Aprovado em 49° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos
“Mantenham o foco, a aprovação é um projeto de longo prazo e o estudo deve ser tratado com bastante seriedade. Além disso, hoje, com o atual nível de concorrência […]”
Confira nossa entrevista com Mardeni Ferreira de Souza Sá, aprovado em 49° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mardeni Ferreira de Souza Sá: Me graduei pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2017, no curso de Ciência da Computação, tenho 31 anos e sou natural de Recife, Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mardeni: A estabilidade foi o principal fator a apoiar minha decisão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mardeni: Trabalhava e estudava. Após a chegada do trabalho, à noite, descansava por volta de 45 minutos e estudava os itens do edital que ainda não dominava. Durante o intervalo de almoço e o deslocamento de ônibus ou metrô para o trabalho, fazia pequenos ciclos de revisões dos itens estudados anteriormente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Mardeni: FACEPE – Assistente de TI – Nível Médio – 2017 – 3º Lugar
UFRN – Técnico de TI – Nível Técnico – 2017 – 3º Lugar
UFPE – Técnico de TI – Nível Técnico – 2017 – 1º Lugar
UFPE – Analista de TI (Área Desenvolvimento) – Nível Superior – 2020 – 1º Lugar
UFPE – Analista de TI (Área Suporte e Redes) – Nível Superior – 2020 – 3º Lugar
PEFOCE – Perito Criminal Especialidade Informática – Nível Superior – 1º Lugar Objetiva, 4º Lugar Geral
SERPRO – Analista de TI – 2023 – 49º Lugar
Pretendo continuar estudando, para o cargo de Auditor Fiscal em Tecnologia da Informação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Mardeni: Durante toda minha preparação pré-edital, eu seguia uma rotina de estudos e exercícios físicos durante toda a semana, com eventuais saídas no final de semana. Mas durante o pós-edital minha vida social acabava completamente, estudava todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Mardeni: Eles sempre me apoiaram e entenderam o esforço empregado na busca da aprovação, sobretudo no período pós-edital.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Mardeni: Especificamente para o SERPRO dediquei pouquíssimo tempo. Acredito que a forte preparação para o certame da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE) em 2021 foi o verdadeiro fator de aprovação no SERPRO. Para o concurso da PEFOCE em especial me dediquei cerca de um ano e três meses. O que me manteve motivado a estudar para PEFOCE, além da estabilidade, foi a grande melhoria da qualidade de vida trazida pela remuneração do novo cargo. Já a motivação inicial do SERPRO foi a possibilidade de lotação em Recife, minha terra natal.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mardeni: Utilizei a tática de estudar inicialmente por todo material em PDF resumido do Estratégia Concursos, esgotando todos itens do edital, criando assim uma camada sólida e abrangente sobre todos tópicos cobrados. Após esse esforço inicial, me aprofundei nos tópicos mais relevantes, levando em consideração as faixas de incidência do Estratégia, o peso que o item tinha para o edital e a experiência de outros concursos. Com relação ao aprofundamento, as principais ferramentas que me auxiliaram foram os PDFs completos do Estratégia e pesquisa nos sites oficiais referentes aos tópicos cobrados. Raríssimas vezes assisti videoaula, pois a velocidade de consumo da informação do PDF é absurdamente mais rápida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mardeni: Indicação de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Mardeni: A introdução do material do Estratégia me permitiu o estudo mais objetivo e preciso, focando no que realmente cai na prova, otimizando meu tempo de estudo e alavancando meus resultados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mardeni: Basicamente iniciava meu dia de estudo revisando assuntos vistos anteriormente e logo em seguida continuava o estudo de tópicos que ainda não dominava. Prefiro esgotar uma matéria por vez, sempre priorizando as de maior peso para o edital. Durante minha preparação pós-edital costumava estudar das 18 às 23h, totalizando 5 horas por dia durante a semana, e 7 a 8 horas por dia nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mardeni: Criei uma planilha inteligente, na qual, para cada item do edital, marcava a data de estudo, e um alerta era gerado quando o assunto devia ser revisado, considerando o seguinte ciclo: revisão do dia seguinte ao estudo, revisão de sete dias, revisão de 30 dias. Após o recebimento do alerta, minhas revisões eram feitas basicamente através de resolução de questões e consulta a resumos ou marcações em PDF feitas por mim ou por aprovados do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mardeni: A resolução de exercícios foi fundamental para o processo de revisão ativa e para identificação do nível de profundidade de cobrança dos tópicos do edital, evitando assim desperdício com estudos aprofundados desnecessários. Quanto ao número de questões, eu estimo que tenha resolvido mais de 5 mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mardeni: As disciplinas relacionadas à legislação sempre foram as disciplinas que eu menos tinha interesse em estudar. Para contornar essa dificuldade, tentei criar mapas mentais e infográficos a fim de gerar uma experiência mais lúdica e visual. Além disso, a análise de banco de questões e faixas de incidência do Estratégia também me auxiliou a identificar que partes da legislação não eram cobradas, reduzindo assim o escopo e tornando o estudo menos maçante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mardeni: Basicamente leitura de resumos dos assuntos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória
Mardeni: Meu principal erro nas fases iniciais foi não ter um controle sobre as revisões. Isso me fazia esquecer constantemente de assuntos importantes por não haver o reforço periódico daquela memória. Além disso, algo que impactava negativamente meus resultados era o hábito de começar estudar arbitrariamente um assunto, sem planejamento do nível de profundidade que deveria ser explorado. Hoje, com ajuda do Estratégia e a experiência de certames anteriores, consigo planejar o estudo de forma a entender previamente os subtópicos dentro do item a ser estudado que possui a maior incidência, aumentando a eficiência do estudo e otimizando meus resultados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mardeni: Nunca pensei, até porque fui aprovado num cargo de nível médio ainda na faculdade. A partir de então, a motivação sempre foi manter a estabilidade e aumentar a qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mardeni: Mantenham o foco, a aprovação é um projeto de longo prazo e o estudo deve ser tratado com bastante seriedade. Além disso, hoje, com o atual nível de concorrência, é improvável ser aprovado estudando de qualquer forma ou, como muitos fazem, apenas quando o edital sai. Para aprovação, principalmente em concursos de maior remuneração, deve haver uma grande entrega e sólida preparação de forma continuada. Não queime etapas, domine os fundamentos, construa uma base sólida e a aprovação será questão de tempo.