Aprovado em 1º lugar no concurso PM-TO e em 1º lugar no CBM-TO
“Desde o início considero que o meu diferencial foi adotar uma metodologia correta de estudos e o Estratégia foi e é essencial nas minhas conquistas. Confiança é 70% da sua aprovação. Munido de um bom material, disciplina e apoio, no dia em que você sentar à cadeira para fazer a prova se tiver feito tudo que o que podia para passar, estarás confiante e tranquilo; isso certamente propicia a combinação perfeita para que alcance a aprovação. “
Confira nossa entrevista com Kalleb Luan Andrade Jorge, aprovado em 1º lugar no concurso PM-TO e em 1º lugar no CBM-TO:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Kalleb Luan Andrade Jorge: Chamo-me Kalleb Luan, tenho 27 anos, sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Tocantins. Sou de Gurupi -TO, entretanto, moro em Palmas -TO há mais de 11 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Kalleb: Venho de uma família de concursados, nunca fui rico, nem tive o que sempre quis, porém estudei sempre nos melhores colégios que o salário de minha mãe permitia. Aprendi desde cedo que a vida que queremos deve ser conquistada com muito afinco e honestidade.
Sempre tive a intenção de ser servidor público, com a finalidade de possuir um bom salário, além de ser tratado dignamente, uma prerrogativa que é inerente ao funcionário público. Vislumbrei, então, que esse era o caminho mais correto para alcançar meus objetivos pessoais, familiares e profissionais. Sempre tive o sonho de ser auditor. Meu foco principal é o TCU. Devido ao grande número de vagas, conteúdo pequeno e salário atrativo, optei por iniciar na carreira policial, pois não enfrentaria tantas dificuldades para passar. Além de já possuir idade meio avançada e precisar ajudar minha família e prover meu próprio sustento, já que sempre vivi para apenas estudar.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Kalleb: Nunca precisei trabalhar, minha família me garantiu todo o apoio financeiro e psicológico em todos os concursos que passei e reprovei. Todos eles sabem como é difícil a vida do concurseiro e o quanto esse apoio é necessário para que sigamos em busca do grande objetivo que é tomar posse.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Kalleb: Já fui aprovado em 5 concursos, 3 deles em 1º lugar.
Iniciei em 2014, quando minha mãe me inscreveu para soldado do CBM-TO, contra minha vontade. Fi-lo e passei em 16º lugar de 90 vagas imediatas, sem nenhum preparo, estava no início da faculdade ainda. Reprovei na prova de natação do teste físico.
Em 2018 fui aprovado no meu segundo concurso, desta vez em 1º lugar para Oficial da PMTO, foi o primeiro concurso que estudei. Em apenas 6 semanas de preparação diária consegui 92% dos pontos da prova objetiva, no entanto, o concurso foi cancelado antes do teste físico, devido a possíveis fraudes.
Mas isso não me abalou, peguei gosto pelo estudo e decidi continuar na minha missão, ainda na faculdade, consegui ser aprovado para a PRF em 2019 no estado do Tocantins. Foi o primeiro contato que tive com o Estratégia Concursos e foi amor à primeira vista, tanto que optei pela assinatura vitalícia (valeu Prof. Ricardo Vale!!!). A metodologia de ensino se adequou perfeitamente aos meus estudos e consegui um bom desempenho, alcançando 90 pontos líquidos dos 120 da prova do CESPE. Foi o último concurso que fiz antes da pandemia. Não consegui tomar posse pois, na fase documental, minha reservista só chegou 2 semanas após o prazo final para entrega dos documentos.
Durante a pandemia iniciei realmente meus estudos para auditoria, sabia que muitos estavam por sair e que não haveria provas tão cedo, dediquei-me exclusivamente ao estudo extensivo de conteúdos para o cargo. À época, eu tinha uma namorada que também estuda para concursos e sempre buscávamos motivar um ao outro, ano de 2020 foi todo de estudo. Porém, ante a necessidade de me sustentar o quanto antes, com tantas oportunidades saindo em 2021, decidi fazer todos os concursos que pudesse.
Em julho de 2021 veio o resultado, fui aprovado em 1º lugar para assistente administrativo do CORE-TO, dispondo de apenas 1 semana de preparação, já que a prova foi 1 semana depois da PF (prova que não passei para escrivão por 3 pontos).
Contudo, na mesma semana a grande notícia: aprovado em 1º lugar novamente, desta vez para Oficial do CBM-TO com 3 semanas de preparação exclusiva para este cargo. Mérito que compartilho em grande parte com os professores Diego Souza e Vinícius Silva que, juntos, me levaram a 90% dos pontos disputáveis em Química e Física.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Kalleb: A sensação foi de alívio e dever cumprido, já esperava a aprovação, mas não contava com o 1º lugar. Valeu a pena todo o esforço que eu e minha família fizemos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Kalleb: Quando estudei pra Oficial da PMTO e PRF adotei uma postura radical de estudo. Chegava a estudar 70h líquidas por semana. Depois que adquiri um conhecimento mais sólido, vi que não precisava de tanto para conseguir ser aprovado, então hoje estudo bastante, todavia nunca deixo de sair com meus amigos ou família, é primordial possuir uma válvula de escape para se conseguir um bom resultado, exceto durante as duas semanas que antecedem as provas, em que me obrigo a ter foco e concentração total no meu objetivo de ser aprovado. Curiosamente na véspera da prova de Oficial dos Bombeiros fui ao aniversário de uma amiga e estudei lá mesmo, não deixei de tomar minha cervejinha com meus amigos e mantive a responsabilidade de manter-me bem para a prova que foi no dia seguinte pela manhã e alcancei a primeira colocação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Kalleb: Desde o início considero que o meu diferencial foi adotar uma metodologia correta de estudos e o Estratégia foi e é essencial nas minhas conquistas. Estudo por PDF na maioria do tempo, videoaulas apenas nas matérias de exatas, fazendo as questões do PDF em seguida. O estudo por PDF otimiza muito o tempo do estudante e para o concurseiro tempo é algo de extremo valor. Não tem segredo, basta ler a teoria, resolver as questões, fazer os simulados. Com o material disponibilizado pelo Estratégia você é capaz de passar em qualquer concurso.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Kalleb: Na reta final sempre estudo em média 10h líquidas por dia. Acordo todos os dias às 5h25 da manhã, faço pausas de 10min a cada hora estudada, além de um descanso de 2h durante o almoço. Quando dá 18h ou 19h já bati minha meta diária, posso ir treinar, sair um pouco, assistir algum seriado, relaxar etc. O resultado não é obtido, ele é construído diariamente com muita disciplina, estudo e descanso.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kalleb: A prova discursiva é sempre uma grande missão. Totalmente determinante sobre quem fica dentro e fora das vagas. Geralmente procuro o padrão de resposta das provas discursivas disponibilizado nos sítios eletrônicos das bancas em provas anteriores de cargos parecidos, isso dá um norte de como você deve montar a resposta que a banca espera.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Kalleb: Minha preparação para o TAF é diária, continuo estudando, mas hoje minha prioridade vem sendo a parte física em vez da intelectual. Foco principal nos exercícios de cardio (corrida e natação), que são geralmente os que mais reprovam e os que mais tenho dificuldade de treinar.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Kalleb: O mais difícil sempre é a pressão psicológica que você sofre de familiares e amigos. Você vê todas as pessoas ao seu redor melhorando de vida, trabalhando bastante, viajando, curtindo bem a vida, enquanto você permanece estudando. Isso tem o condão de danificar a sanidade mental de qualquer concurseiro. Porém nunca pensei em desistir, sempre fui ciente do que queria e que não havia outro caminho a seguir, conheço minha capacidade e potencial. Já não era mais uma questão de “se”, mas sim de “quando”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Kalleb: Minha principal motivação sempre foi e será poder ajudar a recompensar quem sempre me apoiou psicologicamente e financeiramente. Agradeço muito a todos os meus familiares, amigos da vida e do crossfit e namorada que jamais desacreditaram da minha capacidade de conquistar o que quero através dos estudos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kalleb: A principal mensagem que deixo é uma frase que definiu todas as minhas aprovações: Confiança é 70% da sua aprovação. Munido de um bom material, disciplina e apoio, no dia em que você sentar à cadeira para fazer a prova se tiver feito tudo que o que podia para passar, estarás confiante e tranquilo; isso certamente propicia a combinação perfeita para que alcance a aprovação. Muita humildade em aceitar que todas as pessoas têm algo para lhe ensinar; manter o foco, a disciplina e a confiança farão de você um concorrente imbatível. Seu maior adversário é sempre você, independentemente da concorrência, superar a si próprio é o necessário para conquistar a aprovação.
