Aprovado em 2° lugar no concurso Câmara de Fortaleza para o cargo de Contador
Legislativo“[…] Estar ciente que serão muitos dias de luta, que passar no primeiro concurso não será a regra, que estudar aquele 1% todos os dias é o que vai fazer você um dia ser um concursado.”
Confira a nossa entrevista com Nelitânia Batista Lopes, aprovada em 2° lugar no concurso Câmara de Fortaleza para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nelitania Batista Lopes: Meu nome é Nelitânia Batista Lopes, tenho 35 anos, sou graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Lourenço Filho, pós-graduada em Contabilidade Pública e natural da cidade de Ocara, interior do Estado do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nelitania: A ideia de estudar para concurso público surgiu quando fui estagiária de Graduação no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Lá, tive contato com diversos servidores, logo, ao saber da remuneração, horário de trabalho e todos os demais benefícios e ter o incentivo de um amigo, despertou meu interesse pela carreira pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nelitania: Comecei a estudar para concursos no ano de 2020, ano da Pandemia da Covid-19, estava em casa e tinha tempo livre para estudar, mas de 2021 a 2023, fiz estágio de Pós-Graduação no TJCE no horário da manhã e, na parte da tarde, foi quando minha rotina passou a ser um pouco mais puxada. Para aproveitar ao máximo o meu tempo, eu estudava durante o deslocamento de casa/estágio e, à noite, depois que voltava da academia. Quando o estágio acabou, dediquei-me, exclusivamente, aos estudos para concursos novamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nelitania: No ano de 2021, fui aprovada em 7° lugar no concurso da Fundação Regional de Saúde, a Funsaúde Ceará, para o cargo de Técnico em Contabilidade. No entanto, sempre almejei a aprovação para o cargo de Contador. Como consegui realizar o meu objetivo este ano, decidi dar uma pausa nos estudos para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nelitania: Durante a minha preparação, eu não tive muita vida social, as minhas saídas eram com meu esposo e muito rápidas, pois eu precisava voltar para casa e cumprir a meta de estudo do dia. Eu raramente viajava e quando o fazia era só para visitar a minha família no interior.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nelitania: Poucos amigos sabiam e, os que sabiam, também eram concurseiros. O meu marido foi o meu maior incentivador, parei de trabalhar para me dedicar aos estudos e ele proporcionou toda a ajuda financeira necessária, como o pagamento da taxa de inscrição, a aquisição de curso preparatório, o deslocamento nos dias de prova. Ele me explicava alguns conteúdos que eu tinha dúvida e ainda corrigia as minhas discursivas. Foi o meu “porto seguro” e um dos responsáveis pela minha conquista. Minha mãe sempre estava disponível para me dar o apoio emocional que eu precisava, principalmente nas vezes que pensava em desistir. A minha família sempre me apoiou e entendeu a importância dos meus estudos. Eles respeitavam o horário que eu estudava e entendiam a minha ausência nas festas familiares.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nelitania: Comecei a estudar totalmente voltada para esse concurso no dia 2 de janeiro de 2024. Foram quase 100 dias de preparação até o dia da prova, 7 de abril de 2024. No entanto, destaco que eu já tinha construído uma base, pois nunca deixei de estudar as disciplinas específicas de Contador.
Não era todo o dia que eu estava disposta a estudar, então, desenvolvi algumas estratégias, como: assistir a uma videoaula da minha professora favorita, Nelma Fontana, sendo que Direito Constitucional, a disciplina que ela ministra, não estava no edital, mas me dava ânimo para dar continuidade aos estudos daquele dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nelitania: Eu havia adquirido um curso do Estratégia, então assistia às videoaulas tanto na plataforma, quanto ao vivo no canal do YouTube da Coruja. O Sistema de Questões foi um diferencial na minha preparação, assim como fazer simulado uma vez por semana. A vantagem do estudo online é que eu podia assistir aos vídeos em qualquer lugar, fiz isso no ônibus, enquanto esperava para ser atendida em consulta médica e nos horários que eu tinha livre. Um ponto negativo foi não ter tido contato com outros colegas, como é feito nas aulas presenciais, não ter debatido ou trocado ideia com outros concurseiros.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nelitania: Eu conheci o Estratégia Concursos ao procurar material na internet para estudar. Quando comecei, não tinha nada e saí procurando aulas gratuitas no YouTube. Foi aí que descobri o canal da Coruja e comecei a acompanhar as transmissões ao vivo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Nelitania: Não, apenas aulas gratuitas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nelitania: Com certeza, fazer um investimento em um bom curso preparatório fez toda a diferença. Sempre acompanhava as aulas ao vivo, mas depois que tive acesso à plataforma, ao Sistema de Questões, pude ver a minha evolução por meio de gráficos e saber os assuntos que eu mais errava, assim, sabia aonde eu deveria melhorar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nelitania: Não tive um plano de estudos fixo com relação às matérias. Decidi que iria estudar quatro horas líquidas distribuídas ao longo do dia, sobre qualquer assunto previsto no edital. Pela manhã, eu estudava uma das matérias que eu tinha mais dificuldade, à tarde fazia uma revisão rápida por meio de videoaula de algum assunto que fazia tempo que não via ou lia algumas páginas do Regimento Interno da Câmara ou da Lei Orgânica. À noite, gostava de acompanhar as aulas ao vivo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nelitania: As minhas revisões eram por meio de videoaula, resolução de questões, anotações no meu caderno e também um simulado uma vez por semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nelitania: Não faço ideia da quantidade de questões que resolvi, mas sei que foram diversas. Uma das ferramentas mais importantes na preparação para concurso público, sem dúvida, é a resolução de questões, principalmente as voltadas para a banca do concurso. Resolvi muitas da Fundação Getúlio Vagas, pois sabia que conhecer o estilo da banca seria um diferencial.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nelitania: A disciplina que tive mais dificuldade foi a de Raciocínio Lógico e Matemático. Desse modo, reservei um horário pela manhã, pois o meu cérebro estava mais descansado, para estudar o conteúdo programado, assisti aos vídeos repetitivamente e resolvi questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nelitania: A semana que antecedeu a prova, foi intensa. Aumentei a minha carga horária de estudos e foquei nas revisões. No pré-prova, optei por não estudar, como já tinha treinado e, por isso, a importância de fazer simulados, foquei em chegar bem ao local da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Nelitania: Além da prova objetiva, teve ainda uma redação. Durante a minha preparação, optei por fazer uma por semana, cronometrando sempre o tempo. Aconselho a pesquisar possíveis temas de Redação, acompanhar os noticiários para saber o que acontece no Brasil e no mundo, treinar e pedir para outra pessoa ler, se possível um profissional da área.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nelitania: Um dos principais acertos, foi adquirir um curso preparatório, acredito que foi um fator decisivo para meu sucesso. Outro acerto foi me dedicar exclusivamente aos estudos, recusei oportunidades de trabalho para me dedicar ao sonho de me tornar servidora pública, pois sabia que conciliar trabalho com estudos seria bem mais difícil. O erro foi me cobrar demais, isso só atrapalhou o percurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nelitania: Sim. A rotina, o cansaço, as poucas vagas ofertadas nos concursos para minha área me fizeram pensar em desistir algumas vezes, mas ao lembrar de todo o tempo investido, as renúncias que fiz, a confiança que minha família depositava em mim…tudo isso fez com que eu seguisse adiante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nelitania: Investir em um bom material e manter a constância nos estudos, fazer atividade física e reservar um tempo na semana para fazer o que mais gosta. Estar ciente que serão muitos dias de luta, que passar no primeiro concurso não será a regra, que estudar aquele 1% todos os dias é o que vai fazer você um dia ser um concursado.