Aprovado no concurso PF para o cargo de Agente (1ª fase)
ENTREVISTA: Matheus Nogueira de Assis Fonseca – Aprovado no concurso PF para o cargo de Agente (1ª fase)
“Antes de começar os estudos, é importante aprender a estudar para concursos. Pesquise o melhor material, as melhores técnicas e o melhor planejamento que se adeque à sua rotina e realidade”.
Confira nossa entrevista com Matheus Nogueira de Assis Fonseca, aprovado em 55º lugar no concurso PF para o cargo de Agente (1ª fase):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Matheus Nogueira de Assis Fonseca: Meu nome é Matheus, sou licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília, tenho 28 anos e sou de Brasília mesmo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Matheus: Comecei minha trajetória no mundo dos concursos em 2018, após uma situação desagradável que aconteceu comigo em uma empresa onde eu trabalhava. Naquela época decidi estudar para a área ambiental, pois sempre me interessei por meio ambiente, mas com o tempo fui expandindo meus horizontes. De 2018 até hoje fiquei estudando intermitentemente para concursos, mas com a autorização desse concurso da Polícia Federal, enxerguei uma possibilidade de trabalhar com meio ambiente (além de várias outras possibilidades) e, claro, de ter uma boa qualidade de vida.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Matheus: Desde quando comecei a estudar pela primeira vez para concursos, fui obrigado a conciliar trabalho e estudo. É plenamente possível, basta planejamento e organização.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Matheus: Já fui aprovado para o cargo de professor efetivo na Secretaria de Educação de Goiás, em 2º lugar (o concurso foi regionalizado por municípios – no que eu escolhi, fiquei em segundo). Também já fui aprovado no processo seletivo simplificado para professor temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal em 1º lugar (também foi regionalizado). Ambos ocorreram em 2018.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Matheus: Foi muito gratificante, especialmente com meu nome aparecendo nas primeiras posições. Tive a sensação de que todo o meu planejamento deu certo e de que eu não perdi tempo com as muitas horas que passei estudando. Tudo valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Matheus: Não adotei uma postura radical, de forma alguma, mas nesse momento da minha vida não sou muito de sair. Gosto de ficar em casa, assistir um filme com minha namorada, pedir ou fazer uma comida gostosa, jogar meu vídeo game (rsrs), brincar com meus gatos, etc. Nos fins de semana eu normalmente via familiares. Esse tempo de lazer foi extremamente importante para minha preparação, pois tirou boa parte da pressão que eu poderia sentir. No entanto, mesmo tendo esses momentos de descontração, eu reservava um tempo para seguir o planejamento diário, inclusive nos sábados e nos domingos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Matheus: Não sou casado, mas namoro há alguns anos. Moramos juntos, inclusive. Saí da casa do meu pai em 2018. Minha namorada sempre me deu apoio nos meus estudos. Minha família também, mas acho que eles não entendiam exatamente como era minha rotina e o quanto eu estudava, com exceção da minha mãe e dos meus sogros, talvez.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Matheus: Acho que sim. Hoje em dia eu não vejo o estudo para concurso como uma coisa extremamente maçante. Eu gosto, inclusive, de poder aprender coisas diferentes. Talvez no futuro (ou mesmo no presente – rsrs) eu continue estudando e tentando me desafiar para passar em outros concursos. Não sei como será daqui para frente, mas mesmo que eu parasse de estudar, estou feliz com essa baita aprovação na Polícia Federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Matheus: Direcionado para a PF, estudei por cerca de 7 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Matheus: Sim. Estudei por uns 2 meses sem edital, tentando bater minha meta diária. A disciplina vinha de não estabelecer metas absurdas de estudo. Por exemplo, eu sei que não adiantaria, para mim, estudar de 7 a 8 horas líquidas por dia, pois isso não seria sustentável. Estabeleci uma meta diária de 3 horas líquidas por dia e tentava bater essa meta todo dia. Outra coisa que me ajudou muito também foi estudar pela Trilha Estratégica da PF no pré-edital, pois não precisava ficar pensando muito no meu planejamento, ciclo de revisões, etc.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Matheus: Eu utilizava praticamente só os PDFs do Estratégia. Minha porcentagem de acertos nas questões era mais alta por meio da leitura e eu sentia que o estudo avançava bem mais rápido. Eu utilizei somente as videoaulas de Contabilidade, especificamente as do professor Gilmar Possati. Foi uma matéria que senti certa dificuldade de aprender apenas por PDF, mas com os vídeos ficou melhor, pelo menos para iniciar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Digitei no Google e o primeiro resultado foi o Estratégia. Ainda em 2018 comprei alguns cursos, vi que a qualidade era muito boa e desde então uso os materiais.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Matheus: Eu utilizei, no pré-edital, a Trilha Estratégica. Havia 5 ou 6 matérias, inicialmente, e na própria trilha (que foi muito bem organizada pelo Alexandre Allgayer, por sinal) já constavam as revisões que eu deveria fazer. No pós-edital foi diferente. Eu senti que precisava ter mais velocidade nos meus estudos, então fiz meu próprio ciclo de estudos e também de revisões. Nessa etapa eu continuei estudando cerca de 5 matérias por dia, mas com foco nas que eram mais importantes para o concurso e nas que eu tinha mais dificuldade. Por exemplo, por ser formado em Matemática, eu nem colocava RLM no meu ciclo de estudos, ficava só com as questões dos simulados (apesar de, no pré-edital, ter estudado, sim, bastante RLM). Outro exemplo de matéria que eu não focava tanto era Português, por já ter fechado o edital. Já matérias como Informática e Contabilidade, por exemplo, eu estudava todos os dias. Para as revisões, eu utilizava principalmente mapas mentais e resolução de questões – de vez em quando eu voltava no PDF e relia tudo o que eu havia grifado de mais importante. Para algumas matérias (Contabilidade, principalmente) eu utilizei uma técnica chamada caderno de erros. No geral eu tentava bater uma meta de 3 horas líquidas diariamente. Havia dias que eu estudava menos, e alguns que eu estudava um pouco mais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Matheus: Tive bastante dificuldade em Informática e Contabilidade. O conteúdo de Informática é absurdamente grande, e eu nunca tinha estudado essa matéria antes. Eu tinha a errônea ideia de que daria para fazer os itens de Informática usando uma intuição, pois, na minha cabeça, os assuntos que poderiam ser cobrados eram virtualmente infinitos. O que me ajudou a superar essa dificuldade em Informática foi ter humildade e estudar as aulas dos PDFs com seriedade. Tem muita coisa “decoreba”, sim, e é necessário passar por esse processo. Eu li todos os 30 PDFs de Informática que me foram disponibilizados, reli os mapas mentais mais de 20 vezes (literalmente rsrs) e resolvi pelo menos umas três mil questões dessa matéria.
Com relação a Contabilidade, eu percebi que meu estudo não estava avançando tanto só com os PDFs. Comecei a assistir as videoaulas, o que me ajudou muito, mas o que me salvou foi a minha decisão de ter elaborado um caderno de erros.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Matheus: Eu já havia fechado o edital há mais de um mês antes da prova, então eu só segui com minhas três horas líquidas diárias até mesmo na reta final. O que mudou foi a forma de estudar. Acho que na reta final vale mais a pena ler a lei seca de umas partes mais específicas das matérias, tipo legislação penal especial. Inclusive, teve um item da prova que só acertei porque li esse tópico específico da legislação na véspera.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Matheus: Meu estudo para essa parte foi um pouco falho. Eu fiz apenas duas redações anteriormente para praticar e, além disso, não tenho muita noção da estruturação de um texto. Sei apenas o básico. Tirei 9.9 de 13, ou seja, teria um certo espaço para aumentar. Entrei com recurso para tentar aumentar um pouquinho, vamos aguardar. Meu conselho é treinar fazer várias redações, com diferentes apostas de temas. Acho que é o melhor jeito de praticar e garantir uma boa nota.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Matheus: Estou fazendo aulas de natação e indo para a academia quase todos os dias. Comecei uma leve dieta também, mas não estou sendo super rigoroso. Já consigo bater todas metas cobradas no TAF, espero estar bem preparado no dia. Concomitantemente a isso, estou buscando realizar todos os exames médicos, pois o cronograma é puxado, especialmente depois do adiamento da prova objetiva.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Matheus: Eu cometi diversos erros desde o meu início de estudos para concursos. No início eu fazia muitos resumos, muitos mesmo. Eu assistia cada videoaula e ia pausando e escrevendo meu resumo. No ritmo que eu estudava, nunca fecharia nenhum edital na minha vida (rsrs). Outro erro foi, no início, ter comprado vários materiais diferentes (apostilas avulsas, por exemplo), sendo que, na maioria das vezes, muitos desses materiais não tinham qualidade. Mais um erro que eu posso citar é grifar praticamente todo o PDF na hora de estudar, pois eu não sabia separar as partes mais importantes para meu estudo. Enfim, há vários outros erros cometidos, mas acho que quando eu decidi estudar para a PF, eu já tinha adquirido muita maturidade e soube escolher a estratégia certa para estudar.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Matheus: No meu estudo para a PF, nunca pensei em desistir, sempre segui o planejamento que estabeleci para mim. Porém, em relação a concursos, no geral, já pensei em desistir várias vezes, especialmente com a escassez de concursos dos últimos anos. O que me fez seguir em frente foi um pensamento de mudar de vida, não só financeiramente, mas também profissionalmente.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Matheus: Minhas principais motivações foram poder ter uma melhor qualidade de vida e ter a possibilidade de trabalhar com meio ambiente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Gostaria que todos pudessem atingir a aprovação mais rápido que eu, sem cometer os erros que cometi e que me atrasaram tanto. Antes de começar os estudos, é importante aprender a estudar para concursos. Pesquise o melhor material, as melhores técnicas e o melhor planejamento que se adeque à sua rotina e realidade. É fundamental que você acredite piamente que vai dar certo. O caminha é longo (muito longo – rsrs) mas vai dar certo se você persistir!