Aprovada em 6° lugar (PCD) para Segurança do Trabalho no concurso Petrobrás
Concursos Públicos
“Os desafios são grandes, mas não existe vitória sem luta. Não desista dos seus sonhos. Se ainda não deu certo, é porque sua hora ainda não chegou […]”
Confira nossa entrevista com Naiara Rodrigues Jorge Miranda, aprovada em 6° lugar (PCD) no concurso Petrobrás para o cargo de Segurança do Trabalho – Polo: Sudeste:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Naiara Rodrigues Jorge Miranda: Olá, tenho 34 anos, sou casada, natural de Ipatinga-MG, formada em Técnico de Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Naiara: Aos 32 anos recebi um diagnóstico que mudou a minha vida. Ao receber esse diagnóstico a Dra me disse: “Você se esforçou a vida inteira, muito mais do que a maioria. Corra atrás de seus direitos! Você pode concorrer para concursos públicos em vagas para PCD.” A partir daquele dia eu comecei a pensar em prestar concursos e me deparei com o Edital da Petrobrás. Não perdi a oportunidade e comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Naiara: Eu trabalhava em uma grande empresa, tinha um bom emprego, mas sentia que faltava algo mais. Como tomei ciência do concurso da Petrobrás já no pós-edital, tive que correr contra o tempo. Foi um momento muito conturbado, pois em virtude do trabalho, eu estava morando longe de casa, em outra cidade. Todos os dias eu perdia muitas horas no trajeto para o trabalho e aos finais de semana retornava para minha cidade. Além de ser muito cansativo, demandava muito do meu tempo, mas minha vontade de vencer era maior, então eu não desperdiçava nenhum minuto do dia. Eu estudava no transporte, nas filas, intervalo de almoço e à noite. Abri mão do meu convívio social, porque tinha muitas matérias para estudar em pouco tempo. Posteriormente pedi demissão e atualmente estou focada somente nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Naiara: Eu fui aprovada em dois concursos da Petrobrás, ambos para Técnico de Segurança do Trabalho. No primeiro, em 2023 eu fiquei em 5º lugar para pcd, no cadastro reserva, fui chamada de imediato, mas decidi não tomar posse, já que eu continuo estudando para outros concursos e sabia que a Petrobrás tinha previsão de realizar outro concurso.
Em 2024 prestei novamente o concurso e fiquei dentre as vagas imediatas. E continuo estudando para concurso. Estou me preparando para o CNU, meu foco é ser Auditora Fiscal do Trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Naiara: Antes de começar a estudar eu tinha um convívio social muito maior do que tenho hoje. Estou muito focada em meus objetivos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Naiara: Inicialmente foi mais difícil, pois as pessoas com as quais eu convivo não estavam habituadas, mas quando passei no primeiro concurso eles viram que eu não estava para brincadeira e que se tratava de um propósito profissional que pode mudar minha vida e de minha família. Hoje tenho muito apoio e incentivo da família e amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Naiara: Estudei aproximadamente 6 meses. Digo aproximadamente, pois estou conciliando com outros concursos. Mas ao todo estou estudando a mais de 1 ano.
A vontade de vencer e mudar de vida me faz perseverar e continuar. Quero provar para mim mesma que sou capaz de voar longe. Acredito que nada é por acaso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Naiara: Nos meus estudos eu utilizei principalmente os pdf e questões. As vídeo aulas somente quando tinha dificuldade com a matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Naiara: Fiz uma pesquisa na internet de cursinho e o Estratégia estava dentre os mais indicados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Naiara: Na época eu cheguei a comprar outros cursinhos para fazer um teste, mas cancelei dentro do prazo da garantia, porque achei o Estratégia Concurso muito superior aos demais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Naiara: Eu sou muito grata ao Estratégia por ter excelentes professores. O material é muito bom, os PDFs são completos, as vídeo aulas são esclarecedoras e as questões são muito bem selecionadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Naiara: Eu estudava em média 2 a 4 matérias por dia. Quando eu trabalhava eram umas 4h líquidas. Agora estou estudando em média 8h diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Naiara: Nas revisões e gostava de ler resumos e esquemas, fazer questões. Fiz poucos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Naiara: Não cheguei a contabilizar exatamente, mas acredito que fiz uma média de 3 mil questões. Eu gosto de fazer questões no meu tempo, não priorizo quantidade, mas sim a qualidade. Sempre leio os comentários e procuro entender o porquê da resposta. É um método ativo e muito eficiente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Naiara: Português é uma das disciplinas que eu mais tenho dificuldade. Portanto assisti várias aulas da Professora Adriana e aprendi várias técnicas que fizeram muita diferença.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Naiara: Na semana pré-prova eu intensifiquei os estudos, busquei a memorização de fórmulas e dados importantes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Naiara: No início eu perdia muito tempo fazendo resumos, hoje eu priorizo um método mais ativo. Leitura de pdf e questões é a melhor opção. Não deixo de fazer meus resumos, mas agora só faço de alguns pontos relevantes e estratégicos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Naiara: Desistir para mim nunca foi uma opção, mas por diversas vezes bate um sentimento de que não vai dar certo. Mas o que me faz continuar é a fé e vontade de dar um futuro melhor para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Naiara: Os desafios são grandes, mas não existe vitória sem luta. Não desista dos seus sonhos. Se ainda não deu certo, é porque sua hora ainda não chegou.
Simplesmente faça! Não se compare com os outros, você é sua própria régua, veja o quanto você está evoluindo e mentalize que nada será em vão.
Só tem uma forma de dar errado… se você desistir.