Aprovada em 18° lugar no concurso SME-Belo Horizonte para o cargo de Professor para a Educação Infantil
Concursos Públicos
“Para quem está iniciando seus estudos para concurso, desejo muita resiliência e foco no propósito. Tenha sempre em mente que para um bom desempenho nas provas, além de estudar por meio de bons materiais, é preciso ter momentos de descanso […]”
Confira nossa entrevista com Juliana Cristina de Souza, aprovada em 18° lugar no concurso SMED-Belo Horizonte para o cargo de Professor para a Educação Infantil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliana Cristina De Souza: Olá, sou Juliana, formada em Ciências Biológicas e Pedagogia e possuo mestrado em Medicina Molecular. Tenho 30 anos e moro em Belo Horizonte/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Decidi começar a estudar para concursos pela dificuldade em ingressar na iniciativa privada na minha área e pela estabilidade financeira proporcionada pelo funcionalismo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliana: Durante a minha preparação para o concurso da SMED BH, eu conciliava trabalho e estudo. Como sou professora em apenas um turno, conseguia administrar o meu tempo para fazer ambas as coisas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juliana: Fui aprovada no concurso da prefeitura de Contagem/MG para o cargo de professora de Ciências, em 12° lugar, antes de prestar o concurso da prefeitura de Belo Horizonte. E pretendo continuar estudando, pois é algo que tenho prazer em fazer.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juliana: Durante a preparação para o concurso da prefeitura de Belo Horizonte, reduzi bastante o convívio social, mas não cheguei ao nível de cortá-lo completamente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Juliana: Minha mãe e meu namorado sempre entenderam e apoiaram meus estudos e isso fez total diferença para mim, visto que as opiniões deles são as mais importantes para mim. Minha mãe me auxiliou com as tarefas de casa e meu namorado abdicou de boa parte do nosso tempo juntos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juliana: Adquiri a assinatura do Estratégia no final de outubro de 2023 e estudei até o início de dezembro, que foi o mês da prova. Para manter a disciplina, levei em consideração o gosto por aprender, sabia que se não fosse aprovada, pelo menos havia ocupado a minha mente, mas o fator principal foi a possibilidade de trabalhar na rede municipal da minha cidade e complementar a renda com mais um cargo na educação pública.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Juliana: Durante a minha preparação para o concurso da SMED BH, usei as videoaulas e os PDFs do Estratégia Concursos. As principais vantagens dos materiais do Estratégia, residem no fato de encontrar todo o conteúdo do edital em um único lugar, além do conteúdo ser o mais completo, a meu ver.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Conheci o Estratégia Concursos por meio de um conhecido.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Juliana: Após a primeira compra no Estratégia, nunca mais quis cogitar gastar dinheiro com outro concorrente. Cheguei até a ter a oportunidade de adquirir uma assinatura vitalícia em outro site, mas por gostar e conhecer a qualidade do Estratégia, optei por adquirir a assinatura básica do site. Os materiais do Estratégia são completos e possuem uma linguagem clara e compreensível. A única coisa que precisamos nos preocupar é em sentar e estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Juliana: Meu planejamento foi realizado de forma a estudar um pouco de cada matéria durante as semanas. Devido a minha preparação para outros concursos na área da educação, o conteúdo de muitas disciplinas foi trabalhado como forma de leitura dinâmica. Estudava duas a três matérias por dia, durante 2 a 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Juliana: Não fiz revisões, porque comecei a estudar no pós edital, mas realizei todas as questões dos PDFs que li.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliana: Não lembro quantas questões fiz na minha trajetória, mas a quantidade que fiz foi importante e suficiente para entender o tipo de cobrança da banca e para acertar muitas questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliana: Como a minha formação inicial e na qual trabalho há mais tempo é Ciências Biológicas, fiquei com um certo medo das questões específicas de pedagogia, pois nunca havia prestado concurso para essa área, em específico. No entanto, os materiais do Estratégia foram suficientes para eu acertar muitas questões na prova. Além do mais, tive receio das questões de português, mas a professora Adriana desbanca a FGV nas videoaulas e isso foi crucial para eu confiar no meu desempenho.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliana: Eu estudei durante o começo da semana que antecedeu a prova, mas como fiquei um pouco ansiosa e cansada, porque não tinha conseguido estudar todo o conteúdo do edital, tirei o restante dos dias para descansar, visto que uma mente descansada é tão importante quanto o preparo intelectual
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Juliana: Eu não me preparei para a parte discursiva. Sempre gostei de ler e escrever e isso me ajudou a escrever dissertações nas graduações, mestrado e nos concursos. Espero que esses hábitos tenham me levado ao êxito nesse concurso também.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliana: De longe, o maior erro foi estudar sempre no pós-edital e o maior acerto foi ter confiado nos materiais do Estratégia para me ajudar na minha aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliana: Em nenhum momento pensei em desistir, porém, quando o cansaço “batia”, eu simplesmente tirava uns dias “off” dos estudos. A minha motivação para seguir em frente, sempre foi proporcionar uma vida financeira melhor para mim e para minha mãe.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliana: Para quem está iniciando seus estudos para concurso, desejo muita resiliência e foco no propósito. Tenha sempre em mente que para um bom desempenho nas provas, além de estudar por meio de bons materiais, é preciso ter momentos de descanso, pois assim os conteúdos são melhores fixados e você terá mais energia para seguir em frente. A calma na hora da prova também é crucial para a atenção aos detalhes, que costumam passar despercebidos em caso de nervosismo. No mais, escolha a estratégia de estudos que mais lhe agrada e pense em como alcançar o cargo desejado irá mudar a sua vida e a de quem você ama.