Aprovada em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Cascavel no cargo de Bibliotecária
“O momento mais difícil foi a situação de incerteza devido à pandemia. Mas desistir não passou pela minha cabeça. Eu sempre pensei que se eu desistisse, perderia o sentido tudo o que eu já havia superado”
Confira nossa entrevista com Lucinara Betti, aprovada em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Cascavel no cargo de Bibliotecária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lucinara Betti: Tenho 36 anos e atualmente resido na cidade de Sarandi, região norte do Rio Grande do Sul. Minha primeira graduação foi em Licenciatura em Artes Visuais. Atuei como professora de Arte da rede pública por mais de dez anos. A inquietação e a curiosidade me fizeram ingressar no curso de Biblioteconomia em 2015, vindo a me formar em 2019.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Lucinara: Sempre atuei no serviço público e já obtive duas nomeações como professora. Com o desejo de atuar como bibliotecária na esfera pública, decidi que passaria a me dedicar aos estudos para concursos.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Lucinara: Não, pois meu foco foi e continua sendo na minha área de formação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lucinara: Para minha preparação nos concursos de Biblioteconomia, decidi dedicar-me exclusivamente aos estudos. A partir do segundo semestre de 2019 tirei uma licença interesse para estudar. Nos momentos em que não estou estudando, realizo trabalhos manuais para ajudar na renda da casa.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Lucinara: Já fui aprovada em dois concursos, em primeiro lugar, os quais fui nomeada como professora. Na área de Biblioteconomia, realizei oito concursos e fui aprovada em sete deles. O último que realizei foi para a Prefeitura de Cascavel (PR) e fui aprovada em primeiro lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Lucinara: A sensação é de muita alegria e satisfação. É a prova de que todo esforço, dedicação e sacrifício valeram a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lucinara: Eu me considero uma pessoa muito focada, então quando passei a estudar para concursos, não fiz mudanças drásticas no meu modo de ser. Saía de casa para programas com horários reduzidos (beber um choop, comer pizza), pois precisava estar bem para o dia seguinte. Esporadicamente visitava meus pais. Estudava com muito afinco durante a semana, especialmente durante o dia, e à noite e nos finais de semana sempre realizei atividades para relaxar e me divertir.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Lucinara: Sou casada e moramos eu e meu marido. Como saí da casa de meus pais com 17 anos, já não tenho muita influência da minha família nas minhas decisões, mas meus pais sempre foram incentivadores de tudo o que faço em relação aos estudos e projetos para melhorar de vida. Meu marido sempre me incentivou a buscar meus sonhos e só consegui me dedicar aos estudos graças ao aporte financeiro dele.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Lucinara: Penso que vale muito a pena realizar outros concursos. Devido a minha preparação ter atingido uma base nas principais disciplinas cobradas, penso que devo aproveitar esse conhecimento e fazer outros concursos, mas pretendo realizar na área da Biblioteconomia mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Lucinara: Minha preparação, no geral, está acontecendo há um ano e meio. Porém, para esse concurso, dediquei dois meses de preparação exclusiva.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lucinara: Sim, durante quase todo 2020. Com a chegada da pandemia do Covid-19, os concursos foram suspensos e praticamente não tivemos novos editais. Como eu já estava numa rotina de poucas atividades fora de casa, não foi difícil manter o planejamento e a organização com os estudos nesse período. Também a perspectiva de que esses concursos represados em algum momento voltarão, portanto não poderia deixar de aproveitar esse tempo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Lucinara: Eu utilizei cursos em PDF, videoaulas e, com o adiamento do concurso, também consegui ler alguns livros. Os cursos em PDF são importantes para construir a base de conhecimento das disciplinas, já as videoaulas ajudam a memorizar o conteúdo e reforçar o aprendizado.
Os livros são uma forma de conhecer o pensamento dos autores e, muitas vezes, através desse pensamento, ajudam a deduzir ou eliminar alternativas no momento da prova. Para quem tem pouco tempo para a preparação, os livros não são bons aliados devido a quantidade de informação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucinara: Conheci o Estratégia Concursos através de um vídeo no Youtube, da professora Ana Patrícia, comentando sobre seu processo de estudo até sua aprovação no IPHAN. Passei a acompanhar ela nas redes sociais e, como estava procurando materiais para me auxiliar nos estudos específicos de Biblioteconomia, adquiri o curso em PDF assim que ela lançou.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Lucinara: Eu fiz um cronograma de estudos a partir do peso e quantidade de questões por disciplina. Nesse cronograma, eu intercalei as disciplinas e estipulei horários e principais atividades, as quais envolvia leitura, resumos/esquemas e resolução de questões. Costumava estudar de 6 a 8 horas diárias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lucinara: Como sou da área de humanas, a disciplina de matemática foi um pouco mais trabalhosa de apreender, pois não via os conteúdos há muito tempo. Assisti videoaulas e resolvi muitos exercícios, pois as questões costumam repetir o conteúdo apenas trocando os dados.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Lucinara: Fiz revisões, estudei as leis municipais e dissertei sobre alguns temas para me preparar para a prova discursiva. Na véspera, escrevi duas redações e descansei no restante do tempo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucinara: Sempre fiquei atenta aos assuntos de atualidades e determinei no meu planejamento escrever uma redação semanalmente. Importante ler muito para diversificar o vocabulário e para possíveis citações na prova discursiva.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Lucinara: Um erro que cometi, no início dos estudos, foi pensar que teria que estudar 12 horas diárias para ter um bom rendimento. O descanso é tão importante quanto o tempo de estudo. Um dos acertos foi manter uma rotina tanto nos estudos quanto nos horários de atividades físicas, de refeições e de descanso. O hábito e a constância foram os principais aliados no meu rendimento.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Lucinara: O momento mais difícil foi a situação de incerteza devido à pandemia. Mas desistir não passou pela minha cabeça. Eu sempre pensei que se eu desistisse, perderia o sentido tudo o que eu já havia superado.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lucinara: Minha principal motivação é o desejo de atuar no serviço público e servir às pessoas, a estabilidade financeira e ter melhores condições de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucinara: O meu conselho é: sempre que bater o desânimo, pense naquilo que você alcançará com essa aprovação, nos desejos e objetivos que fizeram você dar o passo inicial. Procure sempre conversar e ouvir pessoas que estão no mesmo processo, para permanecer ou ficar motivado.