] Visualize diariamente onde você quer chegar, trace seu caminho e não desista até chegar lá!”
Confira nossa entrevista com Paulo Sérgio Simonetti, aprovado em 297° lugar no concurso do SEFA MG para o cargo de Auditoria e Fiscalização:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulo Sérgio Simonetti: Nome: Paulo Simoneti
Formação: Engenharia
Cidade Natal: Sorocaba – SP
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulo: Adquirir maior tranquilidade na vida financeira e social visando perspectivas de longo prazo. Além disso, sempre tive um grande desejo de atuar na área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Paulo: Sim. Trabalhei até meados do ano de 2020. Até esse período usava minhas horas disponíveis, pós-trabalho para me dedicar aos estudos. Desde 2020, já aposentado, dedico-me integralmente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Paulo: Nos últimos 2 anos, prestei vários concursos para área fiscal, nas mais diversas secretarias da fazenda como CE, ES, AL, AM, PA e por último MG.
Obtive aprovação no AM (Posição 394) e MG (Posição 297 – Área de Auditoria e Fiscalização), porém fora do número de vagas.
Recentemente saiu a nomeação para os aprovados de MG (271 vagas). Sendo assim, estou no aguardo, caso haja desistências, de uma possível nomeação. Nesse meio tempo continuo com os estudos, nesse momento, focado no CNU, carreira de AFT.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Paulo: Vida social normal, sem stress, de forma bem equilibrada para que não prejudicasse minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Paulo: Sim. Meus filhos já têm vidas independentes, não moram comigo. Atualmente, só vivo com minha esposa. Quanto a ela, sempre me apoiou na continuidade dos estudos, pois já é concursada na esfera federal e sabe como é a vida de concurseiro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Paulo: Para o concurso da SEFA-MG, estudei em torno de 9 meses, focado somente para esse concurso. Também já vinha com uma boa bagagem dos concursos anteriores para a área fiscal estadual.
Uma forma para manter a disciplina é PLANEJAMENTO e CONTROLE do planejado. Caso seja necessário, ajuste no planejado conforme o desempenho obtido através de questões e simulados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulo: Basicamente usei PDFs regulares para estudar os assuntos, PASSO ESTRATÉGICO para revisá-los e Sistema de Questões para avaliar meu desempenho em cada assunto.
A principal vantagem do uso de PDFs é que conseguimos otimizar o tempo disponível para passar por todos os pontos do edital.
Aulas em vídeo, somente na fase de Reta Final, para obter dicas finais preciosas dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulo: Estudando para concurso, através das mídias sociais e específicas de concurseiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Paulo: Sim. O Estratégia tem uma gama muito significativa de ferramentas para preparação do concurseiro, o que o torna um grande diferencial em relação ao que temos no mercado como, por exemplo, as assinaturas ilimitadas, trazendo um excelente custo-benefício para o usuário.
Atualmente, um grande diferencial, que vejo, é a assinatura vitalícia. Sou vitalício e isso me dá a possibilidade de continuar estudando até minha efetiva aprovação a custo zero.
Uma outra ferramenta, que já usei e que também é um diferencial para a preparação de alto nível é o Estudo Acompanhado, apesar que para essa ferramenta há um custo adicional.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulo: Preparava meu plano de estudo semanal, focando várias matérias por dia – 3 a 4 matérias – ; estudava em torno de 8 horas líquidas por dia, 2 a 3 horas por matéria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulo: Revisões através do Sistema de Questões, Mapas Mentais, Simulados e Questões inéditas disponibilizadas pelo próprio Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Paulo: Resolução de questões é muito importante para consolidação dos assuntos e aparar as arestas nos pontos críticos.
No período de revisões finais, por exemplo no último mês antecedente ao concurso, costumava fazer em torno de 100 a 150 questões por dia das mais diversas matérias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Paulo: Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Civil e Direito Penal.
Através de questões e revisões dos erros.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulo: Intensa. Focado somente nos pontos mais críticos e recomendado pelos professores através dos vídeos da Hora da Verdade. Além disso, bateria de questões e simulados.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Paulo: Tranquila. Uma boa preparação para prova objetiva já é de grande valia para a preparação da prova discursiva. Que precisa ser feito nessa fase é treinar a escrita, não só do conteúdo dos temas mas também a correção gramatical e semântica (coesão, coerência e concisão).
No caso em particular do concurso da SEFA-MG, foi mais tranquilo que tivemos em torno de 2 meses para preparação exclusiva para a prova discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulo: Ao longo de 2 anos prestei vários concursos para área fiscal, muitos deles com diferença de menos de 1 mês. Isso pra mim não foi muito bom. Embora em torno de 80% das disciplinas serem correlatas, é um tempo curto para internalização dos outros 20%, particulares ao próximo concurso, o que pode fazer diferença significativa no resultado final.
Meu maior acerto foi manter o foco total em um determinado concurso até a realização da prova. Foi o que fiz quando estava me preparando para o concurso da SEFA-MG.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulo: Não. Jamais pensei em desistir. Como diz os próprios professores: Só não passa quem desiste.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo: Meu Conselho: PLANEJAMENTO, DETERMINAÇÃO e DISCIPLINA!
Minha Mensagem Final: Visualize diariamente onde você quer chegar, trace seu caminho e não desista até chegar lá!