Aprovado em 1° lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário - Agente Comercial

“Eu lia os PDFs, depois se tivesse alguma dúvida ou se estivesse cansado de ler, aí eu ia para as videoaulas. Também usei muito os resumos dos PDFs e os mapas mentais que eram disponibilizados. E quando ia malhar acabava ouvindo o Estratégia Cast também”
Confira nossa entrevista com Leonardo Escribano, Aprovado em 1° lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário – Agente Comercial:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Escribano: Sou formado em Publicidade e Propaganda e tenho pós em Administração de Empresas. Tenho 36 anos e sou de Caçapava – SP (Vale do Paraíba).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Eu tenho muitos exemplos na minha família de pessoas concursadas, e todas estão muito bem. E resolvi arriscar e tentar também uma vaga em concurso público, um pouco também influenciado pela estabilidade, embora o Banco do Brasil não tenha estabilidade, a chance de perder o cargo é muito baixa.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Leonardo: Quando eu realmente resolvi me dedicar aos estudos eu pedi para sair do meu emprego no Bradesco, fiz uma reserva para conseguir me manter por uns anos e fiquei tempo integral voltado para os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Leonardo: Em 2019 fui aprovado no Detran-SP em 16º para cidade de Tremembé, porém era apenas uma vaga. E fiquei em 6º no concurso da prefeitura municipal de Ilhabela para o cargo de publicitário, porém também era apenas uma vaga. Estes até então tinham sido meus melhores resultados.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Leonardo: Foi muito boa, eu já estava na expectativa de ser um dos primeiros por causa da pontuação e pelo ranking do site Olho na vaga, daí só faltava confirmar a nota de redação para ter certeza e comemorar. Estava no supermercado com minha prima e minha tia na hora que eu vi e confirmei a primeira colocação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leonardo: Eu tentei manter um equilíbrio na vida social, fazia academia todos os dias, tinha meus afazeres domésticos, passeava todo dia com minha cachorra, e de final de semana costumava passar com a família da minha ex-namorada.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Não sou casado, não tenho filhos e agora também estou solteiro. Quando eu falava em sair do emprego para estudar, minha mãe que era viva na época não apoiava não, achava que seria uma loucura. Minha ex também não me apoiou não. Mas daí minha mãe faleceu no final de 2018 e em 2019 resolvi que iria arriscar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Leonardo: Acho que vale a pena sim prestar outros concursos, por mais que você saiba que não vai passar acho que vale como um treino. Uma coisa é você fazer simulado sentado no conforto da sua casa, naquele silêncio e tudo mais, outra coisa é o dia da prova, aquela pressão dos outros candidatos, a tensão antes da abertura dos envelopes com a prova e da leitura das instruções, as distrações que ocorrem em sala de prova, a pressão do tempo de resolver todas as questões e ainda passar o gabarito corretamente. Tudo isso precisa ser feito antes da sua prova principal, para você chegar mais tranquilo e não deixar bobeiras te tirarem da disputa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Leonardo: Estudei a partir do lançamento do edital, foram quase 90 dias focado para essa prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Leonardo: Para o Banco do Brasil eu estudei somente após o edital, mas já estava estudando para outros concursos anteriormente, então consegui aproveitar muito do que já havia visto, como Português, Informática e Matemática.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Acho que foi em 2017-2018 quando minha ex começou a estudar para o concurso para soldado da PM-SP. Quando vi a estrutura, o canal no YouTube, comecei acompanhar e comprei o curso para Polícia Federal. Daí, em 2019, comprei a assinatura de 2 anos e depois migrei para a Assinatura Vitalícia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Leonardo: Eu lia os PDFs, depois se tivesse alguma dúvida ou se estivesse cansado de ler, aí eu ia para as videoaulas. Também usei muito os resumos dos PDFse os mapas mentais que eram disponibilizados. E quando ia malhar acabava ouvindo o Estratégia Cast também.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Leonardo: Eu particularmente não gostava de estudar várias matérias simultaneamente, eu estudava apenas uma matéria por vez. Os resumos eu pegava no final de cada PDF e também imprimia os mapas mentais, então minha forma de revisão era através de resumo e mapa mental. Também fazia os exercícios ao final de cada PDF e, no final da preparação, só resolvia questões. Eu tentava estudar o máximo de horas líquidas por dia, não tenho uma média, mas acredito que umas 5h líquidas eu conseguia estudar, obviamente que tinha dia que rendia mais e alguns dias rendiam menos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: No BB acho que minha maior dificuldade era Português, eu sempre errava as mesmas coisas, e pra corrigir isso fiz muito exercício, vi muita videoaula e até que consegui um resultado satisfatório em Português.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Leonardo: Na última semana eu foquei em resolução de questões, e na véspera eu assisti a Revisão de Véspera do Estratégia. No dia da prova, resolvi não ler nem ouvir mais nada.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leonardo: Eu já tinha uma noção de como deveria ser a redação, toda a parte estrutural dela, e na preparação, apenas assisti às videoaulas com temas pertinentes. Acabei não fazendo nenhuma redação antes para treinar.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: Acho que um erro que eu cometi nessa preparação e nas outras está mais voltada para o desespero que toma conta da gente, vemos tantas ferramentas disponibilizadas ao mesmo tempo que queremos usar todas e com isso acabava perdendo o foco. Fica aquela sensação de que se não assistir ao vídeo que está ao vivo no YouTube ou se não usar a Trilha Estratégica você vai ficar para trás. E na parte de acerto, acho que consegui traçar uma estratégia legal para meus estudos, consegui praticamente cumprir o cronograma que havia planejado, e também resolvi muitas questões.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Leonardo: Acho que a parte mais difícil é o medo de não conseguir, de falhar, de não saber se um dia seu nome estará nos aprovados. Após ser eliminado da PF com 64 pontos para escrivão (nota de corte foi 66) eu pensei seriamente em desistir, já estava nessa de estudar por dois anos e achei que ali era o fim e teria que voltar a correr atrás de emprego na área privada. Poucos dias após essa reprovação, e ainda pensando no que faria, eis que surge o edital do BB e como eu já havia trabalhado 7 anos no Bradesco, achei que poderia ser mais uma oportunidade, a última talvez.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Leonardo: Eu sabia que a oportunidade do BB poderia ser a última na minha vida de concurseiro, não sei se iria ter força para continuar nessa vida caso não passasse. E em termos de carreira, o BB oferece diversos caminhos para o crescimento. Então lutei para conquistar minha vaga, e ainda fui presenteado com o primeiro lugar. Nem precisava tanto, mas confesso que ficar em primeiro dá um gostinho mais especial ainda. Mostra que você estava certo quando resolveu arriscar, o peso que saiu das minhas costas foi enorme.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Meu conselho é que se dedique ao que você tanto deseja e não desista caso venha a ser reprovado, é duro ser reprovado mas foi lendo depoimentos, comentários e entrevistas dos aprovados que eu tirei forças para continuar e hoje espero que sirva de exemplo para alguém. E tenha sempre as disciplinas básicas dominadas: Português, Matemática e Informática.