Aprovado em 1° lugar PCD no concurso ICMBio para o cargo de Técnico Ambiental no Pará
Concursos Públicos
“Passei por momentos extremamente difíceis nesse período, mas eu soube respeitar o meu momento, soube tirar o pé do acelerador quando foi preciso, mas logo em seguida eu soube pisar fundo.”
Confira nossa entrevista com Lincoln Michalski, aprovado em 1° lugar PCD no concurso ICMBio para o cargo de Técnico Ambiental no Pará:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lincoln Michalski: Lincoln, 36 anos, biólogo, mestre em ecologia. Paranaense, morando no Pará há 6 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lincoln: Acredito que tenho a vocação para ser servidor público. O concurso me dá uma ótima oportunidade de trabalhar na minha área com boa remuneração e estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lincoln: Era concursado do sistema penitenciário do Pará, trabalhava 6 horas por dia, isso me possibilitava bastante tempo para estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Lincoln: Nessa caminhada, acabei fazendo vários “concursos escada”, principalmente como treino e ritmo de prova, visto que estávamos em uma carência de concursos ambientais. As recentes aprovações foram: TJPA, SEAP-PA (policial penal), Caixa Econômica Federal, e agora, enfim, 1° colocado – técnico ambiental ICMBio PA, 3° colocado – analista ambiental ICMBio PA. Ainda estou no aguardo do resultado de um concurso para analista ambiental da SPGG-RS. Alcancei meu objetivo, cargo federal na área ambiental. Estou muito cansado desta trajetória e agora quero me dedicar ao trabalho e aproveitar a vida.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lincoln: Postura radical. Não consigo focar em várias coisas ao mesmo tempo. Minha dedicação foi total aos estudos, tudo que eu fazia era em função da minha rotina de estudos, abdiquei de muita coisa na minha vida por aproximadamente 2 anos. Valeu muito a pena!
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Lincoln: Não, dificilmente as pessoas entendem o que leva alguém a uma dedicação integral ao estudo, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas não consegue fazer isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Lincoln: Durante 2 anos o objetivo foi a área ambiental. O segredo acredito que foi a vontade de trabalhar onde eu realmente queria estar, essa era minha motivação diária.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Lincoln: Principalmente vídeo aulas e resumo, um pouco de pdf. Essa é a forma que eu me adapto melhor. E é claro, muitas e muitas questões resolvidas, isso foi fundamental para sedimentar o estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Lincoln: Estudava 4 horas líquidas por dia. Estudava de duas a três matérias por dia. Meu cronograma montei com ajuda de professores que entendiam do assunto.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Lincoln: Resumos, simulados e muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lincoln: Para mim, resolução de questões é fundamental, acredito que é a revisão mais importante e funcional. Resolvi algo em torno de 5 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lincoln: Algumas legislações bem específicas da área ambiental. Eu fazia a leitura da lei seca.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lincoln: Eu consegui manter a cabeça fria e bloquear os sentimentos que me atrapalhavam.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lincoln: Eu praticava apenas uma redação por mês (não aconselho), mas eu procurava estudar bem a parte específica, visto que a redação cobraria este tema.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Lincoln: Eu penso assim, cada um faz o que está ao seu alcance, é normal durante uma preparação passar por altos e baixos, nós não somos máquinas, somos seres humanos e estamos vulneráveis há uma série de variáveis que influenciam na nossa vida. Passei por momentos extremamente difíceis nesse período, mas eu soube respeitar o meu momento, soube tirar o pé do acelerador quando foi preciso, mas logo em seguida eu soube pisar fundo. Assim, eu acho difícil apontar erros e acertos, apenas acredito que precisa ter constância, do jeito que der, mas manter a constância no projeto te leva longe com certeza.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lincoln: Nunca pensei em desistir, nunca. É claro que tive medo de fracassar, mas o meu objetivo era maior que o medo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lincoln: Primeiramente você precisa saber se é realmente isso que quer, isso é fundamental, pois não conseguirá estudar várias horas por dia se não souber onde quer chegar. Feito isso, acredite, ajuste a sua mira e vai, sempre constante, superando todas as adversidades que vai encontrar no caminho, mas vai, você consegue. É questão de tempo.