Aprovado em 76° lugar para Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito no concurso AMC - Fortaleza
Concursos Públicos
“[…] acho que um ponto importante é você analisar a sua trajetória, olhar sua evolução e aprender com os erros, os erros ensinam bem mais que os acertos.”
Confira nossa entrevista com Lucas Medeiros de Morais, aprovado em 76° lugar no concurso do AMC – Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Medeiros de Morais: Sou nordestino, cearense, natural de Maracanaú, atualmente moro em Mucambo. Tenho 26 anos e tenho nível superior em gestão pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Logo que terminei o ensino médio em 2014 decidi enfrentar o vestibular tradicional da UVA – Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Sobral-CE) para o curso de engenharia civil, foi aí que começou minhas reprovações, fiz 5 vezes e reprovei as 5, então percebi que minha metodologia de estudos era errada pois estudava e não era aprovado, acabei na época fazendo para um curso de menor concorrência fui aprovado em 9º lugar nota que dava para ser aprovado no curso de engenharia que era o meu desejo na época. No primeiro semestre da minha vida acadêmica peguei uma greve de 8 meses e fiquei totalmente desmotivado nesse período, então surgiu meu desejo de prestar concurso com o intuito de adquirir minha liberdade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Sim, sou soldado da polícia militar do Ceará e minha escala era dois dias de serviço e quatro dias de folga (48h x 96h) nos dias de serviço não estudava me dedicava integralmente ao trabalho. Nas folgas era da seguinte forma: no primeiro dia de folga eu descansava pela manhã e dormia após o almoço até umas 15:30/16:00h e então estudava 1/2hrs nesse dia, nos três dias restantes de folga procurava estudar de 4/5hrs líquidas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: Fui aprovado no ano de 2016 para o cargo de soldado da polícia militar do Ceará na colocação 3544º e agora no ano de 2023 para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito AMC-Fortaleza na colocação 76º. Pretendo continuar estudando para concursos de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: A minha vida social teve que ser bastante regrada devido a eu ter que trabalhar e estudar, meus momentos de lazer eram praticamente no período noturno com a família e a namorada.
Enfatizar o apoio da minha namorada que sempre me ajudou muito em tudo, principalmente no pós-edital onde várias tarefas deleguei a ela, obrigado por ser uma ótima companhia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas: No livro A mágica de pensar grande, David J. Schawartz comenta: “O sucesso depende do apoio dos outros. O único obstáculo entre você e o que você deseja ser é o apoio dos outros.”
Descreve perfeitamente minha família e amigos porque nessa rotina maluca de ser concurseiro aqueles que me amam tiveram que abrir mão de minha presença e eles também fizeram sacrifícios tudo para um bem maior e o apoio incondicional deles foi o ponto chave dessa colheita maravilhosa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Logo que saiu o edital da AMC-Fortaleza fiz uma análise e notei que já tinha estudado várias disciplinas, então decidi prestar o concurso. Foquei nesse concurso somente após o edital, porém não comecei do zero. Acredito que a chave da disciplina é organização + hábito + vontade de mudar de vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Utilizei PDFs + Vídeo aula. A principal vantagem é a economia de tempo sem ter perda com deslocamentos para cursos presenciais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci o estratégia em 2015 e já no meu primeiro concurso para o cargo de soldado da polícia militar do Ceará utilizei o material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: Os materiais escritos do estratégia é uma ferramenta excelente mesmo quem não entende nada do assunto consegue aprender por eles, as videoaulas são essenciais para os momentos de dificuldades.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Em pré-edital eu utilizo ciclo de estudos, separo as disciplinas que desejo formar uma base e vou girando o ciclo, estudava de 2 a 3 disciplinas por dia + revisões.
No pós-edital eu utilizo o quadro de controle de estudos, faço uma estimativa de quantas horas conseguiria estudar até o dia da prova e divido essas horas pelas disciplinas que iam ser cobradas na prova, aí começa a história do cobertor curto, tirando horas de uma disciplina e jogando para outra tentando fazer o processo dá certo.
O número de horas líquidas em pré-edital era de 3 a 5 horas líquidas e no pós-edital procurava fazer de 4 a 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Na minha concepção existem 3 tipos de revisão:
Revisão de primeiro aprendizado: Essa revisão eu fazia da seguinte forma, quando eu lia o material em PDF ia grifando as partes mais importantes e cobrado em prova, no dia seguinte eu revisava os grifos do estudo do dia anterior, em 7 dias eu revisava novamente esses mesmos grifos e em 30 dias da mesma forma e então encerrava essa primeira revisão (24h/7d/30d).
Revisão de manutenção: a cada 6 ou 8 meses eu gostava de revisar os grifos dos meus materiais, eu revisava da aula 00 até a aula final do material.
Revisão de reta final: essa revisão é a feita no pós-edital, eu me preocupava com a leitura da lei seca + jurisprudência + conhecimento da banca do concurso através de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas: No livro Fixe o Conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida descobri a importância da resolução de exercícios, transcrevo um trecho da obra: “Um dos mais contundentes resultados de pesquisa é o poder da recuperação ativa de informações – ou seja, de fazer testes – para fortalecer a memória. Quanto mais esforço exige a recuperação de informações, mais forte é o benefício.”
Em toda minha preparação fiz 10893 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lucas: Tinha muita dificuldade com português, tentei por PDF mas não conseguia compreender, foi então que descobri o curso da professora Adriana Figueiredo e mudou minha vida, além de ter aumentado a carga horária de estudos dessa disciplina no ciclo de estudos. Eu sugiro que para disciplinas que são complicadas se aumente a carga horária de estudos no ciclo ou para quem está somente estudando, tirar um dia da semana para essas disciplinas sem entrar no ciclo de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: A saúde mental me atrapalhou muito nesse pós-edital e especificamente na semana que antecedeu a prova, meu nível de ansiedade e estresse estavam muito alto, consegui estudar somente 2 horas por dia devido a um cansaço extremo, mas graças a Deus ainda deu tudo certo. No dia anterior a prova assisti o aulão de véspera aqui do estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meus principais erros foram negligenciar a saúde mental e a atividade física, hoje eu teria dado atenção a esses pontos.
Meus acertos foi como eu apanhei cedo de provas acabei indo atrás de aprender como funcionava o cérebro, o que a neurociência ensinava sobre o assunto e ter aprendido uma boa metodologia de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Lucas: Nunca pensei em desistir, sempre mantive na minha consciência que só não passa em concurso quem desiste, acho que um ponto importante é você analisar a sua trajetória, olhar sua evolução e aprender com os erros, os erros ensinam bem mais que os acertos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Para quem está iniciando na trajetória de concursos aconselho a leitura de dois livros:
Como Passar em Provas e Concursos do ilustríssimo Dr. William Douglas.
Como Estudar para Concursos do professor Alexandre Meirelles.
A partir daí você já terá bagagem suficiente para enfrentar o mundo dos concursos públicos.
Finalizando, concurso público não se faz para passar, mas até passar
O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória. Provérbios 21:31.