Aprovada em 02º lugar para Auxiliar Criminalístico no concurso IGP-SC
Concursos Públicos
“Força! Se realmente deseja trabalhar naquele cargo, a aprovação é uma questão de tempo.”
Confira nossa entrevista com Laila da Silva Santos, Aprovada em 02º lugar para Auxiliar Criminalístico no concurso IGP-SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laila da Silva Santos: Sou graduada em Odontologia, tenho 34 anos e sou de Salvador-BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Laila: Desde a faculdade era apaixonada pela área forense, mas fui “levada pela vida” para outros caminhos, e hoje, após 11 anos de formada decidi retomar o sonho de trabalhar com perícia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laila: Sim. Estava em um momento “parado” do trabalho, o que foi essencial para me dedicar mais aos estudos. Trabalho 10h por semana em consultório odontológico
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Laila: Comecei a estudar em Março de 2022. Em Julho, fiz a PCBA – escrivão para testar, e por 3 pontos não fui classificada. A primeira aprovação veio agora com o IGP SC – auxiliar criminalístico. Pretendo continuar estudando para perito criminal ou odonto-legal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Laila: Vida social quase inexistente. De Março a Agosto estudava de segunda a sexta, uma média de 24h por semana, aos sábados e domingos descansava bastante, saía pouco. Quando saiu o edital da Politec BA em Setembro passei a estudar de domingo a domingo, sem sair dia nenhum.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laila: Moro junto com meu companheiro e mais 2 gatinhos (que exigem um certo tempo de atenção e cuidados também), sem filhos. A família sempre apoiou muito, o marido que ficou um pouco chateado em alguns momentos pela ausência, mas foi paciente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laila: Eu já estava com uma estrutura de estudos montada, e como os editais da área pericial são muito parecidos, eu a mantive. Para esse concurso, em particular, tive que acrescentar Administração Geral e Matemática básica, mas como sou muito disciplinada, deu tudo certo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laila: Eu gosto muito de videoaulas, acho que aprendo mais. Estudo pouco por pdf. Fazia ciclos de aulas com conteúdo novo e revisão por resolução de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laila: Indicação de um amigo que foi “concurseiro” durante muito tempo
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Laila: Cheguei a comprar um curso avulso de Direito Administrativo no Gran Cursos (por indicação), mas odiei a didática do professor, com um conteúdo pouco profundo nas videoaulas. Achava estranho, pois Administrativo era uma das minhas matérias favoritas, mas eu me dava muito mal na resolução das questões. Desisti, e abri as aulas do professor Hebert Almeida (sem comparações! Maravilhoso!)
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laila: Sem dúvida, os professores são o grande diferencial. Gosto muito também do canal do youtube com as revisões e bizus.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laila: Estudava 3 matérias por dia, sempre 1 pela manhã e 2 pela tarde. Uma média de 6-7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laila: Meus resumos feitos durante as videoaulas, mais resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laila: Foi muito importante. Fiz muitas, mas não sei o número exato.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laila: Informática. Não sei se a superei hahaha. Algumas coisas vou decorando mesmo, outras vou fazendo associações mentais com a prática que uso do computador.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laila: Foi intensa. Fiz 2 simulados e resolução de questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laila: Na PCBA eu percebi o quanto é ruim ir para uma prova sem “matar” o edital, pois mesmo que não tenha certeza em uma questão, o fato de você já ter visto alguma coisa sobre o assunto, mesmo que pouco, te ajuda a raciocinar melhor e, quem sabe, acertá-la. Para o IGP eu sabia que teria que ir fazer a prova com o edital TODO estudado, e foi o que fiz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laila: Não tive esse momento de pensar em desistir, pois estava muito motivada, e realmente queria passar e mudar minha profissão. Graças a Deus a primeira aprovação veio bem rápido (mais do que eu esperava!), então talvez não tenha “dado tempo” desses pensamentos desmotivadores chegarem.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laila: O que me ajudou muito foi escolher uma área que eu realmente me via trabalhando com paixão, não comecei a estudar para concurso para passar em qualquer um que aparecesse. Cheguei a ouvir de um “coach” que eu teria potencial para passar na área fiscal, mas nunca quis essa área, quero trabalhar com perícia, de verdade! Isso me motivava diariamente, tornava o estudo mais prazeroso, sem dúvida nenhuma. Acho importante, também, a pessoa se conhecer; conhecer suas forças mas também suas limitações, sejam elas, intelectuais, financeiras (ser concurseiro não é barato), de tempo, familiar, etc. Para ser aprovado, é preciso também ser realista e estratégico (perdão pelo trocadilho rs). Força! Se realmente deseja trabalhar naquele cargo, a aprovação é uma questão de tempo.