Aprovada em 7 lugar no concurso SEFAZ AM para o cargo de Técnico de Fazenda Estadual

“É preciso entender que existe uma forma correta de estudar. Entenda o que funciona para você. Isso fará você chegar ao seu objetivo mais rápido. Tenha foco! E, principalmente, não desista dos seus sonhos.“
Confira nossa entrevista com Nayla Viviane Bastos de Oliveira, aprovada em 7 lugar no concurso SEFAZ AM para o cargo de Técnico de Fazenda Estadual.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nayla Viviane Bastos de Oliveira: Biblioteconomia (2007) e Ciências Contábeis (2020). Tenho 37 anos e nasci em Manacapuru, interior do Amazonas. Mas moro na capital do Amazonas há 20 anos. Sou servidora pública – Universidade do Estado do Amazonas
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nayla: Basicamente estabilidade. Quando me formei em Biblioteconomia logo fui aprovada para o cargo de Bibliotecária da Universidade do Estado do Amazonas. Desde então percebi que esse era meu mundo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nayla: Para o concurso da SEFAZ AM tive muito tempo livre. Então usei isso a meu favor. Estudei muito e deixei o resto pra depois.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nayla: Fui aprovada na Universidade do Estado do Amazonas, Polícia Civil AM, SEMEF AM (esperando a nomeação) e Polícia Federal. E entrei no cadastro reserva de outros. Não pretendo continuar estudando para concurso. SEFAZ é um órgão excelente e essa aprovação veio para encerrar esse ciclo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nayla: Minha preparação para SEFAZ AM foi bem intensa. Para mim, não havia sábado ou domingo. Todo dia era dia. Então, optei pelo isolamento. Vida social zero. Sem saídas com amigos e familiares. Saí de redes sociais e foquei. Não é fácil! Mas é preciso ter em mente que é uma situação passageira e a recompensa vem.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nayla: Sou noiva e não tenho filhos. Sempre recebi apoio da família e amigos que sabiam que eu estava estudando. Ter uma rede de apoio para te ajudar com coisas do dia a dia e com questões emocionais é muito importante. Isso faz diferença na preparação. Graças a Deus encontrei isso em casa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nayla: Foram seis meses de preparação. E o pós-edital foi insano. Estudava em média 8h líquidas por dia. Sou do tipo que funciona muito bem nas primeiras horas do dia, então usei isso a meu favor. Acordava às 5h da manhã todos os dias e estudava bastante durante todo o dia. Isso me ajudou a manter a constância e consequentemente a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Nayla: Usei todo o material do Estratégia Concursos e complementei algumas disciplinas com a Lei seca. Basicamente lia o PDF e resolvia todas as questões da aula sempre verificando meu índice de acerto. Nas matérias em que tive mais dificuldades, como Análise de Dados, primeiro começava com as aulas em vídeo. A partir disso lia o PDF e resolvia as questões. Facilitava bastante a compreensão da matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nayla: Sempre usei o material do Estratégia nas minhas preparações para concurso. Foi indicação de um amigo. Comecei a usar e nunca mudei para outro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nayla: Acho o material muito completo. O que você precisa saber vai estar nas aulas. A quantidade de questões ao final de cada aula também é excelente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Nayla: No pós-edital estudava em média 8h líquidas por dia. Todos os dias da semana. Estudava 4 matérias por dia, sempre intercalando as que eu tinha facilidade com as que eu não tinha ou não gostava. É natural não gostar de algumas matérias, mas temos de encarar mesmo assim.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Nayla: Fazia as revisões apenas com os resumos do Estratégia. Não fazia simulados. Mas resolvi centenas de questões. Todas as questões que acompanhavam os PDFs e fazia cadernos do sistema de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nayla: Não faço ideia de quantas questões resolvi na minha trajetória. Mas foram muitas… rsrs. Fazer uma quantidade muito grande de questões foi um divisor de águas na minha trajetória. Meu desempenho em concurso público melhorou bastante depois que eu entendi a importância de resolver muitas questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nayla: Análise de Dados foi complicado de entender. Precisei ler e reler a mesma coisa várias vezes. Usei o método da repetição para conseguir acertar as questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nayla: Basicamente fiz revisão. Li os resumos e a Lei seca de Legislação Tributária. Não achei necessário reduzir a carga horária. Mantive a batida forte e coloquei na cabeça que iria descansar após a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nayla: Meu principal erro foi achar que não havia uma forma correta de estudar. Perdi muito tempo achando que não era necessário resolver muitas questões ou fazer um cronograma de estudos. Estudar apenas o que gosta e deixar aquelas matérias de que não gosta de lado é um erro muito grande. Demorei a entender que não precisava voltar às aulas que já havia estudado. Perdi muito tempo com isso.
Meu acerto foi aceitar que eu precisava mudar tudo isso. Entender que ao invés de ler todo o PDF novamente só precisava fazer uma boa revisão. Meu desempenho melhorou muito com isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nayla: Pensar em desistir faz parte do pacote do concurseiro… rsrs. Se nunca pensou, está fazendo algo errado. Sempre pensei no tipo de vida que eu gostaria de ter. Boa remuneração, mais horas livres do meu dia para minha família e para meus hobbies. Ficava imaginando como seria quando eu conseguisse ser aprovada em um bom cargo. Isso me dava forças pra continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nayla: É preciso entender que existe uma forma correta de estudar. Entenda o que funciona para você. Isso fará você chegar ao seu objetivo mais rápido. Tenha foco! E, principalmente, não desista dos seus sonhos. A caminhada é árdua, mas a recompensa é gratificante demais.