Aprovado em 44° lugar no concurso do AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito
Concursos Públicos
“Eu aconselho a continuar estudando sem desistir e sempre mantendo a constância e disciplina, pois concurso só passa quem nunca desiste...”
Confira nossa entrevista com Miqueias Araújo Furtado, aprovado em 44° lugar no concurso do AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Miqueias Araújo Furtado: Eu tenho 25 anos, sou natural de Fortaleza e tenho somente o ensino médio completo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Miqueias: Eu desde que saí do ensino médio coloquei na mente que queria entrar em um concurso, pois nunca fui muito decidido qual faculdade eu queria fazer e queria ganhar dinheiro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Miqueias: Eu atualmente sou servidor temporário do IBGE, o que me permitiu investir no meu estudo para concurso, além disso, é um cargo que não me exigia muito tempo, então consegui conciliar muito bem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Miqueias: Eu passei em 2 PSS do IBGE, em um deles estou exercendo atualmente que é o cargo de APM. Também fui aprovado no INSS em 14° lugar acabando indo pra CR aqui na GEX de Fortaleza, atualmente sou o 6° lugar do CR aqui na GEX. Fui aprovado em 6° lugar no concurso da guarda municipal de Fortaleza e agora veio a aprovação na AMC em 44°. Pretendo depois que tomar posse começar um tecnólogo e buscar um concurso de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Miqueias: Tive que abdicar de algumas coisas, mas já tinha uma bagagem bem grande por conta dos outros concursos que já tinha feito então consegui conciliar minha vida social e estudos tranquilamente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Miqueias: Minha família e amigos sempre me apoiaram e sempre me deram forças para continuar estudando, sempre agradeço a Deus pela família e amigos que tenho, pois nunca me cobraram nada ou colocaram pressão para passar logo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Miqueias: Nesse concurso da AMC eu comecei a estudar direcionado quando saiu o edital, ele foi logo em seguida do concurso da Guarda Municipal, então eu já tinha uma base bem firmada e não comecei do zero quando o edital saiu, já tinha bagagem.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Miqueias: Eu sou muito das videoaulas! Assisto muita videoaula e resolvo muitas questões e simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Miqueias: Conheci o Estratégia acho que no começo de 2019 ou antes, quando comecei a focar mais em concursos. Vi muitas aulas no Youtube dos professores do Estratégia e gostava da didática deles.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Miqueias: Eu gostava muito do formato de aulas e também usava muito as questões do site de questões do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Miqueias: Estudava no máximo 2 matérias por dia e sempre as que tinha mais dificuldade. Quando tava estudando para o INSS, eu costumava estudar umas 6h liquidas por dia quando o edital estava aberto. Nos concursos seguintes, eu fui diminuindo as horas liquidas por ter feito uma preparação sólida para o INSS e estava com as matérias básicas bem formadas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Miqueias: Minhas revisões eram os simulados e as questões que eu fazia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Miqueias: É essencial resolver muitas questões! No concurso do INSS eu cheguei a resolver 10 mil questões, no da AMC eu respondi mais de mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Miqueias: No começo eu tive dificuldade em CTB, mas com o decorrer das aulas eu fui começando a entender e a gostar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Miqueias: Na semana que antecedeu a prova eu aumentei a quantidade de questões e no pré eu assisti a Revisão de Véspera
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Miqueias: Sempre tem uma hora que cansa, mas como vi que estava dando certo algumas aprovações, isso foi me motivando a continuar a sempre tentar um melhor
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Miqueias: Eu aconselho a continuar estudando sem desistir e sempre mantendo a constância e disciplina, pois concurso só passa quem nunca desiste, e uma coisa é certa não tem coisa melhor que ser aprovado depois de tanta luta não.