Aprovada em 2° para Técnico em Manutenção de Equipamentos de informática no SEMSA Manaus

“Minha motivação… ser funcionária pública se tornou o meu sonho e nós temos uma vida bem curta para ficarmos desistindo nas primeiras dificuldades e afinal tudo tem seu preço”.
Confira nossa entrevista com Kethlen Rebouças, aprovada em 2° para Técnico em Manutenção de Equipamentos de informática no SEMSA Manaus:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sou formada em Mecatrônica pelo Instituto Federal do Amazonas e pós-graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário – FMU, além de outras formações técnicas. Sou casada, não possuo filhos, tenho 27 anos e minha cidade natal é Manaus (AM).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Após experiências de empregos, na zona franca de Manaus e estágio em um órgão público, comparar os aspectos de trabalho que presenciei foi fundamental na minha decisão de seguir carreira pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Não. Percebi que eu não era o tipo de pessoa que consegue conciliar muitas coisas ao mesmo tempo, eu precisei parar em casa e transformar essa situação em uma oportunidade. Em janeiro deste ano foi que realmente decidi e foquei nos estudos para concurso e optei pelo Estratégia Concursos após várias pesquisas, depoimentos vistos e por ter o pacote específico para o cargo que eu almejava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovadoa?
Foi a primeira vez que fui aprovada em um concurso, felicidade enorme. Tenho planos para 2023 de continuar estudando a fim de alcançar cargo de nível superior em TI e o material escolhido sem dúvidas será do Estratégia Concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
No início da preparação em tentei estudar 7 dias por semana, mas isso não foi a melhor opção para mim, fiquei muito cansada, desanimada e ansiosa pela cobrança que eu mesma estava colocando em mim. Foi então que comecei a estudar um pouco a cada dia, uns finais de semanas sim, outros não, até obter um ritmo adequado para as minhas particularidades. Quando eu saía, era mais para visitar meus pais que moram em Iranduba, no interior do Amazonas, lá eu recarregava minhas energias para persistir novamente nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Eu tive apoio bem sutil dos meus pais e marido.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Estudei basicamente por cinco meses, desde de janeiro até início de junho, quando realizei a prova. Todas as vezes, para manter a disciplina, eu tive que me lembrar dos motivos que levaram a estudar para concurso, das dificuldades que passei e das melhores condições que alcançaria em um cargo público.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Usei um pacote de conhecimentos básicos que já tinha adquirido em 2019 do Estratégia Concurso, mas não tive a oportunidade de estudar antes por ter uma rotina extremamente agitada. E, usei o pacote de conhecimentos específicos para o cargo Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática – SEMSA, disponibilizado pelo Estratégia também. Assisti todas as videoaulas e depois li as apostilas em pdf. A vantagem das videoaulas foi a melhor compreensão dos assuntos mais difíceis e a desvantagem foi requerer muito tempo para assisti-las mesmo acelerando os vídeos. Os pdf são mais aprofundados e as questões comentadas foi a principal forma de assimilação de conteúdo e preparação para a prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Conheci através de pesquisas online que recomendavam os melhores preparatórios para concurso e o Estratégia Concurso sempre é indicado com diversas fontes confiáveis.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Não. Apenas livros com assuntos que tinham nos editais, mas eram cansativos, sem objetividade para um concurso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Sim, mas nunca fui aprovada e ficava em colocações bem distantes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Todo o conteúdo de acordo com o edital, recebi também atualização do material durante o estudo com apostila simplificada, facilitando as revisões; além dos mapas mentais primordiais na última semana de preparação da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Eu estudei de acordo com o que a minha mente aguentava, no início eu mal conseguia ler 20 páginas por dia e uma única matéria, mas a constância permitiu aumentar os conteúdos e extrapolar limites, estudava um pouco de manhã, um pouco a tarde, e, um pouco a noite, alcançava umas 4 horas líquidas e 2 a 3 matérias por dia. Apesar de eu ter tempo livre, eu não conseguia estudar direto, minha mente não aguentava e infelizmente meu limite era quando a dor de cabeça começava.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Eu comecei as revisões 20 dias antes da prova, revi bastante as questões comentadas, assisti as revisões de véspera do Estratégia no YouTube e revi todos os mapas mentais disponíveis.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
A resolução dos exercícios é o que te deixa mais próximo da aprovação para mim, com isso você percebe o que realmente é cobrado e compreende a matéria. Durante a minha trajetória devo ter feito em torno de 2 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tive mais dificuldade na disciplina de raciocínio lógico matemático. As videoaulas ajudaram bastante nessa parte, e mais importante, não ter parado na primeira questão que eu não entendia e assim perder muito tempo. Eu avançava nas questões comentadas e quando estava na metade do material começava a entender as primeiras questões incompreendidas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Como já tinha lido 95% do material então foquei apenas nas revisões mencionada e nos últimos 3 dias tentei descansar bem e dormir antecipadamente, no dia eu mal consegui pois sou uma pessoa muito ansiosa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erros, diria que foi assistir todas as videoaulas, eu poderia ter assistido apenas as aulas que eu tive dificuldades para entender. Acertos, entender meus limites e não desanimar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sempre, desistir é o caminho “mais fácil”, porém revela muitas desvantagens a longo prazo. Minha motivação… ser funcionária pública se tornou o meu sonho e nós temos uma vida bem curta para ficarmos desistindo nas primeiras dificuldades e afinal tudo tem seu preço.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Não pare! E fique firme, você pode, você consegue! Descanse um pouco e volte novamente.