
“Você tem que fazer a sua parte, aprender com os erros, sempre buscar evoluir e aprimorar os estudos!“
Confira nossa entrevista com Nathalia Barth, aprovada em 2º lugar no concurso EsFCEx para o cargo de Endodontia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Nathalia Barth: Me formei final de 2018, tenho 26 anos e nasci e moro em Redenção PA
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nathalia: O que me levou a tomar a decisão de estudar para concursos foi a busca pela estabilidade financeira. Comecei a estudar para concurso após 1 ano de formada e o estudo sempre foi direcionado para minha área de atuação..
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nathalia: Eu trabalhava de 8 a 9 horas por dia, de segunda a sexta e, no sábado, trabalhava até 12h . Estudava quando chegava à noite em casa e nos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Nathalia: Pra temporário da Marinha fiquei em 1º lugar em 2022 na prova objetiva, mas na fase curricular minha colocação caiu. Aprovada mesmo, esse é o primeiro concurso. E pretendo continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Nathalia: Como eu tinha pouco tempo livre, a maior parte era focada nos estudos, saia bem pouco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Nathalia: Apoiaram sim, sempre me deram muitas palavras de incentivo e apoiaram a ideia de ter que mudar de cidade e estado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Nathalia: Tentei o concurso 3 vezes. O que fiz pra manter a disciplina foi lembrar que eu precisava dessa aprovação o quanto antes.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nathalia: A parte específica eu estudava por livros e revisava por videoaulas da professora Mirela. A parte geral eu estudei apenas pelo curso e pela resolução de questões.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Nathalia: Adquiri o curso específico para o concurso da EsFCex. A professora Mirela e as outras professoras sempre foram muito atenciosas, sempre estavam dispostas a tirar minhas dúvidas e sempre respondiam rapidamente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nathalia: Durante a semana eu estudava 2 horas de específica e 1 hora de geral, e fim de semana eu repetia e fazia simulado . Durante a semana estudava umas 3 horas liquidadas e no fim de semana uma média de 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nathalia: Eu revisava através das partes que estavam grifadas nos livros e através de resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nathalia: É importante fazer a resolução de questões para revisar o assunto que foi estudado. Na véspera de prova eu baixei quase 20 provas da Vunesp e resolvi todas as questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Nathalia: Tinha mais dificuldade em prótese, e para superar essa dificuldade eu focava mais nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nathalia: Eu apenas revisei, foquei mais na resolução de questões e fui para a cidade que ia fazer a prova 2 dias antes para não perder a revisão de véspera do Estratégia no sábado que antecedeu a prova.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou
Nathalia: Aconselho a não desistir da aprovação, pois um dia ela chega, pode demorar, mas ela sempre chega. Você tem que fazer a sua parte, aprender com os erros, sempre buscar evoluir e aprimorar os estudos!
.