Aprovada em 2° lugar (PCD) no concurso da SEC para o cargo de Coordenador Pedagógico - Vitória da Conquista
Concursos Públicos“Aconselho a não desistir de seus sonhos, mesmo com pouco tempo de estudos, se nos dedicarmos ao máximo e acreditarmos mais em nós mesmos venceremos as adversidades e superaremos os desafios.”
Confira nossa entrevista com Nayara Lima Bispo, aprovada em 2° lugar (PCD) no concurso da SEC para o cargo de Coordenador Pedagógico – Vitória da Conquista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nayara Lima Bispo: Sou Nayara Lima, possuo formação em Pedagogia, tenho 39 anos e nasci em Itaju do Colônia, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nayara Lima Bispo: A vontade de passar em concurso público e adquirir minha estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nayara Lima Bispo: Sim, trabalhava 60h e sempre estudava nos horários vagos, nos intervalos das horas de trabalho e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nayara Lima Bispo: Já fui aprovada em concursos municipais, e o último ao qual trabalho atualmente passei em 50º lugar. E sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nayara Lima Bispo: Durante minha preparação para este concurso, saía com bem menos frequência. Saía com amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nayara Lima Bispo: Mais ou menos, alguns amigos e familiares reclamavam das minhas ausências, por não ir visitá-los, por não ir pra barzinhos… enfim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nayara Lima Bispo: Estudei mais ou menos uns três meses, e como tinha pouco tempo disponível pra me preparar, focava em estudar o máximo possível o conteúdo programático.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nayara Lima Bispo: Usei mais as videoaulas, pois com tempo curto não tinha muito tempo pra ler os PDFs, que por sinal são muito bons.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nayara Lima Bispo: Através da internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Nayara Lima Bispo: Sim, já estudei por curso concorrente, mas por ver o alto índice de aprovação neste curso resolvi experimentá-lo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Nayara Lima Bispo: Sim, prestei este mesmo concurso em seu penúltimo certame, mas não cheguei a classificar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nayara Lima Bispo: Senti que em algumas disciplinas o curso se supera. Senti uma diferença hiper relevante em minha preparação. Achei o curso muito intuitivo e a didática de alguns professores maravilhosa. As videoaulas sem dúvidas me ajudaram muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nayara Lima Bispo: Estabeleci uma meta e fui estudando os pontos que mais caíam na prova. Meu tempo de estudos oscilava muito, dependia das horas que tinha disponibilidade, então não tive como seguir um cronograma estável.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nayara Lima Bispo: Costumava fazer resumo das videoaulas e depois revisava para ter uma melhor fixação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nayara Lima Bispo: Na verdade resolvi poucos exercícios, pois tinha que dar conta de ler ao máximo o material disponibilizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nayara Lima Bispo: As leis, mas fui estudando e resumindo as partes que achava mais importantes e que podiam cair na prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nayara Lima Bispo: Na última semana, estudei um pouco e procurei reler os conteúdos que julguei mais importantes.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Nayara Lima Bispo: Tive prova discursiva, me preparei pelos resumos das videoaulas que assisti. Aconselho sempre ler os próprios resumos na última semana que antecede a prova, isso ajuda a ter uma melhor fixação dos conteúdos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nayara Lima Bispo: Principal erro foi não ter resolvido o máximo de questões, porém com pouco tempo disponível para estudo, foi o que deu para fazer. Já acerto, considero que estudar o máximo possível do conteúdo da prova, pelos menos 70% de cada disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nayara Lima Bispo: Sim, achei que não ia dar conta de tantos conteúdos, porém a vontade de ter uma estabilidade foi maior e me fez prosseguir, mesmo com todas as adversidades.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nayara Lima Bispo: Aconselho a não desistir de seus sonhos, mesmo com pouco tempo de estudos, se nos dedicarmos ao máximo e acreditarmos mais em nós mesmos, venceremos as adversidades e superaremos os desafios.