Aprovada em 1º lugar para Analista- Gestão Pública no concurso CNMP
Concursos Públicos
“Tudo é recompensado quando você percebe que vai melhorar a vida da sua família e a sua, e que isso foi fruto de muita luta, que só cada um que aceita a batalha sabe.”
Confira nossa entrevista com Layanne Freitas da Silva, aprovada em 1º lugar para Analista- Gestão Pública no concurso CNMP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Layanne Freitas da Silva: Sou formada em Gestão Pública e pós-graduada na área de auditoria. Tenho 23 anos, nasci e cresci no Distrito Federal.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Layanne: Estagiei no setor público quando tinha 16 anos, trabalhei com servidores e gostei muito do trabalho. Além dos diversos benefícios, me animava pensar em contribuir de alguma forma para a sociedade com meu trabalho. Foi aí que comecei minha jornada nos concursos. Também queria independência financeira desde mais nova e ajudar meus pais, então vi no concurso uma forma justa de conseguir isso pelos estudos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Layanne: Pelo Youtube e por comentários dos próprios concurseiros. Me tornei aluna porque ponderei que era o curso mais completo em questão de ferramentas e conteúdo, principalmente nos PDFs, que é o recurso de aprendizagem que eu utilizo majoritariamente. Também fui incentivada pela quantidade e qualidade dos aprovados que utilizaram o Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Layanne: Para esse concurso foquei quase totalmente em revisão, pois já havia estudado todas as matérias em outros concursos (exceto o Regimento Interno), então organizava meus estudos de acordo com as dificuldades que eu notava, pontos fracos etc. Estudava todas as matérias ao mesmo tempo, não esperava terminar uma para começar a outra. Não sou acostumada a contabilizar horas de estudo. Estudo o possível no dia de uma forma saudável e o que minha rotina permite. Geralmente umas 3h pela manhã, umas 2h no transporte e, se eu não estiver muito cansada, mais umas 2h de noite. Nos fins de semana tento aproveitar mais o tempo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Layanne: Sim. Como acabava gastando um tempo considerável no transporte, aproveitava bastante para fazer questões, ouvir podcasts, revisar os grifos nos PDFs e ver videoaulas.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Layanne: Utilizei principalmente os PDFs e algumas videoaulas na reta final para reforçar alguns assuntos pontuais e revisar, se não me engano eram de reta final. Também aproveitei o sistema de questões para responder questões inéditas de assuntos que não tinham muitas questões da banca. Acho que os PDFs se diferenciam por serem bem completos, com questões comentadas. Gosto muito dos PDFs do passo estratégico e dos bizus estratégicos, porque te mostram onde focar mais e trazem uma visão geral do assunto.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Layanne: Direcionada ao último concurso foi do tempo que saiu o edital até a prova. Mas acho importante ressaltar que estudo para concurso há mais de 5 anos. Não me considero uma pessoa tão “regrada” nos estudos, mas acredito que mantinha minha disciplina inspirada na ânsia de desenvolvimento e realização pessoal e de perceber minha própria evolução.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Layanne: Geralmente tenho mais dificuldade em exatas, é um ponto que pretendo trabalhar mais para concursos vindouros, reforçando com as videoaulas, pois me sinto mais confiante em utilizá-las nessas disciplinas. No último concurso não vislumbro alguma matéria que tive dificuldade.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Layanne: Na reta final eu utilizei videoaulas para focar nos assuntos mais importantes e tentei revisar o máximo de grifos possíveis que eu fazia nos PDFs, bem como fiz bastantes questões da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Layanne: Para a discursiva os PDFs de conteúdo agregaram muito ao meu conhecimento de mundo, o que me levou à nota máxima na argumentação. Não cheguei a de fato fazer redações para treino, mas busquei acumular o máximo de conhecimento, que era justamente o que estava me impedindo de alcançar notas maiores.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Layanne: Não sou casada e nem tenho filhos. Tive apoio da família e amigos, que me motivavam nos momentos de desânimo. No início da caminhada, ao final dos meus 16 anos, como ainda não tinha uma renda, minha família me apoiava com o que era possível, pelo que sou muito grata.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Layanne: Indescritível. É um plus para a aprovação, um reconhecimento de todo o seu esforço. Quando eu recebi a mensagem não contive a alegria!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros?
Layanne: Sim, via alguns aprovados que foram ao baile, vídeos etc, ficava só admirando, mas nem nos melhores sonhos eu imaginaria conseguir ser aprovada em 1° lugar e poder fazer parte disso tudo, acho que a ficha ainda não caiu!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Layanne: Como erro principal creio que não ter revisado tanto como gostaria, porque isso acaba gerando uma certa insegurança na hora da prova até em conteúdos que você domina, pois algum detalhe que não foi totalmente consolidado pode gerar dúvida. Como principais acertos posso citar com segurança a resolução de questões e não desprezar nenhuma matéria.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Layanne: Já tive pensamentos pessimistas, de desânimo, às vezes batia a sensação de que estava ficando para trás, que estava dando um tiro no escuro. Lembro que, no início da preparação, vi um folheto que estampava alguns aprovados do primeiro concurso que eu fiz, depois entrei no site para ver as notas e, no meu pensamento, estavam fora do meu alcance, porque não tinha chegado nem perto na época e aquelas pessoas eram gênios fora da curva. Então o que eu tenho a dizer para a minha versão de 5 anos atrás é: sim, você também é capaz de voar alto, sim, você vai alcançar notas que você julgava impossível, não desista, por mais que esteja difícil e pareça que só surgem notícias ruins, porque vai chegar a vez da sua vitória e vai ser lindo, você colherá o fruto de todos os sacrifícios que realizou durante o caminho, mantenha-se firme que nada disso será em vão!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Layanne: A mensagem que eu posso transmitir é que a jornada é árdua, muitas vezes vemos outras pessoas passando e nos indagamos quando chegará a nossa vez, se o esforço vale a pena. Nos questionamos se somos realmente capazes ou se aqueles que passam são superdotados, gênios,
diferenciados. Passamos por obstáculos de todos os tipos, o desespero bate, a pressa, a angústia, a pressão de todos os lados, principalmente o interno. Só que tudo isso é recompensado quando você vê o seu nome na lista de aprovados e vê que é tão capaz quanto aqueles que você via antes. Tudo é recompensado quando você percebe que vai melhorar a vida da sua família e a sua, e que isso foi fruto de muita luta, que só cada um que aceita a batalha sabe. Então meu conselho é utilizar a motivação, seja ela qual for, mas não depender só dela, manter também a disciplina e foco. Fazer o que está ao seu alcance de acordo com o que sua realidade permite, porque mesmo se for a passos pequenos, a recompensa uma hora chega. Ao mesmo tempo acredito que não devemos ser tão duros com nós mesmos, termos consciência de que as reprovações e os erros virão, porém reconhecermos a importância de cada pequena vitória na nossa jornada.