Aprovado em 3° lugar no concurso do DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software - CE
Concursos Públicos“É necessário paciência na espera pela colheita, enquanto ela não chega, não se desespere, mas persevere. Ao final tudo valerá a pena.”
Confira nossa entrevista com Lucas da Costa Silva, aprovado em 3° lugar no concurso do DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software – CE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas da Costa Silva: Olá, eu me chamo Lucas, tenho 29 anos, sou natural de Parnaíba, Piauí. Sou casado e tenho um filho. Sou formado em Ciência da Computação.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Como a grande maioria das pessoas que iniciam o estudo para concurso, eu defini esse objetivo visando a estabilidade. Porém ao longo desta caminhada o desejo de bem servir ao público também me impulsionou. Hoje fazer a vontade de Deus assumindo o meu compromisso como esposo e pai é o principal motivo de continuar estudando.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Sim, trabalhava e estudava. Para conciliar família, trabalho e estudo eu buscava reservar o tempo devido para cada coisa tentando não me sentir culpado nos dias que eu não conseguia estudar muito devido algum compromisso. De modo geral eu aproveitava o tempo livre à tarde e à noite para estudar. Aos sábados e feriados eu aproveitava para intensificar os estudos. Acredito que mesmo que se estude apenas uma hora é necessário manter a constância diária.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Fui aprovado em alguns concursos. Em 1° para o cargo de consultor Legislativo – informática na Alepi, o qual exerço atualmente. Também fui aprovado no datalprev em 3° lugar, em 1° lugar na ufdpar, fiquei dentro dos aprovados no SERPRO e em alguns cadastros de reserva, tais como, TRT-PI e TRT-MA.
Eu pretendo continuar estudando até alcançar o meu objetivo de me tornar analista de tribunal Federal, se Deus quiser.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: É claro que tudo na vida irá requerer sacrifícios, afinal não é possível se ter tudo ao mesmo tempo. Também acredito que a caminhada como concurseiro, no geral, tende a ser longa, por isso eu busquei reservar um tempo para estar com a minha família e amigos. Cuidar da saúde mental também faz parte da preparação e as vezes é necessário descansar para não desistir. Por isso não abria mão de ir sempre à missa com a minha esposa, de sair de vez enquanto com os nossos amigos, enfim, a cada coisa o justo tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Minha família sempre me apoiou nesta caminhada e esse apoio foi de suma importância. Eles sempre acreditaram em mim, isso era o mais importante. A minha esposa, a Meiriany, nos dias que eu estava cansado sempre me animava a continuar. Ninguém conquista algo sozinho! Sempre há pessoas que nos sustentam e nos apoiam na caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Direcionado ao Dataprev foi apenas um mês, pois eu estava focado no concurso do SERPRO que tinha muita muitos assuntos em comum.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Utilizei principalmente cursos em PDF, porém em algumas matérias atualmente tenho utilizado videoaulas. Ambos os materiais possuem suas vantagens e desvantagens. Com os PDFs conseguia estudar mais rápido as matérias, porém naquelas que tinha mais dificuldade de entendimento preferia às aulas em vídeo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci o Estratégia Concursos por meio de um amigo que me falou sobre.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: A qualidade, o direcionamento, a profundidade e o domínio dos professores sobre os assuntos são os principais diferencias do Estratégia. Tudo isso me fez optar por ele, afinal ter a segurança de que se está estudando por uma fonte segura e confiável faz toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Busquei montar um ciclo de estudo alternando as disciplinas e buscando revisar os assuntos já estudados. Desse modo sentia que todo o conhecimento aprendido era melhor fixado. Bem no início estudei apenas uma disciplina por vez, porém não achei o resultado satisfatório. Em relação às horas líquidas, como eu conciliava trabalho, família e estudos,conseguia uma média de apenas 2 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Utilizei principalmente resumos e questões para me ajudar a fixar o conteúdo. Fazia simulados de modo esporádico também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: A resolução de questões é de suma importância para se avaliar os pontos fortes e fracos na preparação. É por meio das questões que é possível ponderar o tempo dedicado a cada disciplina de acordo com o domínio sobre ela e relevância para composição da nota final da prova. Ao longo dos meus estudos já resolvi mais de 10 mil questões. Algo que sempre gostei de fazer foi aproveitar determinadas questões para revisar conceitos ou cobrir lacunas no estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: A disciplina que mais tive dificuldade foi a de gestão de TI por ser muito teórica e em um primeiro momento descolada da minha realidade. Para superar essa dificuldade dediquei mais tempo para a disciplina até que eu conseguisse vencer os assuntos. Hoje é uma matéria que passei a gostar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Busquei intensificar os estudos com as revisões e com a resolução de questões. No pré-prova eu gosto de tirar uma parte do dia para estudar e uma outra para descansar e relaxar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Antes de mergulhar de vez na vida de concurseiro eu busquei muitas dicas de como estudar para concursos. Isso foi o meu principal acerto, pois isso me ajudou a não perder tanto tempo estudando errado.
Como erro eu cito a vontade de querer dominar um conteúdo novo de primeira. O conhecimento é gradativo e acontece por fases. Eu demorei a entender isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Várias vezes! Mas isso é normal em toda caminhada que é árdua. Gosto muito da frase de Santa Teresa D’ Ávila, “É justo que muito custe o que muito vale”. Por isso não desisti, afinal de contas não estou nesta empreitada somente por mim, mas pela vontade de Deus e pela minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Não desista dos seus sonhos! Cada hora de estudo, cada sacrifício, tudo, é como uma semente plantada. É necessário paciência na espera pela colheita, enquanto ela não chega, não se desespere, mas persevere. Ao final tudo valerá a pena. Cuide da sua saúde mental, dedique a cada coisa o devido tempo e tenha fé! Deus os abençoe! Ele sabe o melhor para cada um de nós, é necessário apenas confiar!