Aprovado em 6º lugar no concurso ICMBio para Técnico Ambiental em Rondônia
Concursos Públicos
“Hoje sei que o melhor caminho para a aprovação passa principalmente por disciplina, motivação e persistência. Estar atuando no serviço público atualmente e reconhecer a minha vocação na área foi uma grande motivação para mim.”
Confira nossa entrevista com Oder Henrique Coutinho Rodrigues, aprovado em 6º lugar no concurso ICMBio para Técnico Ambiental em Rondônia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Oder Henrique Coutinho Rodrigues: Tenho 27 anos e sou natural de Boa Vista, Roraima. Sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista, formado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Tenho especialização em Direito Ambiental e MBA em Gestão da Qualidade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Oder: Desde muito jovem, talvez por influência de amigos e familiares, eu quis atuar no serviço público. Durante a minha graduação na área ambiental e após a conclusão dela, sempre vi no Ibama e no ICMBio uma ótima oportunidade de unir a minha profissão ao meu sonho de ser aprovado em um concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Oder: No início da minha trajetória de estudos eu não trabalhava, apenas conciliava os estudos para concurso com a minha pós-graduação. Recentemente comecei a conciliar os estudos com a minha atuação como Analista Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente de Boa Vista – RR. Em virtude da rotina cansativa, eu não conseguia estudar todos os dias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Oder: Como o meu objetivo inicial sempre foi a aprovação no Ibama, desde o fim da graduação eu busquei fazer o máximo de provas possíveis para me familiarizar com a linguagem dos concursos. Cheguei a fazer provas para a área de saneamento, meio ambiente e energia e fiquei em 7º lugar no concurso do IDAM-AM para Engenheiro Ambiental. Minha primeira aprovação dentro do número de vagas previsto no edital foi agora para Técnico Ambiental do ICMBio, em Rondônia. Após a 1ª aprovação me sinto ainda mais motivado a continuar estudando e pretendo contar com o apoio do Estratégia nessa jornada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Oder: Inicialmente eu buscava conciliar as minhas demandas sociais com a minha preparação para os concursos. Posteriormente, também em consequência da pandemia, abdiquei dos momentos com amigos e família para me dedicar essencialmente ao trabalho e aos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Oder: Não sou casado e não tenho filhos. Minha família sempre me motivou a buscar a aprovação, em especial a minha mãe, que tem me apoiado muito nessa trajetória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Oder: Direcionado para os concursos do ICMBio e do Ibama, em específico, eu estudei por 5 meses, a partir da autorização dos respectivos concursos. Nos últimos meses, após a publicação do edital, eu intensifiquei os estudos, sempre conciliando com o trabalho. O que mais me motivava era a certeza de que eu estava absorvendo o conteúdo, principalmente porque conseguia relacionar a teoria com a minha atuação profissional. Durante um bom período eu relaxei nos estudos, mas como já estava habituado aos concursos, puder retomar os estudos sem grandes dificuldades.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Oder: Para as disciplinas e os conteúdos em que não tinha muito conhecimento, eu buscava assistir às videoaulas disponíveis no curso que adquiri junto ao Estratégia, e também as aulas gratuitas ao vivo no YouTube. Para os assuntos em que tinha maior conhecimento prévio, eu recorri à leitura de PDFs e livros. Além disso, eu estudava muitas legislações e sempre buscava resolver questões para avaliar minha evolução.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Oder: Conheci o Estratégia por meio das aulas ao vivo no YouTube, principalmente aquelas ministradas pelo Professor Rosenval Jr, que foi personagem fundamental no início da minha preparação para concursos em 2018.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Oder: Nunca usei materiais de outros cursos. O Estratégia foi o primeiro a que fui apresentado e desde sempre sua plataforma e materiais foram satisfatórios para a minha necessidade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Oder: Cheguei a fazer 5 concursos antes de ser aluno do Estratégia, mas não tive ótimas colocações.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Oder: Conhecer o Estratégia mudou completamente a minha perspectiva e a minha preparação para os concursos. Após as videoaulas e a contratação dos cursos, pude organizar melhor os conteúdos e a minha rotina. O maior diferencial que vejo são as dicas e a didática dos professores, que estão sempre buscando motivar os alunos e nos apresentar formas de tornar mais eficiente a nossa preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Oder: Seguindo as dicas dos professores e colegas, eu buscava estudar mais de uma disciplina por dia, senti um ganho de produtividade e assimilação de conteúdo com essa técnica. Por conta do trabalho em dois turnos, durante os dias úteis eu conseguia estudar em média 3 horas por dia e quando tinha tempo, revisava no trabalho. Aos fins de semana e feriados no pós edital, eu estudava de 8 a 10 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Oder: Eu sempre busquei fazer anotações, mapas mentais e revisões escritas para melhorar minha assimilação. Quando isso não era possível, eu fazia resolução de questões e assistia aulas de resumo, como as lives do Estratégia no YouTube.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Oder: Entendo que a resolução de exercícios é a melhor maneira de identificar nossa evolução nos estudos e reconhecer onde precisamos melhorar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Oder: Sempre senti dificuldade nas disciplinas que tive menor contato na graduação, como informática e direito administrativo, por exemplo. Para superar essa dificuldade optei por recursos mais dinâmicos, como videoaulas e mapas mentais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Oder: Na semana que antecedeu a prova eu mantive o mesmo ritmo do pós-edital, mas priorizei a revisão de conteúdos em que não me sentia seguro ainda. No dia pré-prova, busquei fazer leituras mais leves e descansar a mente e o corpo para o dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Oder: A minha preparação para a prova discursiva foi baseada em bastante leitura, acompanhamento de podcasts e videoaulas para melhorar o meu repertório. Para cada conteúdo em que desejava dissertar, eu buscava definir itens que seriam a base do meu texto, dessa forma eu conseguia organizar melhor as ideias e enriquecer meus argumentos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Oder: Inicialmente, meu principal erro foi estudar os assuntos até a exaustão do conteúdo, sem intercalar as disciplinas entre si. Com o tempo, senti que esse método não era o mais eficiente pra mim. Meu principal acerto foi observar as dicas da equipe do Estratégia e reconhecer as técnicas mais adequadas para minha rotina e tempo de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Oder: Diversas vezes pensei em desistir. Talvez esse seja o pensamento de muitos que estão nessa jornada. Mas hoje sei que o melhor caminho para a aprovação passa principalmente por disciplina, motivação e persistência. Estar atuando no serviço público atualmente e reconhecer a minha vocação na área foi uma grande motivação para mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Oder: Meu conselho a quem está começando é que planejem uma rotina de estudo condizente com o seu tempo disponível, que busquem identificar a área em que querem atuar e mantenham o foco nela.
Hoje, mais do que nunca, sei que as reprovações são parte do processo, mas que o sucesso nessa caminhada rumo a aprovação depende delas.