Aprovado no concurso SEFAZ-PI no cargo de Analista em Infraestrutura de Redes e Comunicação em 2° lugar

“O mais difícil é criar uma rotina, principalmente para quem tem filho pequeno. Mas graças a Deus eu tive total apoio da minha família.”
Confira nossa entrevista com Leonardo Silveira Da Silva, aprovado no concurso SEFAZ-PI no cargo de Analista em Infraestrutura de Redes e Comunicação em 2° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Silveira: Sou formado em Ciências da Computação e Bacharelado em Matemática e tenho Pós-Graduação em Redes de Computadores. Tenho 34 anos e sou de Teresina/PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Leonardo: Sempre tive isso comigo já que meus pais são servidores públicos e me deram todo suporte para estudar e focar em concursos na minha área de formação.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Leonardo: Sim, como na minha área sempre são poucos classificados então já pensei em mudar o foco para um concurso com mais vagas para depois voltar a estudar focado.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leonardo: Inicialmente era só estudo, mas à medida que fui passando em seleções e concursos menores acabei conciliando trabalho, estudo e família.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Leonardo: Já fui aprovado em 3 seleções para cargos temporários e para efetivo da prefeitura de Timon. Nesse último, fiquei em 3º. No último seletivo da SEFAZ/PI fiquei em 2º.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Leonardo: Uma felicidade indescritível, principalmente por ter acontecido em um momento que eu precisava muito.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leonardo: Não chegava a abandonar porque sempre procuro ter um tempo com a família, mas coloquei os estudos como prioridade, abrindo mão de algumas coisas.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Sou casado há 5 anos, tenho uma filha de 2 e temos casa própria. Minha família é a minha maior fonte de determinação e sempre me apoiou nessa jornada.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Leonardo: Sim, minha estratégia sempre foi essa – passar em um concurso menor mas com uma boa estabilidade e em seguida focar exclusivamente no concurso que eu mais quero que é o de Perito da PF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Leonardo: Já venho estudando há muito tempo e os editais na minha área são parecidos. Esse da SEFAZ que fui aprovado agora tinha alguns pontos mais específicos e foi isso o que me levou a procurar outros materiais aqui no Estratégia Concursos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Leonardo: Sim, mesmo sem os editais estou sempre estudando as matérias comuns. Normalmente uso o edital da PF como base, mas quando tem uma previsão de um concurso para determinado órgão eu procuro o edital do último concurso desse órgão e estudo com base nele.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leonardo: Livros, cursos em PDF e videoaulas. A vantagem é que esses materiais são bem organizados. A desvantagem é o custo de manter esse material atualizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Indicação de amigos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Leonardo: Estudo uma matéria por dia. As matérias que já estou em período de revisão, estudo por questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: Minha maior dificuldade são as disciplinas que envolvam direito e legislação. Para superar isso, eu costumo assistir videoaulas dessas matérias e fazer muitas questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Leonardo: Na semana que antecedeu a prova, estudei somente por questões. Na véspera da prova eu descansei.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Leonardo: O mais difícil é criar uma rotina, principalmente para quem tem filho pequeno. Mas graças a Deus eu tive total apoio da minha família.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Leonardo: Ter uma vida tranquila com a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: O segredo é criar uma rotina e não deixar nada que não seja de extrema importância atrapalhar.