“O meu conselho é que se você quer isso, se você almeja isso, é porque algo em você já é isso. Não importa se é seu sonho ou simplesmente desejo da tão sonhada estabilidade financeira. Se você quer, corre atrás, porque ninguém vai fazer isso por você […]”
Confira nossa entrevista com Olavo Abreu Severo, aprovado em 67° lugar no concurso PP-CE para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Olavo Abreu Severo: Tenho 30 anos, tenho formação em Segurança Pública, sou natural de Brasília – DF, mas sempre morei no Ceará, Estado natal de minha mãe. Trabalho há sete anos como soldado das fileiras da gloriosa Polícia Militar do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Olavo: Comecei a estudar para concurso graças a um colega meu que na época me falou de uma oportunidade para PMCE, e até me emprestou um material para estudo. Fiquei interessado porque na época era um concurso para cinco mil vagas e eu sabia que seria minha. Também sempre gostei das carreiras policiais desde criança, o que me despertou interesse em estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Olavo: Quando eu passei no primeiro concurso, eu era jovem, tinha 23 anos, estava desempregado, solteiro, com certeza foi uma reviravolta em minha vida. Enfim consegui a tão sonhada estabilidade financeira. Naquela época era mais fácil estudar, tinha muito tempo para isso. Hoje, aprovado na PPCE, conciliava os estudos com o trabalho na PMCE e a vida de casado, posso dizer que foi um pouco mais difícil estudar, tive que sair da minha zona de conforto, isso não é fácil, mas hoje posso dizer que não é impossível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Olavo: Desde que assinei o Estratégia Concursos, em 2023, eu vinha realizando alguns certames de lá pra cá, até pra pegar rotina dos exames e o perfil da banca IDECAN. Fui aprovado no concurso Docas CE, guarda portuário no CR; Guarda Civil Municipal de Fortaleza, CE, dentro das vagas; DEMUTRAN de Maracanaú, CE, no CR; Guarda Civil municipal de Caucaia, CE, no CR; SEAS CE, dentro das vagas e o no concurso que eu almejava PPCE, dentro das vagas. Hoje, eu não quero mais me acomodar e continuar estudando, sei que posso futuramente ter uma vaga em um concurso público mais bem remunerado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Olavo: Antes de sair o edital eu saía normalmente com a família e amigos, mas com o edital na praça, não tem jeito, tive de me isolar mais e focar nos estudos, não foi fácil, mas foi necessário. Hoje posso dizer que valeu a pena.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Olavo: Hoje estou casado, tenho uma enteada, e minha esposa e eu estamos esperando nosso primeiro filho daqui a alguns meses. Minha esposa me apoia, ela diz que sou sua maior inspiração, hoje ela é concursada também, técnica de enfermagem. Minha esposa é quem mais sente a minha falta quando eu sento na cadeira pra estudar, mas ela é compreensiva. Agradeço por isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Olavo: Eu vinha estudando desde que começaram os boatos de um novo edital para PPCE, acho que desde o primeiro semestre de 2023. Não é fácil manter a disciplina, eu tentava estudar sempre que tinha tempo, e todos os dias, mesmo que fosse pouco, ou simplesmente resolvendo algumas questões. E na fase pós edital, costumo me isolar de todas as redes sociais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Olavo: O material do Estratégia é bem completo, utilizei tudo o que tinha à minha disposição: vídeos aulas, PDFs, questões e muitos simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Olavo: Através de alguns colegas de profissão já concursados e que estudam para outros concursos. Eles me indicaram. Inicialmente comprei o pacote do curso da PPCE, e posteriormente me surgiu a oportunidade de assinar o pacote vitalício e eu abracei.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Olavo: Na minha primeira aprovação em concurso, na PMCE, eu estudei por um material emprestado, somente em PDF. Conforme fui estudando, fui vendo que muitas coisas das legislações estavam desatualizadas, tinha que tomar cuidado pra não está estudando coisa ultrapassada. No Estratégia, eu assinei o plano pré-edital e quando o edital saiu, eles atualizam todo o material conforme o edital, o que é ótimo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Olavo: Fiz o da PMCE e fui aprovado, na época eu não conhecia o Estratégia e também não tinha recursos financeiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Olavo: O material do Estratégia com certeza é muito completo, isso fez muita diferença na minha aprovação, as questões e os simulados me ajudaram bastante. As aulas dos PDFs são muito boas também.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Olavo: Eu estudava sempre que dava, por causa do trabalho e da minha vida pessoal. Nos dias em que eu estava de folga, estudava mais, 6 ou 8 horas por dia. No dia que tirava plantão estudava menos. Quando não podia estudar, fazia apenas questões. Procurava estudar no máximo, duas matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Olavo: Fazia as revisões respondendo questões e fazendo simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Olavo: Pra mim foi muito importante porque através dos exercícios pude revisar os estudos e entender como a banca cobrava as disciplinas nas provas. Inclusive uma tática minha, foi fazer as provas que a banca IDECAN realizou no Ceará, pra poder me familiarizar com ela. Em algumas foi aprovado, em outras não, mas pude aprender com os erros.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Olavo: Minha pedra no sapato acho que é direito Administrativo, inclusive fui reprovado na prova da AMC, só por causa dela, nessa prova também tinha cláusula de barreira. Acho que como é a minha dificuldade, tento focar mais, e revisar mais o material de aula. Enfim deu certo,
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Olavo: Foi mais focada nos simulados e em responder as questões anteriores da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Olavo: A minha preparação para a discursiva foi escrever alguns textos, inclusive os dos simulados, embora meus textos não tenham passado por uma correção de um professor, eu procurei estruturá-lo da maneira como foi ensinado nas aulas, e não fugir do tema. Aconselho que se a sua prova discursiva fique sempre procurando praticar, faça um texto por semana, se você estruturar o texto e escrever sobre o que é pedido, vai dar certo.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Olavo: Esse TAF da PPCE com certeza vai ser o teste físico mais difícil que realizei, isso pelo nível de aptidão exigido. Minha preparação está sendo fazer dieta e treinar bastante, isso porque estou um pouco acima do peso, hoje peso 100kg, mas nunca fui sedentário, sou faixa preta de jiu-jitsu. Tenho certeza que muita gente vai reprovar neste TAF. Realmente está puxado. Mas perdendo alguns quilinhos eu acredito que serei aprovado neste teste.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Olavo: O principal erro na minha trajetória de concurseiro, foi me acomodar. E o principal acerto, foi despertar novamente. Agora é seguir o foco e fazer da disciplina um hábito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Olavo: Com certeza o sentimento de desistir vai aparecer quase todos os dias, não é fácil sentar a bunda na cadeira pra estudar, muitas vezes você vai deixar de fazer o que gosta e de estar com quem gosta pra se isolar em um quarto e estudar. Mas a minha motivação é a minha família, querer dar uma vida melhor a ela e a certeza de que sem sacrifícios, não a glória.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Olavo: O meu conselho é que se você quer isso, se você almeja isso, é porque algo em você já é isso. Não importa se é seu sonho ou simplesmente desejo da tão sonhada estabilidade financeira. Se você quer, corre atrás, porque ninguém vai fazer isso por você. Nem sempre você estará motivado para estudar, por isso a disciplina é melhor que a motivação. Disciplina é fazer o que tem que ser feito, você motivado ou não. Oss!