Aprovado em 6° lugar no concurso STN para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle - Contábil
Concursos Públicos“Inicie seus estudos o mais rápido possível, mas tenha em mente que é um processo lento e gradual. Mantenha sempre a constância no seu objetivo e o tenha sempre em mente […]”
Confira nossa entrevista com Lucas de Paula Lima, aprovado em 6° lugar no concurso STN para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle – Contábil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas de Paula Lima: Eu me chamo Lucas, sou graduado em gestão pública e pós-graduado em contabilidade e auditoria governamental e direito econômico e financeiro. Tenho 26 anos e sou natural de Belo Horizonte/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Comecei meus estudos para concurso, em 2022, visando maior estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Nos últimos anos passei por diversas preparações, mas, especificamente na última, era servidor do TRT-18 enquanto estudava para me tornar um Auditor. Acordava às 04:00 da manhã para estudar, de segunda à sexta, antes de ir para o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Lucas: Em 2022, fui aprovado para Polícia Penal de MG na 44ª colocação (meu primeiro concurso). Em 2023, fui aprovado para Técnico do TRT18 na 6ª colocação e para Analista do TRF3 na 4ª colocação. Em 2024, fui aprovado para Analista da CVM na 2ª colocação e para Auditor Federal de Finanças da STN na 6ª colocação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: À medida que o nível dos concursos foi aumentando, minha vida social foi diminuindo. Como já trabalhava e estudava, muitas vezes precisei utilizar o fim de semana para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Minha família entendeu e sempre me incentivou. Quanto aos amigos, alguns entendem, outros acabam perdendo o contato por conta da minha indisponibilidade para sair.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: O que fez para manter a disciplina? 6 meses. Para manter a disciplina, tenho sempre em mente o objetivo que quero alcançar, o porquê de ter começado minha preparação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Utilizei principalmente videoaulas e Passo Estratégico. Gosto muito do comprometimento que o Estratégia tem em disponibilizar o conteúdo previsto no edital para o aluno, seja em videoaula ou PDF. Já o Passo, gosto muito de utilizá-lo nas revisões e treinar o conteúdo aprendido por meio das questões estratégicas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Redes Sociais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Inicialmente, buscava aprender os conteúdos que ainda não havia estudado antes, estudar 1 ou 2 matérias por dia. Estudava cerca de 4 horas líquidas por dia. Após ver todo o conteúdo relevante pela primeira vez, partia para as questões, para aprofundar nos estudos conforme as exigências da banca examinadora. Por fim, mais próximo da prova, revisava tudo o que aprendi.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Por questões e por resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: É extremamente importante praticar muito as questões antes de fazer uma prova. Não tenho ideia de quantas questões resolvi ao certo, mas certamente foram algumas milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Estatística, busquei aprendê-la por questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Na semana anterior, já estava relendo todo o material que construí ao longo da minha preparação. No dia anterior, finalizei a leitura por volta das 17:00 e fui descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Houve sim a prova discursiva e, para ela, comprei o curso específico do Estratégia para estudar os temas mais prováveis de serem cobrados e treinar a escrita. É muito importante praticar a discursiva fazendo de fato e enviando para correção de um professor.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meu principal erro foi ter começado a estudar no pós- edital, meus principais acertos foram o planejamento dos estudos, e disciplina para executá-lo e a constância no objetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Desistir nunca foi uma opção, em nenhuma das minhas preparações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Inicie seus estudos o mais rápido possível, mas tenha em mente que é um processo lento e gradual. Mantenha sempre a constância no seu objetivo e o tenha sempre em mente. Ao se deparar com uma dificuldade, mantenha a calma e busque uma alternativa para contorná-la, sempre há alternativas. Por fim, tenha um bom planejamento, baseado em estudo, questões e revisões.