Aprovada em 1° lugar no concurso SP Regula para o cargo de Analista de Regulação de Serviços Públicos - Área VI - Econômico‑financeira
Concursos Públicos
“Procure alguém com experiência na área para te dar dicas iniciais e cuide do seu emocional. Assisti várias entrevistas com aprovados e aprendi e me emocionei muito com elas!”
Confira nossa entrevista com Nádia Dutra Campos, aprovada em 1° lugar no concurso SP Regula para o cargo de Analista de Regulação de Serviços Públicos – Área VI – Econômico‑financeira:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nádia Dutra Campos: Olá! Meu nome é Nádia, tenho 32 anos e sou natural de Cássia/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nádia: Estabilidade, qualidade de vida, poder atuar em prol do bem comum (eu adoro atuar na área de políticas públicas, por exemplo), remuneração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nádia: Neste momento estou trabalhando e estudando, mas à época do concurso só estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nádia: Fui aprovada no TJSP, em 9º lugar, instituição que atuo atualmente e na SP Regula em 1º lugar. Além disso, estive e estou no cadastro reserva de outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nádia: Pouca vida social. Mas, acho isso muito importante e hoje essas paradas são o que sustentam os meus estudos. Não me arrependo de nenhuma vez que interrompi minha rotina para ver a família ou os amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nádia: Alguns sim e outros não. Mas a família mais próxima me apoia muito e isso é fundamental.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nádia: Este concurso que passei não teve estudo direcionado. Eu aproveitei as matérias que já estava estudando para outros concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nádia: PDF, videoaulas, Hora da Verdade, Trilha Estratégia (TJSP), Bizus Estratégicos, Hora da Verdade, Revisão de Véspera, eu uso tudo rsrsrs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nádia: Foi recomendação de uma tia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Nádia: Estudei direto com vocês.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nádia: Sempre estudei com acompanhamento monitorado. Eu acredito que, o que podemos terceirizar nesta jornada, é válido.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nádia: Sim, eu tenho meus próprios resumos e acho que isso é muito importante.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nádia: É muito importante. É ali que o aluno consegue perceber a hora de cobrança das bancas. E sempre cai questões repetidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nádia: Nas disciplinas que nunca tive contato. Aí para aprender é uma questão de repetição.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nádia: Revisão o máximo que puder. Estes momentos finais são cruciais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Nádia: Eu fiz curso à parte de discursivas. Hoje, os concursos estão com uma grande tendência de questões discursivas, então, não tem como fugir muito. Recomendo fazer cursos especializados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nádia: Acertos: conversar com pessoas certas e aprender com os erros delas e, ao mesmo tempo, saber que não há receita de bolo.
Erros: não fazer curso de discursiva especializado desde o primeiro concurso que exigia isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nádia: Sim. Nós, estudantes, chegamos ao limite da nossa capacidade e das nossas emoções, né? Quando isso aconteceu/acontece, eu faço algumas pausas, procuro fazer coisas prazerosas, encontrar pessoas queridas, faço terapia, tento lembrar porque eu comecei e uso uns mantras “Nossos sonhos merecem a nossa disciplina” “Aceito, entrego, confio, agradeço” e “Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nádia: Procure alguém com experiência na área para te dar dicas iniciais e cuide do seu emocional. Assisti várias entrevistas com aprovados e aprendi e me emocionei muito com elas!