Aprovado em 3° lugar (cotas) para Auditor Fiscal de Atividades Urbanas no concurso Prefeitura de Serra
Concursos Públicos
“[…] O segredo é manter uma rotina de estudos regular para colher os frutos no futuro. E pensar que se não passar num Concurso, existirão outras oportunidades.”
Confira nossa entrevista com Keslley Siqueira Delfim, aprovado em 3° lugar (Cotas) no concurso Prefeitura de Serra – ES para o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Keslley Siqueira Delfim: Tenho 33 anos e nasci em Vitória-ES, mas desde pequeno moro em Serra-ES. Sou formado em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalhei algum tempo na área, até que comecei a prestar concurso em 2014.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Keslley: Sou de uma família de concursados. Meus pais são servidores aposentados. Vi que a carreira pública é uma boa área a ser seguida, por causa da estabilidade no emprego, assim como salários atrativos de acordo com a área de trabalho. Comecei a estudar com mais afinco em 2016. Fiz alguns concursos e reprovei. Mais persisti e comecei a passar, só que fora das vagas. Até que em 2017 consegui passar dentro das vagas na Prefeitura de Cariacica-ES e assumi meu primeiro cargo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Keslley: Sim, quando eu assumi o cargo em Cariacica-ES continuei a estudar. Como gastava duas horas pra ir e duas pra retornar, aproveitei o tempo dentro do ônibus pra estudar para o concurso do INSS. Quando chegava em casa eu fazia questões sobre o conteúdo que tinha estudado no ônibus. O que eu errava, procurava no material pra saber o porquê e agregava aquele conhecimento. No meio do caminho fiz o Concurso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para Assistente Administrativo e passei. Fui nomeado e fiquei trabalhei lá 6 meses, até que fui chamado no Concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social em que fui o 1º colocado na cota de negros para Vitória-ES.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Keslley: Como dito anteriormente passei no Concurso de Cariacica-ES (Auxiliar Administrativo), Ufes (Assistente Administrativo), INSS (Técnico do Seguro Social) e agora na Prefeitura da Serra-ES como Fiscal de Atividades Urbanas como 3º colocado na cota de negros. Pretendo continuar estudando. Tenho objetivo de um cargo na área de Tribunais. Pretendo fazer o próximo Concurso que tiver no TRF 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Keslley: Quando eu comecei a estudar em 2014 quase não saia, inclusive nem fazia atividade física. Depois eu percebi que precisava fazer atividade física e dar uma pausa durante a semana pra relaxar a mente. Então eu passei a sair com a família em alguns momentos, e manter uma rotina de estudos mesmo sem edital. Creio que foi fundamental na minha vida de Concurseiro construir uma base, principalmente das matérias básicas: Português, Matemática, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional que caem na maioria dos concursos. Então hoje quando sai um Edital eu reviso essas matérias de maneira menos densa, e foco nas que ainda preciso dominar mais. No Concurso da Serra-ES, como já tinha uma base, foquei nos conhecimentos específicos, pois valiam mais pontos nessa prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Keslley: Meus pais sempre me apoiaram. No começo eles ficavam pegando no meu pé para estudar mais. Com o passar do tempo, mandaram eu parar de estudar um pouco, e sair mais. Os amigos às vezes não entendem nossa jornada, mas quando passo me parabenizam e creio que compreendem. Alguns amigos e conhecidos até começaram a pedir dicas de como passar. Tento ajudar da melhor maneira possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Keslley: Para o Concurso da Serra-ES estudei por 3 meses focados. Como já tinha uma base boa e já vinha estudando praticamente todas as matérias para o cargo que fiz (Fiscal de Atividades Urbanas), apostei nas questões e deu certo graças a Deus.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Keslley: Durante minha preparação assisti videoaulas e estudei pelo material de apoio em PDF. Foram fundamentais para minha aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Keslley: Conheci o Estratégia Concursos na época que estudava pro INSS. Eu tinha outro curso, então comecei a ver a série de vídeos da professora Adriana Figueiredo de Português direcionado para o INSS e gostei. Passei assistindo também o Esquadrão INSS e gostei bastante da didática dos professores. Hoje eu e minha irmã temos a assinatura do Estratégia e tem sido um ótimo custo benefício.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Keslley: Sim, eu tinha assinatura de outro curso. Ajudou-me também, mas me incomodava a falta de didática de alguns professores, bem como os materiais disponibilizados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Keslley: Sim, usei o material desse outro curso, mas no meio do caminho passei a consumir também os conteúdos gratuitos do Estratégias no Youtube. Consegui a aprovação no INSS como Técnico do Seguro Social (cargo que ocupo atualmente).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Keslley: Os professores do Estratégia conseguem passar o conteúdo de maneira didática, da maneira como cai na prova. Eu utilizei a trilha estratégica que me auxiliou bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Keslley: Para o Concurso da Serra eu estava duas matérias por dia, no sábado revisava e no domingo fazia redação, pois nessa prova teve 1 item de redação dissertativa-argumentativa. Estudava cerca de 3h horas de segunda a sexta. No sábado e domingo cerca de 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Keslley: Eu fazia revisão no caderno e treinava com questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Keslley: O exercício é fundamental através dele reviso o conteúdo teórico, e vejo como a banca explora aquele assunto. Também dá para ter um termômetro do que a banca do mais cobra em suas provas, e como os assuntos são abordados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Keslley: A matéria que eu tinha mais dificuldade era Matemática e Raciocínio Lógico. Gostaria de fazer uma menção honrosa ao professor Jhoni Zini. Antes mesmo dele ser do Estratégia eu já estudava com ele. Sempre tive muita dificuldade em Matemática e RLM. O Jhoni tem uma didática incrível, ajudou a melhorar meus conhecimentos na área de exatas. Um verdadeiro mago da Matemática e RLM.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Keslley: Na semana de prova eu li minhas anotações no caderno e deu uma atenção maior para o conteúdo de conhecimentos específicos. Também fiz questões para continuar treinando.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Keslley: Sim, no Concurso da Serra-ES que eu fiz a prova discursiva. Como o Edital dizia que o tema seria atualidades, procurei me atualizar sobre o que estava acontecendo no Brasil e no mundo. E fazia uma redação por semana. O importante é ter conhecimento sobre diversos assuntos, e treinar para adquirir manejo ao escrever. Algo importante que aprendi com a Adriana foi sobre tópico frasal pra se iniciar bem um parágrafo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Keslley: Creio que fazer muitas questões foi um acerto. Eu poderia ter feito mais redações. Para os próximos concursos é um erro que vou corrigir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Keslley: Ao longo dessa jornada de estudar para Concursos em alguns momentos me senti cansado, desanimado e fatigado. Mas sempre pensava na recompensa que viria lá na frente. Isso me manteve firme na jornada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Keslley: Para quem está iniciando a jornada de concurseiro agora eu recomendo começar pelas matérias básicas (Português, Matemática, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional). Construir uma boa base nessas disciplinas é um diferencial. Em segundo, definir uma carreira para estudar: Administrativa, Tribunais, Fiscal. E começar a fazer provas, mesmo que não seja para o cargo que futuramente almeja. Ao fazer provas conseguimos testar nossos conhecimentos, e compreender em qual estágio estamos, bem como em que aspectos melhorar. O segredo é manter uma rotina de estudos regular para colher os frutos no futuro. E pensar que se não passar num Concurso, existirão outras oportunidades.