Aprovado em 9° lugar para Perito Criminal de Ciência da Computação no concurso Politec-PE
Concursos Públicos
“[…] definir a área é olhar qual a sua realidade de tempo durante o dia e também quanto tempo conseguiria manter a rotina de estudos. Escolher um material de qualidade é a parte mais importante de tudo, pois vai economizar tempo.”
Confira nossa entrevista com Marcelo José Santos da Silva, aprovado em 9° lugar no concurso Politec PE para o cargo de Perito Criminal de Ciência da Computação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcelo José Santos da Silva: Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tenho 38 anos, sou de Recife-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcelo: Estabilidade e também de saber que só depende de mim avançar na carreira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcelo: Sim, sempre trabalhei e estudei. No início de 2009, eu estava terminando o curso e estagiava em dois lugares diferentes. Precisei pedir para sair de um dos estágios para poder me dedicar ao concurso e à conclusão da faculdade. Todo o tempo livre que eu tinha era dedicado aos estudos: no ônibus, durante o intervalo da faculdade, entre uma aula e outra e até enquanto almoçava.
Já nessa última aprovação, em 2024, a rotina foi diferente. Tenho esposa e dois filhos para cuidar, então meu horário de estudo foi de madrugada. Acordava às 4h30 para estudar até as 8h e ainda aproveitava mais uma hora no horário de almoço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marcelo: Fui aprovado em 2009 em 1º lugar para o cargo de Técnico Administrativo em Educação na área de Tecnologia da Informação. Em 2024, conquistei a 9ª colocação para Perito de Ciência da Computação da Polícia Científica de Pernambuco. Agora, encerro esse ciclo — aposentei a caneta preta e não pretendo mais estudar para concursos!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Marcelo: Minha vida social foi normal dentro da minha realidade, já que nunca fui de sair muito para festas. No entanto, nunca cancelei nenhum evento com amigos ou família por causa dos estudos. Sempre que havia algo, eu estudava um pouco mais durante a semana para compensar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Marcelo: Sim, inclusive, minha esposa sempre me apoiou psicologicamente e, quando o concurso finalmente foi aberto, estudamos juntos, pois ela também foi aprovada no cargo de Perita Médica Legista da Polícia Civil de Pernambuco. Minha mãe também sempre acreditou na minha aprovação e teve muita fé.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcelo: Menos de três meses se passaram entre a abertura do concurso e a realização da prova. Como eu já tinha muita afinidade com a parte específica do edital, foquei principalmente na parte geral, que estudei junto com minha esposa, pois as disciplinas eram as mesmas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcelo: Utilizamos cursos em PDF, videoaulas e a plataforma de questões do Estratégia. Para a parte de Direito, focamos 100% em videoaulas e questões específicas da banca. Já para a parte específica, utilizamos os PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcelo: Faz um tempo que venho acompanhando a evolução do Estratégia e, depois que conheci o material, não tive dúvidas de que era a melhor escolha. Descobri a plataforma através da internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Marcelo: Sim, eu já havia estudado por um curso mais voltado para videoaulas, mas ele não tinha material em PDF. Isso dificultava bastante a revisão, pois eu precisava assistir a todas as aulas novamente para relembrar o conteúdo. Além disso, era difícil encontrar um material realmente focado na área de Tecnologia da Informação para concursos. No Estratégia, encontrei ambos: um material bem estruturado e específico para minha área.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcelo: Sim. Nenhuma aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Marcelo: Sim, fez muita diferença! Os PDFs sempre traziam questões específicas sobre o assunto estudado, o que ajudava bastante na fixação do conteúdo. Além disso, quando encontrava alguma matéria mais complexa, eu podia recorrer às videoaulas para entender melhor. Também utilizamos o sistema de questões do Estratégia, que foi extremamente útil para filtrar questões específicas da banca e treinar de forma mais direcionada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcelo: Normalmente, eu estudava quatro matérias por dia, dedicando uma hora para cada, de segunda a segunda. No total, eram quatro horas líquidas diárias de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcelo: Eu utilizava o resumo do próprio Estratégia e também criava um resumo com as questões da banca que eu resolvia. Na hora de revisar, eu consultava tanto o resumo do Estratégia quanto o meu próprio resumo específico de cada matéria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Marcelo: O exercício é o reflexo da banca para a qual você está estudando. Meu resumo era totalmente focado nas questões anteriores da banca. Tudo o que eles cobravam sobre determinado assunto, eu expandia um pouco e adicionava ao resumo, repetindo esse processo para todas as matérias.ui fazendo isso para todas as matérias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Marcelo: O Estatuto da Polícia Civil foi o maior desafio neste concurso, pois havia apenas cinco questões, e era necessário acertar pelo menos uma para não ser eliminado. O conteúdo era extenso e cheio de detalhes, exigindo bastante memorização. Para me preparar, li o estatuto várias vezes e fiz anotações no PDF do Estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcelo: Estudei intensamente, inclusive no dia anterior à prova, quando passei o dia todo revisando. Na noite da prova, acordei às 3h da manhã e não consegui mais dormir. Peguei meus resumos e continuei revisando até a hora do exame. O concurso foi extremamente cansativo, com a prova objetiva pela manhã, contendo 100 questões, e, à tarde, a parte discursiva e o estudo de caso, cada um exigindo no mínimo 20 linhas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Marcelo: Além da questão discursiva, tivemos um estudo de caso. Para me preparar, analisei questões anteriores da banca, treinei alguns temas específicos e estudei o espelho das provas anteriores. Como ambas as questões eram da parte específica do concurso, precisei estudar todos os tópicos do edital. Percebi que responder de forma objetiva, focando exatamente no que era pedido, era a melhor estratégia, e foi assim que fiz.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcelo: Um erro que cometi foi deixar para fazer meu resumo das questões da banca apenas no final dos estudos, o que me fez perder tempo na última semana ainda terminando essa etapa. Já um grande acerto foi confiar no material que escolhi e ter a tranquilidade de saber que minha aprovação dependia apenas do meu esforço.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Marcelo: Não, não pensei em desistir. Eu sabia que poderia demorar mais tempo do que os outros, mas que um dia iria conseguir. Minha motivação com certeza é a minha família, minha esposa Noelle, minha filha Liv e meu filho Eduardo, além dos meus pais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcelo: Aconselho primeiramente definir se vai ser uma área geral (qualquer nível superior) ou específica, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Depois que definir a área é olhar qual a sua realidade de tempo durante o dia e também quanto tempo conseguiria manter a rotina de estudos. Escolher um material de qualidade é a parte mais importante de tudo, pois vai economizar tempo.