Aprovado em 1° lugar para Atividades de Fiscalização do Abastecimento no concurso ANP
Concursos Públicos
“A MENSAGEM QUE EU DEIXO É QUE CONCURSO NÃO TEM CARTA MARCADA, O SEU RESULTADO SÓ DEPENDE DE VOCÊ E QUE VOCÊ NÃO PRECISA SER SUPER-INTELIGENTE PARA PASSAR, SÓ BASTA SER ESFORÇADO E DISCIPLINADO COM A CAUSA QUE SUA HORA VAI CHEGAR.”
Confira nossa entrevista com José Fernandes Dias Neto, Aprovado em 1° lugar para Atividades de Fiscalização do Abastecimento (negros) no concurso ANP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
José Fernandes Dias Neto: CIDADE: MANAUS
IDADE: 28 ANOS
FORMAÇÃO TÉCNICA: SEGURANÇA DO TRABALHO
GRADUAÇÃO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
POS-GRADUAÇÃO: MBA EM GESTÃO AGIL DE PROJETOS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: A DECISÃO VEIO APÓS ESTAGIAR NA PETROBRAS COMO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, EU ACOMPANHEI A ROTINA DOS SERVIDORES DA ESTATAL E VI QUE ERA AQUILO QUE EU QUERIA PARA A MINHA VIDA.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
José: TRABALHAVA, ESTUDAVA PARA CONCURSO E FAZIA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS. ASSIM QUE CHEGAVA DA PÓS-GRADUAÇÃO, EU ESTUDAVA DUAS HORAS POR DIA E RESOLVIA MUITAS QUESTÕES.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
José: ESSE É O PRIMEIRO CONCURSO APROVADO. VOU CONTINUAR ESTUDANDO, QUERO ENTRAR NO CONCURSO DO TRT 11.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
José: ESTUDAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. AOS SABADOS E DOMINGO SÓ RESOLVIA QUESTÕES. NÃO DEIXEI DE ESTAR COM A FAMILIA E NEM DE SAIR COM OS AMIGOS, ISSO ME AJUDAVA NA MINHA SAUDE MENTAL.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
José: POUCAS PESSOAS SABIAM QUE EU ESTUDAVA PARA CONCURSO, NÃO GOSTAVA DE COMENTAR COM AS PESSOAS PARA NÃO CRIAREM EXPECTATIVA E NEM FICAREM ME PERGUNTANDO COMO ESTÁ O ANDAMENTO PARA CONCURSO. SOU UM TIPO DE PESSOA QUE SÓ GOSTA DE COMENTAR DEPOIS QUE AS COISAS DEREM CERTO.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
José: ESTUDEI UNS DOIS MESES. PARA MANTER A DISCIPLINA, EU FICAVA ME IMAGINANDO NO CARGO E NA QUALIDADE DE VIDA QUE UM SERVIDOR TEM. ALÉM DISSO, EU PROMETI QUE SE PASSASSE, EU IA VIAJAR PELO MENOS UMAS DUAS VEZES AO ANO DE FÉRIAS. ENTÃO TUDO ISSO ME AJUDAVA ATÉ MAIS MOTIVAÇÃO E DISCIPLINA NOS ESTUDOS.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
José: USEI OS PDFS QUE SÃO MUITO BONS. NAS MATÉRIAS QUE TINHA MAIS DIFICULDADE, EU USAVA AS VIDEOAULAS. SEMPRE FAZIA MUITAS QUESTÕES DE TODAS AS MATÉRIAS, RESOLVIA AS QUESTÕES DOS PDFS E TAMBÉM RESOLVIA QUESTÕES NA PLATAFORMA DE QUESTÕES DO ESTRATEGIA. A MINHA VANTAGEM FOI QUE EU SOU ASSINANTE DA ASSINATURA DO ESTRATEGIA, ENTÃO CONSIGO TER ACESSO A VARIOS MATERIAS DA PLATAFORMA E RECURSOS QUE ME AJUDARAM MUITO. O MAPA MENTAL FOI OUTRO RECURSO QUE ME AJUDOU A REVISAR OS CONTEUDOS E SE TORNOU UM DIFERENCIAL PARA MIM.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: CONHECI O ESTRATEGIA ATRAVÉS DE UNS COLEGAS QUANDO ESTAGIAVA NA PETROBRAS. TODOS ELES USARAM O MATERIAL DO ESTRATEGIA CONCURSO PARA SEREM APROVADOS NO CONCURSO DA PETROBRAS.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
José: CHEGUEI A USAR MATERIAL DE OUTRO CURSOS, PORÉM O NIVEL DE ELABORAÇÃO ERA MUITO BAIXO, OS PDFS NÃO TINHAM QUESTÕES, NÃO TINHAM ABRANGÊNCIA NO CONTEÚDO E AS VIDEOAULAS ERA DE PÉSSIMA QUALIDADE.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
José: SENTI A DIFERENÇA NA MINHA PREPARAÇÃO QUANDO COMECEI A USAR OS PDF´S E RESPONDER AS QUESTÕES DO PDF, AS VIDEOAULAS TEM BOA QUALIDADE E OS PROFESSORES DOMINAM OS ASSUNTOS, A FERRAMENTA DE QUESTÕES COMENTADAS ME AJUDOU NA REVISÃO E MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
José: ESTUDAVA DUAS HORAS POR DIA, UMA HORA EM CADA MATÉRIA. NOS DIAS EM QUE EU NÃO TINHA AULA NA MINHA PÓS-GRADUAÇÃO, EU ESTUDAVA QUATRO MATERIAS POR DIA. SEMPRE ESTUDEI UMA HORA PARA CADA MATÉRIA. NOS FINAIS DE SEMANA, EU ESTUDAVA QUATRO HORAS POR DIA E ESTUDAVA QUATRO MATÉRIAS. NOS DIAS DE SEMANA E DIAS QUE TINHA AULA NA PÓS-GRADUAÇÃO, EU ESTUDAVA DUAS MATÉRIAS E DUAS HORAS DE AULA AO DIA.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
José: AS MINHAS REVISÕES FORAM SEMPRE ATRAVÉS DE QUESTÕES E MAPA MENTAL. NÃO GOSTO DE FICAR ESCREVENDO ENQUANTO ESTOU LENDO OU ASSISTINDO VIDEOAULA.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
José: PARA ESSE CONCURSO DA ANP, EU RESOLVI MAIS DE 2.500 QUESTÕES. A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO FOI PRIMORDIAL NA MINHA MEMORIZAÇÃO DE CONTEUDO.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
José: A DISCIPLINA QUE TIVE MAIS DIFICULDADE FOI QUÍMICA. SUPEREI AS DIFICULDADES ASSISTINDO AS VIDEOAULAS, DEPOIS VOLTAVA PARA OS PDFS E RESOLVIA QUESTÕES.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
José: CONTINUEI ESTUDANDO NORMAL, COLOQUEI NA MINHA CABEÇA QUE SERIA MAIS UMA PROVA NA MINHA VIDA E QUE, SE EU NÃO PASSASSE NESSE CONCURSO, EU CONTINUARIA ESTUDANDO ATÉ PASSAR. NUNCA PENSEI EM DESISTIR DE ESTUDAR PARA CONCURSO E SABIA QUE A MINHA VEZ IRIA CHEGAR.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
José: ACERTOS: RESOLVER VARIAS QUESTÕES E REVISAR AS MATÉRIAS.
ERROS: ESTUDAR COM POUCO ANIMO A MATÉRIA DE QUÍMICA QUE TINHA MAIS DIFICULDADE, EU DAVA MAIS ATENÇÃO PARA AS MATÉRIAS QUE GOSTAVA.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
José: NUNCA PENSEI EM DESISTIR, A MINHA MOTIVAÇÃO ERA SABER QUE SÓ DEPENDIA DE MIM PARA CONQUITAR O OBJETIVO, A QUALIDADE DE VIDA E O BOM SALARIO QUE O CONCURSO PROPORCIONA. ENTÃO TUDO ISSO ME FEZ ME MANTER PERSEVERANTE.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: A MENSAGEM QUE EU DEIXO É QUE CONCURSO NÃO TEM CARTA MARCADA, O SEU RESULTADO SÓ DEPENDE DE VOCÊ E QUE VOCÊ NÃO PRECISA SER SUPER-INTELIGENTE PARA PASSAR, SÓ BASTA SER ESFORÇADO E DISCIPLINADO COM A CAUSA QUE SUA HORA VAI CHEGAR.