Aprovado em 13° lugar no concurso Petrobras para a Ênfase 20: Engenharia de Segurança do Trabalho
Concursos Públicos
“Deixa eu contar um segredo para vocês: Minha colega de trabalho comprou um curso do INSS no Estratégia, pois falei para ela sobre a qualidade e a seriedade da instituição. Vocês arrebentam! Obrigado por tudo!!!!!”
Confira nossa entrevista com Joas Cauan, aprovado em 13° lugar no concurso Petrobras para a Ênfase 20: Engenharia de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Joas Cauan: Eu sou Joas Cauan, sou graduado em Engenharia de Produção Mecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tenho 35 anos e moro em Salvador-BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Joas: O desemprego me levou a estudar para concurso. Por causa da roubalheira petista e da tragédia da Dilma Rousseff, fiquei desempregado e tive que me adaptar. Tudo isso foi em 2014. Em 2015, fui trabalhar na OI como técnico de instalação e não deu certo, só fiquei lá por 6 meses. Fiquei desempregado por mais de um ano e minha namorada (hoje, esposa) me incentivou a estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Joas: Eu trabalho na Embasa como Assistente Administrativo (concursado). Eu fazia a maior parte do trabalho pela manhã e, a partir do almoço, eu jogava duro nos estudos. Em janeiro meu chefe tirou férias e eu fiquei no lugar (aí aproveitei). Fiz de tudo para pegar covid só a fim de ficar em casa 14 dias estudando, mas não deu certo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Joas: Em 2017, fui primeiro colocado no CRN-5 (Conselho Regional de Nutricionista) para o cargo de Assistente Administrativo (classe B), que exigia carteira de habilitação B.
Também em 2017, fiquei em segundo na Embasa para o cargo de Assistente Administrativo, fui chamado em janeiro de 2018 (estou até hoje neste cargo).
Em 2017 (ano abençoado), passei na AGERBA em 12° para Técnico de Regulação, fui convocado em julho de 2019, mas declinei porque minha mulher já estava grávida e o plano desse órgão exigia carência de 6 meses.
Na verdade, eu odeio estudar para concurso, pois, para mim, é perda de tempo, é monótono, é rotina chata…
Diante disso, não quero nunca mais estudar para concurso, desejo agora me aperfeiçoar no inglês e mergulhar no mercado financeiro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Joas: Minha vida era uma droga desde 2014, quando fiquei desempregado. O dinheiro acabou, “os amigos” sumiram, só a namorada (que parece que me ama) ficou do meu lado. Então fiquei 2016 e 2017 recluso, triste e estudando. Saía esporadicamente com a minha namorada.
Voltei a estudar em 2021, pois seguia a professora Mara Camisassa no instagram e ela sempre falava sobre a possibilidade de abrir o concurso AFT. Nesse concurso, cai matéria sobre legislação do trabalho (minha área de formação), a partir daí, voltei a estudar minhas NR´s.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Joas: Sou casado e tenho 1 filho de 2 anos. Minha mulher (na época) dava apoio, inclusive ela pagou a inscrição do concurso da Embasa. Porém, em 2021, ano que voltei com força a estudar, tive de sacrificar o tempo com ela e com o nosso filho. Isso foi uma luta, ela reclamava todo dia e não entendia mais (nem queria entender) que eu estava lutando pelo futuro do nosso filho. Ela me falava que o que eu ganhava da Embasa era suficiente, mas eu estava confiante e obstinado que o sol iria brilhar de novo. Tanto é que, quando saiu o resultado da Petrobras, ela me abraçou e disse: “a gente vai poder dar um futuro melhor ao nosso filho”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Joas: Eu nunca contava as horas de estudo, eu sei que me jogava e ia até o meu limite. Estudava toda a tarde das 12h30 às 17h00. Chegava em casa às 18h, ia para a academia, malhava até às 19h30, voltava para casa, tomava banho e pau na máquina até 24h.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Joas: Usei videoaulas e PDF. Peguei videoaulas de inglês e português (só questões dessas disciplinas) na plataforma. Vantagens: muitas questões e dicas dos professores Adriana e Roberto, porém, como desvantagens, eram vídeos longos e de outras bancas.
Usei mais PDF do que vídeo para conhecimentos específicos. Não vi desvantagem, inclusive não respondi nenhuma questão em banco de questões, só fiz questões do PDF. A vantagem que o PDF tem tudo e mais pouco.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joas: Conheci em 2020 durante a pandemia, foi ano que me despertou o desejo de voltar a estudar, porém só foi concretizado em 2021.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Joas: Eu vi alguns vídeos do Gran e do Alfacon. São boas instituições. Mas não atendiam a minha necessidade que era a parte específica.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Joas: Não. Até me inscrevi no Ibama, mas não fiz prova porque estava estudando para Petrobras.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Joas: O Estratégia fornece um material completo para passar em qualquer concurso. O PDF é suficiente e as maratonas são fundamentais para preparação. Não tem muito segredo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Joas: Estudava português e específica em um dia, no outro estudava inglês e específica. Não contabilizava horas, era pau na máquina até compreender. Isso poderia levar 4, 5 ou 6 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Joas: Nunca fiz resumo, nem simulado. Li e reli o PDF quarenta mil vezes e fazia as questões no PDF e nas videoaulas. Porém, acompanhava apenas as correções do simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Joas: As questões nos ajudam a compreender como anda a preparação, se está entendendo ou não o assunto. Só fiz questões do PDF e das videoaulas. Ou treina com questões ou morre na guerra.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Joas: A língua inglesa. Uma coisa é o inglês de cursinho, apesar de ter uma boa leitura nesse idioma. Outra é saber fazer prova de inglês. Tive que sacrificar um pouco português (pois já é uma matéria que domino) para dar mais ênfase à língua inglesa.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Joas: Baixei as questões que a professora Mara disponibilizou, foquei na NR-01 e NR-37 (e não caiu nenhuma dessas, a cespe sempre decepciona). Fiz muitas questões de inglês também. Mantive minhas horas de estudo normalmente, ou seja, 4, 5 ou 6 horas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Joas: Acertos: Foquei em específica (quase dominei a matéria), chutei 20 questões na prova (acertei 14).
Erros: Estudei pouco, era para estudar 10, 12 ou 14 horas. Era para ter fechado português (acertei 28/30).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Joas: Jamais pensei em desistir, pois tenho um filho para sustentar e mulher para cuidar. Estudava com ódio… eu odiava estudar para concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joas: Prepare-se para se ferrar. O aprendizado é contínuo e precisa de um tempo para amadurecer. Tem que focar numa área, estudar pelo estratégia (o PDF basta) e fazer questões. E o principal: estude com ódio… quem estuda para concurso tem uma vida de merda, então, estude com ódio…
Deixa eu contar um segredo para vocês: Minha colega de trabalho comprou um curso do INSS no Estratégia, pois falei para ela sobre a qualidade e a seriedade da instituição. Vocês arrebentam!
Obrigado por tudo!!!!!