
“Intensifique seus estudos e tenha paciência durante todo o processo. O estudo é um investimento a longo prazo que possui um lucro altíssimo.”
Confira nossa entrevista com Kevin Pessoa, aprovado em 03º lugar no concurso AFA CFOINF 2023:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kevin Pessoa: Tenho 19 anos, moro em João Pessoa (PB) e cheguei a cursar dois períodos de Engenharia Civil.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área militar?
Kevin: Durante a minha infância, meu pai sempre me inseriu dentro do contexto militar, seja em eventos das Forças Armadas, seja em atividades escolares. Também tive contato com amigos do meu pai que eram militares de carreira, então eu passei a ter conhecimento de como era a vida de um.
Com o passar dos anos, me foram apresentados os concursos militares, por meio dos sites dos concursos, e fui buscar mais um pouco sobre as provas. Vi que, além de trazer de volta recordações que eu tive quando criança, seria uma ótima opção para meu futuro. Optei, dessa forma, pela área militar, devido ao respeito que eu possuía e com a finalidade de dar continuidade ao carinho pelas Forças Armadas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kevin: Não. Somente estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Kevin: Na AFA 2023 e na EEAr 2023.1. Como meu foco é a Academia da Força Aérea, não pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kevin: Não coloquei uma restrição extrema na minha vida social. De fato, abdiquei de muitos momentos durante minha preparação, mas sempre reservava um tempo da semana para sair com a família e para encontrar os amigos mais próximos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kevin: Sou solteiro e não tenho filhos. Meus pais, assim como meus avós, foram os que mais me apoiaram, com palavras e com gestos, investindo nos meus estudos, com a compra do meu notebook e do curso do Estratégia. Sempre me fortaleceram e oraram a Deus durante os anos de preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kevin: Para a AFA 2023, estudei durante dois anos. Foco foi o primordial.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kevin: Dentro do site do Estratégia Militares, usufruí das videoaulas, dos PDFs e, principalmente, dos simulados (realizando durante todos os fins de semana). Não tive nenhuma desvantagem com os materiais que utilizei, pois os materiais do EM são de extrema qualidade e de fácil entendimento, me ajudando bastante a potencializar meu conhecimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Militares?
Kevin: Conheci por um amigo que havia se classificado em um concurso militar, no final de 2020. Perguntei a ele qual era um bom cursinho preparatório para a área militar, e ele me indicou o Estratégia Militares. Na mesma semana, já comecei meus estudos como coruja.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Kevin: Estudei. Infelizmente, não me encaixei à forma de ensino.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Kevin: Cheguei a fazer, mas, infelizmente, não obtive a aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Kevin: Com certeza! As listas de teoria e de exercícios bastante organizadas e com resoluções desenvolvidas pelos próprios professores foram primordiais para minha classificação, além do contato com os professores, sempre juntos com os alunos, seja nas aulas ao vivo, seja nas redes sociais, para sanar alguma dúvida e para acompanhar durante uma dificuldade ou uma conquista.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kevin: Para a AFA, eu tinha mais tempo para cada “setor” do concurso, por se tratar somente de quatro matérias (tirando a redação). Então, para cada dia da semana, eu colocava sempre duas matérias: uma mais prática e outra mais teórica. Dessa forma, eu conseguia dar ênfase às matérias que não incluíam cálculo e “aliviar” a mente com as quais eu tinha mais afinidade. Além disso, para a redação, dentro do tempo livre de cada dia, buscava aperfeiçoar o conhecimento para possíveis temas. A quantidade de horas líquidas variava com base na minha disposição, mas, em média, ficou entre oito e nove horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kevin: Em todos os fins de semana, procurava algum simulado disponibilizado pelo Estratégia para fazer (AFA, EEAr, EsPCEx e até mesmo EFOMM). Além disso, os mapas mentais, também oferecidos durante a preparação, foram bem importantes na fixação de certos assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kevin: A resolução de exercícios é bastante importante devido ao preparo que o candidato deve ter diante de qualquer temática que a questão do concurso possa abordar. Além disso, muitas vezes, durante o encontro de diversas questões ao longo da preparação, a chance de, durante a prova, encontrar enunciados semelhantes é altíssima, melhorando exponencialmente o rendimento no concurso desejado. Não me recordo de quantas questões fiz durante o preparo, mas, com os simulados e as listas de exercícios, tenho certeza de que foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kevin: Português era a matéria em que eu possuía menos facilidade. Além do conhecimento teórico, não possuía uma boa interpretação de texto e errava muita gramática ao escrever. Para isso, busquei a teoria, por meio das aulas do Estratégia, além de os exercícios me ajudarem bastante no conceito e na prática. Também comecei a escrever mais e a corrigir meus próprios textos, com o intuito de progredir cada vez mais. Após o resultado da prova, vi que o meu desempenho aumentou, pois, graças a Deus, consegui gabaritar a matéria de português na AFA e obter uma ótima nota na redação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kevin: Permaneci nas listas de exercícios e nas lives da “Hora da Verdade”, “Premonição”, “Revisão de Véspera” e da “Estratégia de Prova”.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kevin: O principal erro que tive no início dos meus estudos foi pensar que eu estava preparado e, com isso, me acomodar. A classificação está baseada em diversas variáveis – nível da prova, situação do local de prova, preparação pessoal, preparação dos concorrentes, entre outros. Dessa forma, é impossível cravar um “nível” exato de preparo em que você deve estar, além de ser inviável o acomodar-se durante o período de estudos. A ação principal para se obter um bom resultado é sair de sua zona de conforto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kevin: Para me manter na preparação, foquei no meu passado e em meu futuro: enfatizar toda a admiração que eu possuía pelas Forças quando criança e, no porvir, poder retribuir todo o investimento feito pelos meus pais, ter a possibilidade de dar uma boa vida para uma possível futura família e continuar a ser um bom discípulo de Cristo, mostrando Sua luz para todos ao meu redor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kevin: Na bíblia, há um versículo que diz assim: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. […] tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”. E o que eu quero falar é: Plante! Permaneça constante nessa caminhada, sempre dando o seu melhor e investindo no seu futuro. Intensifique seus estudos e tenha paciência durante todo o processo. O estudo é um investimento a longo prazo que possui um lucro altíssimo. Continue a plantar, regar e dar condições favoráveis para o crescimento e, em um futuro não tão distante, colha os resultados de todo o seu esforço. Acalma teu coração!