Aprovado em 127º lugar no concurso PC-RO para Agente de Polícia Civil
Concursos Públicos
“O tempo irá passar de qualquer forma, então abrace o seu objetivo e por mais que as coisas estejam difíceis, você precisa acreditar que é possível.”
Confira nossa entrevista com Matheus Mota da Silva, aprovado em 127º lugar no concurso PC-RO para Agente de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Matheus Mota da Silva: Meu nome é Matheus Mota, tenho 27 anos, sou de Manaus-AM, sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Matheus: A minha decisão de prestar concurso público se deu pelo fato da estabilidade que a carreira pública proporciona, além de garantir o respeito aos direitos do servidor. Durante 8 (oito) anos fui Oficial Combatente Temporário do Exército Brasileiro, nesse período tive a oportunidade de participar de diversas operações contra crimes ambientais e na faixa de fronteira juntamente com policiais federais, rodoviários federais e policiais civis. Devido a essas experiências, despertei o interesse pelo dinsmismo da carreira e a possibilidade de participar de diversas operações policiais na prevenção e combate a crimes.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Matheus: Durante toda a minha preparação, tive que conciliar o estudo para concurso com o meu emprego, por isso foi importante otimizar todo o meu tempo disponível fora do trabalho. Diante disso, tinha que estudar antes do expediente, no horário de almoço, na parte da noite e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Matheus: O concurso para o cargo de Agente de Polícia da Polícia Civil de Rondônia, o qual fique na 127ª posição, foi a minha primeira e tão esperada aprovação. Contudo, a jornada não termina aqui, pretendo continuar os estudos para ingressar na Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Matheus: A minha preparação para concurso foi repleta de desafios, por vezes abdiquei de eventos sociais com a migos e familiares para poder estudar, pois o meu tempo era escasso, então tinha de utilizá-lo da melhor maneira possível. Por vezes utilizei minhas férias do trabalho para estudar, tendo em vista que isso me possibilitaria mais tempo para avançar no conteúdo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Matheus: Atualmente, sou casado, mas não possuo filhos. Minha família foi muito importante na minha preparação, pois sempre me apoiou, motivou e possibilitou que o meu tempo em casa fosse dedicado aos estudos, por vezes abdicando de horas de lazer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Matheus: A minha preparação para a Polícia Civil de Rondônia durou 3 meses. Porém, há 2 (dois) anos venho me preparando para o concurso da Polícia Federal, o que foi de extrema importância para o meu êxito no concurso da PC RO. No pós-edital da PC RO tive a oportunidade de dedicar-me integralmente ao concurso. Então estudava durante o dia e à noite praticava algumas atividades para me distrair, o que foi importante para que eu mantivesse a disciplina durante uma rotina pesada de estudos até o dia da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Matheus: A minha principal ferramenta de estudo foi o PDF do Estratégia Concursos, a qualidade do material possibilitou que eu avançasse na teoria com rapidez e profundidade nos assuntos. As videoaulas serviram de suporte ao PDF, quando eu tinha alguma dúvida durante a leitura ou a resolução de questões, recorria às aulas em vídeo. As aulas em PDF me possibilitaram ter um estudo mais ativo e menos disperso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Eu conheci o Estratégia Concursos quando decidi estudar para concursos, sabia que não seria possível frequentar cursinhos presencias devido à pouca flexibilidade de tempo que eu tinha, então decidi pesquisar na internet o melhor curso para concursos da área policial. Após a consulta encontrei diversos rankings, em sites especializados, em que o Estratégia encontrava-se em 1º lugar, além de diversos depoimentos de aprovados, por isso decidi adquirir o curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Matheus: Depois que me tornei aluno do Estratégia foi notória minha evolução na resolução de questões durante a preparação. Acredito que o diferencial do material do estratégia é a qualidade com que é escrito, sendo capaz de cobrir todos os assuntos do edital com a profundidade necessária. Outro ponto importante é que o estratégia conta com os melhores professores do Brasil escrevendo os PDFs, gravando as videoaulas e dando o suporte necessário no fórum. As questões ao final das aulas também são fundamentais para fixar e revisar o conteúdo estudado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Matheus: O edital da PC RO para o cargo de Agente de Polícia cobrou 12 matérias. Para um melhor planejamento, dividi as matérias em 2 (dois) blocos com 6 (seis) matérias cada, e estudava 1 (um) bloco por dia. Durante as sessões de estudo, estudava 1 (uma) hora por matéria, totalizando uma média de 6 horas líquidas diárias, durante toda a semana, inclusive aos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Matheus: Dediquei o início da minha preparação para o estudo da teoria. Resolvia as questões ao final dos PDFs como fixação, após terminar a leitura. Nesse primeiro momento, à medida que eu avançava no estudo da teoria, revisava pelas questões do PDF, por meio de uma revisão cumulativa. Após finalizar o estudo do PDF, migrei para o Sistema de Questões, e passei a revisar apenas por questões de maneira aleatória, o que fazia com que eu cobrisse todos os assuntos do edital em uma sessão de estudos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Matheus: A resolução de questões teve um papel fundamental na minha preparação, tanto na fixação do asssunto após a leitura, quanto na revisão dos assuntos, pois realizava minhas revisões por meio de questões. Durante o meu período de estudo focado na carreira policial resolvi cerca de 21 mil questões. Exclusivamente para o concurso da Polícia Civil de Rondônia revolvi 5 mil questões, durante 3 (três) meses de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Matheus: Durante o estudo para o concurso do PC RO, encontrei dificuldade em duas matérias: Administração e Estatística. Para superar a minha dificuldade em administração, resolvi uma grande quantidade de questões, atentando-me para os comentários aprofundados e por vezes recorrendo a videoaulas. Para obter um melhor desempenho em estatística, foquei em estudar as questões resolvidas pelo professor nas videoaulas, o que facilitou o entendimento da dinâmica de resolução.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Cheguei na última semana de prova com um desgaste grande, então resolvi diminuir minha carga horária e focar nos assuntos que poderiam me possibilitar maior numero de pontos na prova, de matérias em que eu tinha mais dificuldade. No dia pré-prova assiti à revisão de véspera, focando nas apostas dos professoras para a prova e fazendo apontamentos no meu material.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Matheus: O que me ajudou sobremaneira para a prova discursiva foi a minha boa base em português, matéria que apresentava-se como o um desafio no início da minha preparação. Outro aspecto importante foi o estudo profundo de direito constitucional, tendo em vista que o tema proposto pela dircursiva foi afeto a essa matéria. As aulas de discursiva do estratégia também tiveram muita importância, pois oferecem todas as ferramentas necessárias para um bom desempenho.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Matheus: Apesar de ter um bom preparo físico devido aos anos de treinamento físico no Exército Brasileiro, inclui na minha rotina a prática de todos os exercícios previstos no edital da PC RO, para que eu possa estar bem preparado no dia do teste. Para a etapa do teste psicotécnico e para os exames médicos, estou me planejando quanto ao modo de execução e os prazos necessários.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Matheus: Acredito que o meu principal erro durante a minha trajetória foi o perfeccionismo, o que fez com que, no início, eu demorasse muito para avançar na teoria das aulas iniciais. Em contrapartida acredito que o meu principal acerto foi entender que a compreenção de diversos assuntos demanda mais de uma leitura do material e várias resoluções de questões sobre o assunto, a fim de solidificar o entendimento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Durante os estudos, em nenhum momento pensei em desistir, tinha certeza que ao final daquela jornada tudo seria recompençado, as horas trancado no quarto, a distância da família e os momentos de lazer convertidos em horas líquidas de estudo, apesar de toda ansiedade e incerteza envolvidas no processo. Sempre tive em mente a brilhante frase de Santa Teresa D’Ávila: É justo que muito custe o que muito vale.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: O maior conselho que eu daria para alguém que deseja iniciar sua preparação para concurso público é: comece o quanto antes e com os meios que dispõe no momento, por vezes essa jornada pode durar anos, para isso é necessário ter resiliência e determinação para estudar mesmo não obtendo grandes resultados no início da trajetória, abandone o imediatismo. Durante o caminho encontrará a melhor maneira de estudar, que se adapte ao seu perfil, não seja perfeccionista, tente deixar seu estudo o mais simples possível, para não se perder nas revisões nem no estudo da teoria. O tempo irá passar de qualquer forma, então abrace o seu objetivo e por mais que as coisas estejam difíceis, você precisa acreditar que é possível. Independente de qualquer situação, dê o seu melhor todos os dias, no fim tudo valerá a pena.