Aprovado em 369° lugar no concurso SEJUS-ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Concursos Públicos
“[…] Não tente fazer concursos aleatoriamente, com conteúdos extremamente diferentes uns dos outros. E, o mais importante, saiba que se você se dedicar com seriedade, sua vez também vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Luccas Alcântara de Oliveira Mello, aprovado em 369° lugar no concurso SEJUS-ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luccas Alcântara de Oliveira Mello: Sou de Vitória-ES, tenho 25 anos e sou bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luccas: O assunto “concurso público” sempre esteve presente na minha casa. Meus pais são servidores estaduais e, desde cedo, me incentivaram a seguir carreira pública. Por isso, é impossível não dizer que, de certa forma, eles influenciaram nessa minha escolha.
A estabilidade e a possibilidade de receber um bom salário, que possivelmente levaria anos para ganhar na iniciativa privada, eram os principais argumentos para tentar me convencer.
No entanto, foi no 5° semestre da faculdade quando, de fato, decidi que iria prestar concurso público. Nesse período, percebi que tinha um interesse real pela carreira policial e pelas matérias que geralmente são cobradas em concursos policiais: Penal, Processo Penal, Administrativo e Constitucional.
Além disso, acredito que o mais importante para mim, tenha sido me imaginar exercendo a profissão policial, ainda que sem saber especificamente qual. Isso fez com que eu tivesse a certeza de que não iria me tornar advogado, pois nunca me vi como tal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luccas: Não, desde que comecei a estudar para concurso, a partir do segundo semestre de 2022, após concluir minha graduação, sempre estudei em tempo integral.
Isso foi possível, porque consegui juntar boa parte do salário que recebi no meu último emprego, ainda durante a graduação e utilizei como reserva para me manter apenas estudando durante esse período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luccas: Essa é a minha primeira aprovação.
Em oportunidades anteriores, fui convocado para fazer o TAF da PMES (2022) e da PMSP (2023), ambos para o cargo de soldado, mas optei por não dar prosseguimento, pois não queria ingressar na carreira militar como soldado.
Tenho a intenção de continuar estudando para outros concursos policiais. As carreiras que mais me interessam são de Oficial da PM, PRF e Delegado de Polícia Civil.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luccas: Sempre fui mais caseiro, então acabou não mudando muita coisa. Durante a semana, saía apenas para ir à academia e aos finais de semana sempre conseguia estar com amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luccas: Sim, meus pais sempre me apoiaram, tanto emocionalmente, quanto financeiramente. É muito importante ter esse respaldo dentro de casa, mas é necessário entender que somente quem está ali, estudando dia após dia, às vezes até sem previsão de edital, é quem sabe as reais dificuldades e ansiedades que esse tipo de rotina gera.
Portanto, para quem está começando, dou o seguinte conselho: não crie expectativas nos outros, estude e faça a sua parte, lá na frente todo o resto se resolve.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luccas: Eu já estava estudando para outros concursos da área policial desde outubro de 2022. Quando saiu o edital da SEJUS, em julho de 2023, eu apenas redirecionei meus estudos e aproveitei aquilo que já estava estudando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luccas: O material que mais utilizei foi, sem dúvida nenhuma, PDF. Minha rotina de estudos envolvia leitura do PDF, reescrita do material e a realização de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luccas: Conheci o Estratégia através da Internet. Já havia visto alguns conteúdos disponibilizados no Youtube, especialmente os depoimentos de aprovados em concursos públicos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luccas: Sim, quando estudei para a PMMG comprei um curso que disponibilizou todo o material em PDFs. O conteúdo era extremamente direcionado e objetivo, mas a possibilidade de tirar dúvidas via fórum ou através de videoaulas não existia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luccas: Utilizei esse material para fazer as provas de Soldado e Oficial da PMMG, mas não consegui ser aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luccas: Sim, a plataforma do Estratégia foi muito importante para me dar um direcionamento nos estudos, especialmente no início, quando eu não sabia por onde começar. O principal diferencial, para mim, é a completude dos materiais e a forma com que os professores abordam os conteúdos, sempre mostrando como aquilo já foi cobrado em provas anteriores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luccas: O meu objetivo diário era iniciar o estudo às 8h e finalizar às 19h, com pausas para o almoço e café da tarde, contudo, às vezes não conseguia seguir essa rotina à risca.
A divisão de matérias funcionava da seguinte forma: duas matérias por dia, uma de manhã e outra à tarde. Aos finais de semana eu fazia uma revisão dos tópicos principais de todas as matérias já vistas até então.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luccas: Fazia resumos dos tópicos principais de cada matéria para revisar aos finais de semana e muitas questões, todos os dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luccas: A resolução de exercícios é imprescindível, pois te ajuda a fixar os conteúdos e visualizar como eles são cobrados na prática. Desde que comecei a estudar para concurso e até hoje, já fiz mais de 18 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luccas: As disciplinas de fora do Direito sempre me deixavam um pouco mais preocupado: Informática, RLM e Português. Minha estratégia era ler, reler e fazer muitos exercícios sobre o assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luccas: A semana foi comum, continuei me preparando normalmente e, um dia antes da prova, eu não estudei, somente descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luccas: Eu sempre gostei de escrever, então, nunca tive muita dificuldade em redações. Acredito que o principal seja sempre estar escrevendo. Com o tempo você passa a ter facilidade para abordar os mais variados assuntos e construir uma linha de raciocínio clara e coerente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luccas: O principal acerto foi realizar um grande número de exercícios e o principal erro foi não realizar simulados, que ajudam, inclusive, na gestão de tempo durante a prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luccas: Vez ou outra esse tipo de pensamento acaba passando na cabeça de quase todo concurseiro, mas o importante é ter bem definido aquilo que você quer e prosseguir nisso dia após dia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luccas: Saiba o que você quer, qual carreira se identifica mais e estude as matérias basilares dessa área. Não tente fazer concursos aleatoriamente, com conteúdos extremamente diferentes uns dos outros. E, o mais importante, saiba que se você se dedicar com seriedade, sua vez também vai chegar.