Aprovado em 12º lugar Técnico Ambiental no Amazonas no concurso do IBAMA
Concursos Públicos
“Superava as minhas dificuldades vendo os vídeos, revisando, não reclamando do assunto, mas acreditando que se ele existe é porque alguém aprendeu e se alguém aprendeu, eu também posso aprender”.
Confira nossa entrevista com Jonas de Oliveira Azevedo, aprovado em 12º lugar Técnico Ambiental no Amazonas no concurso do IBAMA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jonas de Oliveira Azevedo: Tenho 27 anos, sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Nilton Lins e minha cidade natal é Manaus (AM).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonas de Oliveira Azevedo: Comecei a estudar para concurso principalmente para trazer uma segurança para minha família, em relação à estabilidade financeira. Durante a pandemia percebi a insegurança dos trabalhadores da iniciativa privada e isso me ajudou ainda mais para perceber que estava no caminho certo. O melhor de tudo foi que percebi a minha vocação para atuar em prol da coletividade por meio da minha experiência como estagiário de engenharia civil no TCE/AM, foi lá que disse pra Deus que gostaria de ser um servidor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jonas de Oliveira Azevedo: Sim. Como açougueiro, de domingo à sexta. De manhã, enquanto não vinham os clientes, eu ouvia os áudios das aulas pelo fone de ouvido, posicionava o celular em um lugar pra, de vez em quando, ver os vídeos, tentava adiantar todo o serviço pra de tarde resolver exercícios. Quando chegava do expediente eu ia estudar as questões mais um pouco até o limite do sono. As vezes conseguia ir até mais tarde, as vezes não, mas tentava novamente. Durante as tarefas de casa também aproveitava para ouvir as aulas. Sábado e domingo pela tarde eu dava prioridade para a minha família em casa, mas sempre que tinha uma brecha eu lia ou ouvia algum assunto das aulas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Jonas de Oliveira Azevedo: O concurso para Técnico Ambiental do IBAMA foi a minha primeira aprovação, pelo eu percebi, fiquei em 11º lugar, mas ainda falta sair o resultado definitivo. Pretendo seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jonas de Oliveira Azevedo: Praticamente não saia com os amigos, mas final de semana sempre ia aos cultos da igreja, alguns ensaios também. Algumas reuniões com a família para assistir filmes pelo netflix e lanchar. Eu, minha esposa e minha filha ficamos mais em casa, pois fazia parte desse objetivo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jonas de Oliveira Azevedo: Sou casado desde os 20 anos de idade, tenho uma filha de quase 5 anos. Minha família me apoiou bastante. Me colocavam pra cima, acreditaram em mim. Minha esposa sempre acreditou em mim, dizia que meu dia ia chegar, que Deus ia me honrar. Meus amigos também me diziam que Deus ia me abençoar e que oravam por mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jonas de Oliveira Azevedo: Estudei cerca de um mês e meio direcionado ao último concurso, mas aproveitei bastantes disciplinas dos concursos para quais estudei anteriormente. Isso foi crucial para minha aprovação, não se perde nada, os conhecimentos de somam.
Primeiramente a minha fé me fez manter a disciplina, creio em Deus e em seu filho Jesus, creio na sua palavra e nas suas promessas e isso me fez permanecer crendo que existe um propósito pra eu viver. As minhas responsabilidades como pai e esposo também bateram à porta. Precisamos lutar para dar o melhor para nossa família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonas de Oliveira Azevedo: O que me ajudou foram, principalmente, as questões comentadas. Complementava os estudos com ou áudios das aulas, era assim que aprendia um pouco o conteúdo geral dos assuntos. Os PDFs são cruciais, bastante completos, mas como o meu tempo era escasso, eu optava por resolver questões e ler comentários. Quando o assunto de determinada matéria era muito extenso, eu só ouvia o áudio das questões comentadas e resolvia as questões lendo os comentários.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonas de Oliveira Azevedo: Conheci o Estratégia pelo youtube, mas foi no meu estágio no TCE/AM que me interessei em adquirir o material pois os auditores técnicos da Diretoria em que eu estava lotado só usavam esse material para se prepararem para outros concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jonas de Oliveira Azevedo: Os únicos materiais que cheguei a usar de outros cursos foram apenas os vídeos disponibilizados no youtube.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Jonas de Oliveira Azevedo: Cheguei a fazer o concurso do TCE/AM e do CRT 1 Região, mas não fui aprovado em ambos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jonas de Oliveira Azevedo: Sinto-me mais preparado à medida em que eu avanço nos meus estudos com o material do estratégia. Na minha opinião, a principal ferramenta foram as questões comentadas, mas os vídeos das aulas são muito bons e os esquemas dos mapas mentais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonas de Oliveira Azevedo: Estudava as disciplinas na ordem que estavam no portal do aluno, estudava cada disciplina pelas questões comentadas em um pdf, sendo que avançava em cada assunto por igual em todas as disciplinas, para equilibrar o conhecimento.
Ouvia os áudios quando dava, na ordem que as disciplinas estavam no portal. Se o assunto de determinada matéria fosse muito extenso, eu só ouvia o áudio das questões comentadas delas. Acredito que somando o tempo ouvindo os áudios com o tempo fazendo as questões, dava o total de umas 4 horas líquidas em média.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonas de Oliveira Azevedo: Dividia as disciplinas em blocos de 3 assuntos, começava a estudar da aula 0 de cada disciplina, só passava pra aula 0 de outra disciplina quando terminava de estudar todas as questões comentadas da aula 0 da disciplina que estivesse estudando, assim, não adotava um tempo especifico para estudar cada assunto. Depois de estudar a aula 0 de todas as disciplinas, eu começava tudo de novo, mas, agora a partir da aula 1 e seguindo o mesmo procedimento até fechar esse bloco.
Quando terminava 3 assuntos de cada disciplina, eu voltava para resolver todas as questões seguindo a ordem anterior, porém não ia pras questões comentadas, pois na revisão eu tentava responder as questões preenchendo o gabarito, só voltava a ver os comentários das questões que estivesse com dúvida e/ou que estivesse respondido errado.
Depois dessa revisão, o novo bloco de estudo começava a partir do 4 assunto, sempre em blocos de 3 PDFs/assuntos, ou seja, esse novo clico iria até o 6 PDF, mas a minha revisão já não começaria nesse bloco (4 assunto), revisaria desde a primeira aula do bloco anterior e ia até a última aula deste último bloco.
E assim ia avançando com as demais aulas e revisão. Não fazia simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jonas de Oliveira Azevedo: Na minha opinião, o que vai fazer a diferença de quem é aprovado e de quem não é são o quanto se domina o máximo possível dos assuntos comentados em questões e as próprias questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jonas de Oliveira Azevedo: Superava as minhas dificuldades vendo os vídeos, revisando, não reclamando do assunto, mas acreditando que se ele existe é porque alguém aprendeu e se alguém aprendeu, eu também posso aprender. Minhas dificuldades são em matemática e raciocínio lógico.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonas de Oliveira Azevedo: Uma semana antes da prova eu fiz bastantes questões dos assuntos mais cobrados, vi aulas de atualidades para a prova discursiva e vi as aulas de como fazer uma redação dissertativa.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jonas de Oliveira Azevedo: Vi aulas de atualidades para a prova discursiva e vi as aulas de como fazer uma redação dissertativa. Antes dos editais serem publicados, eu sugiro bastantes leituras dos mais diversos assuntos, política, religião, economia, ouvir noticiários, etc. Depois do edital publicado, eu aconselho separar um tempo para estudar sobre as atualidades voltadas para os assuntos de maior relevância para o órgão que vai prestar concurso, assuntos voltados para sua atividade fim, que estejam em maior evidência atualmente e que tenham grande incidência nas ultimas provas das mais diversas bancas. Principalmente, confiar no professor quando diz que tal assunto é muito importante. Aliás, uma técnica que eu adotei de estudo é a confiança nos professores, se o assunto tá lá, é porque toda uma equipe se preparou para que isso acontecesse.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonas de Oliveira Azevedo: Os meus principais erros foram parar de estudar (pois o tempo não para), estudar escrevendo os resumos, afinal, os resumos já estão disponibilizados no material. Ganhei tempo depois que parei com essa prática. Também foram erros esperar sair edital para estudar para concurso, focar em uma única instituição para atuar como servidor.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jonas de Oliveira Azevedo: Já pensei em desistir muitas vezes, mas minha esposa e minha filha, a realidade econômica do nosso país, os sonhos, a vocação e principalmente Deus e sua palavra, fizeram prosseguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonas de Oliveira Azevedo: O que eu tenho pra dizer é:
Creia que você é capaz e que Deus pode cuidar de toda a sua história se você confiar nele, estude com um material de excelência como este do Estratégia, confie no trabalho de quem se especializa mais a cada dia para dar aulas de alta qualidade.
Todos que estão lá começaram de um ponto zero, então comece, pois a fila anda, o tempo de qualquer maneira vai passar, daqui há algum tempo ele passou mas a questão é como vai estar seu nível de preparo quando chegar o dia da realização daquela prova que vai abrir um novo tempo para a sua vida e família. Bora estudar! Estude! Deus abençoe em nome de Jesus. Vai voar alto.