Aprovado em 209° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos
“O início é difícil, mas quando você atinge os seus objetivos é muito gratificante. Não desista na primeira reprovação, pois cada reprovação te tornará mais experiente e no fim você atingirá a tão sonhada aprovação.”
Confira nossa entrevista com Kaue Vetorazi, aprovado em 209° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kaue Vetorazi: Sou formado em Engenharia de Computação, com especialização em Desenvolvimento de Sistemas, tenho 30 anos, moro atualmente em Joaçaba/SC, mas nasci em Ouro/SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kaue: Oportunidade de trabalhar com o que gosto e a estabilidade que o serviço público proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kaue: Sim, trabalho e estudo. Estudo no período da manhã, à noite e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Kaue: Sou servidor público desde os 18 anos, quando trabalhei na Prefeitura de Ouro/SC e depois em Capinzal/SC (cargos de Escriturário – 1º e 6º colocado respectivamente). No CORE/SC fui aprovado e assumi a vaga (1º colocado), após isso, entrei na Polícia Científica de SC (cargo de Agente de Criminalística – empatado na 1º colocação para a minha região) o qual trabalhei por 7 anos. Recentemente fui aprovado em alguns concursos, como: TJ/SC (CR – 58º), SEA/SC (CR – 24º), CGE/SC (Vaga Direta – 9º) e SERPRO (Vaga direta – 209º).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kaue: Aos finais de semana saía com meus amigos e visitava minha família, porém algumas semanas antes das provas procurava ficar mais focado, sem sair de casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kaue: Sim, minha família e minha namorada sempre me apoiaram em meus estudos. Sempre consegui equilibrar os meus estudos com a minha vida social, nos dias antes das provas conseguia me dedicar mais aos estudos com o apoio deles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kaue: Estudei de 2 a 3 anos focado em provas de TI. Antes disso, estudava para concursos em geral. Mantive a disciplina estudando um pouco por dia, regularmente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kaue: Costumava utilizar muito os PDF’s do Estratégia (melhor custo-benefício), quando surgia um assunto mais complexo eu assistia as videoaulas e lia livros. Como moro no interior de Santa Catarina não costumava frequentar aulas presenciais, somente online.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kaue: Na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Kaue: Cheguei a comprar algumas apostilas de outros cursinhos, mas todas eram muito superficiais, com muito assunto fora do edital.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Kaue: Meu primeiro concurso para Prefeitura de minha cidade fiz apenas com material encontrado na Internet, mas isso não foi mais suficiente para concursos de níveis maiores.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Kaue: Sim, o Estratégia possui alguns dos melhores professores do Brasil para concursos e uma plataforma que organiza o conteúdo para o concurseiro, facilitando o estudo e focando no que realmente é necessário. Gosto muito dos resumos e dos mapas mentais disponibilizados, os quais me ajudam a fazer revisões rápidas e eficientes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kaue: Geralmente estudava duas matérias por dia, como eu trabalho, frequento curso de inglês e estudo para concursos, não consigo manter uma rotina de estudo. Em alguns dias estudo 6 horas líquidas e em outros apenas 2.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kaue: Utilizava os resumos da plataforma do Estratégia e fazia meus próprios resumos digitais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kaue: Exercícios são importantes para fixar o conhecimento, 15 dias antes das provas passava o dia todo fazendo questões. Certamente fiz milhares de questões, mas não sei dizer exatamente quantas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kaue: Sempre tive dificuldade em Português e Redação, mas fiz todo o curso regular e os cursos exclusivos da Plataforma, isso me deu bagagem para resolver provas de concurso e ser competitivo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kaue: Na semana anterior a prova foi foco total nas revisões e questões. No dia pré-prova diminuí o ritmo e procurei descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kaue: Fiz alguns concursos com prova Discursiva, nos primeiros tive mais dificuldades, mas com o passar do tempo fui escrevendo redações periodicamente sobre os temas e fui melhorando com as dicas dos professores. No meu último concurso com redação (CGE/SC) obtive uma boa nota, a qual sustentou minha posição entre as vagas diretas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kaue: Meu principal acerto foi seguir estudando, mesmo que em um ritmo menor em alguns momentos. Meu maior erro foi não ter focado, desde cedo, em apenas uma área de concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kaue: Sim, pensei em desistir algumas vezes. Mas sempre fiz questão de atingir as metas que eu havia traçado para minha vida profissional e isso me fez persistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kaue: O início é difícil, mas quando você atinge os seus objetivos é muito gratificante. Não desista na primeira reprovação, pois cada reprovação te tornará mais experiente e no fim você atingirá a tão sonhada aprovação.