Aprovado em 10° lugar no concurso Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal
Concursos Públicos
“Estudar para concurso público é uma das melhores formas de mudar de vida, só depende de você. A aprovação sempre virá pela disciplina, perseverança […]”
Confira nossa entrevista com Orvil Izidoro de Souza, aprovado em 10° lugar no concurso Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Orvil Izidoro de Souza: Sou o Orvil, tenho 34 anos e moro na cidade de Uberlândia–MG. Sou formado em Engenharia de Produção e Pós Graduado em Gestão Empresarial e de Negócios.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Orvil: Decidi estudar para concurso público porque vi uma oportunidade de melhorar de vida e ter maior estabilidade profissional. Escolhi a área policial por ser um sonho, e também, pelas vantagens que a carreira oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Orvil: Durante todo o percurso como concurseiro sempre conciliei os estudos com o meu trabalho, estudava nas folgas e horas vagas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Orvil: Já fui aprovado na Polícia Militar de MG (Soldado), na prova da Polícia Civil do Pará (Escrivão) e agora na Polícia Penal de MG (10º posição – ACM). Ainda não decidi se irei continuar estudando para concurso público. Nesse momento estou focado na posse da Polícia Penal de MG.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Orvil: Precisei abdicar de algumas coisas para dedicar aos estudos, pois estudar e trabalhar exige bastante disciplina.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Orvil: Sou casado e a minha esposa está grávida. Ela sempre me apoiou nos estudos, assim como toda a minha família. Eles sempre diziam que os estudos são uma forma de mudar de vida e que eu devo continuar nesse caminho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Orvil: Estudei por cinco meses focado na Polícia Penal de MG e graças a Deus consegui a aprovação. Para manter a disciplina sempre foquei nos resultados que a minha futura aprovação poderia proporcionar!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Orvil: Utilizei o material em PDF, Mapas Mentais, resumos e a resolução de questões para a minha preparação. A principal vantagem dos PDF’s é o estudo direcionado para o concurso e no estilo de cobrança da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Orvil: Conheci o Estratégia Concursos pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Orvil: Sem dúvidas o material do Estratégia Concursos é o melhor e mais completo que já encontrei no mercado. Com ênfase nas apostilas em PDF e resumos direcionados. Sempre que finalizava as apostilas o meu número de acertos em questões aumentava significativamente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Orvil: Estudava cerca de cinco matérias ao dia, de segunda a sábado, sendo uma hora líquida para cada matéria. Já no domingo fazia simulado e discursiva.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Orvil: Eu estudava todo o material uma vez, depois disso focava nos resumos, mapas mentais, lei seca, jurisprudência, questões e simulados. Às vezes quando tinha dúvidas revisava a apostila. Foi desse modo que consegui 91% de acerto na prova da PPMG.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Orvil: Resolver questões é a chave da aprovação. Resolvi bastante.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Orvil: Tinha dificuldade nas matérias de direito, depois com o tempo e muita perseverança essas matérias se tornaram algo simples de estudar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Orvil: Foquei nos resumos e mapas mentais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Orvil: Teve a prova discursiva sim. A melhor maneira de sair bem numa prova discursiva é praticar bastante.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Orvil: Já finalizei todas as etapas. Deu tudo certo, graças a Deus. Durante o período dos estudos sempre me preocupei em treinar também para o teste físico.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Orvil: Meu erro foi uma pausa que fiz nos estudos durante um período. Meu acerto foi quando retornei aos estudos e só parei quando veio a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Orvil: Já pensei em desistir várias vezes, mas olhando as dificuldades do mercado de trabalho eu sabia que precisava continuar os estudos para concurso público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Orvil: Estudar para concurso público é uma das melhores formas de mudar de vida, só depende de você. A aprovação sempre virá pela disciplina, perseverança e fé em Deus. Acredite, pois é possível!